Como utilizar bookmarks no terminal do Linux

Para quem desenvolve software, administra redes e/ou banco de dados, o terminal do Linux costuma fazer parte do dia a dia. Navegamos por centenas de pastas de configurações, criamos arquivos, movemos de lá pra cá e etc. Mas sempre existem aqueles diretórios que estamos sempre mexendo, no meu caso por exemplo: workspace (para o eclipse), downloads, desktop (área de trabalho), home, etc.

Como nem sempre lembro de cabeça onde os diretórios ficam, às vezes encontro problemas para achar as coisas. “Onde fica o deploy da aplicação x? Onde fica a instalação do tomcat y?”. É para evitar esses problemas que hoje trago uma dica bacana: como inserir bookmarks (marcadores) nos diretórios para navegar facilmente por eles no terminal.

Ao final deste artigo, você estará acessando os diretórios assim:

diegopinho@diegopinho:~$ to pasta_favorita

Vou mostrar como fazer isso para a distribuição Ubuntu, mas o procedimento é semelhante para outras distribuições Linux. Primeiramente, instale o apparix:

diegopinho@diegopinho:~$ sudo apt-get install apparix

Feito isso, agora vamos associar os atalhos bm e to para adicionar e acessar um bookmark, respectivamente. Para isso, iremos alterar o arquivo .bashrc que fica na sua home (e caso não tenha, basta criar =D ). Você encontrará as funções que precisaremos com o seguinte comando:

diegopinho@diegopinho:~$ apparix — shell-examples

No seu editor de texto favorito, copie tudo abaixo de “Bash-style functions” com exceção do “CSH-style-aliases” e copie tudo para o seu arquivo .bashrc.

Pronto! Agora já está tudo configurado! Fácil, não? Para adicionar um bookmark, basta acessar o diretório desejado e então rodar:

diegopinho@diegopinho:~$ ~/Documentos/pasta-legal/ bm pasta-legal

Depois para acessar, independentemente de onde eu estiver, basta usar a função to:

diegopinho@diegopinho:~$ to pasta-legal

Se você digitar to e der Tab, ele irá listar todos seus bookmarks!

Caso você queira remover um bookmark, basta fazer:

diegopinho@diegopinho:~$ apparix -purge-mark pasta-legal

Agora é só aproveitar! =)

Gostou? Não se esqueça de Recomendar e Compartilhar!