The Chosen e o autismo

Um abençoado seriado cristão que também abraçou a causa autista

Denis Bruestle
The Autistic Nikkei
2 min readApr 19, 2021

--

O coletor de impostos Mateus, interpretado por Paras Patel, no seriado The Chosen.

Certa vez, uma amiga de minha esposa nos recomendou o seriado The Chosen, o qual pode ser assistido gratuitamente através de seu app oficial. Ela gostou muito do trabalho e afirmou que não iríamos nos arrepender de vê-lo. Pois bem, baixamos o app e vimos a primeira temporada. Minha esposa e eu chegamos a uma conclusão unânime: é PERFEITO.

O que é The Chosen e qual o seu diferencial?

The Chosen é um seriado cristão que conta sobre o ministério de Jesus, mas sob a perspectiva de outras pessoas. Por exemplo, no primeiro capítulo da primeira temporada, o foco está em Maria Madalena. Em outro episódio, está em um grupo de crianças.

Muito mais do que “transliterar visualmente” os Evangelhos, como muitos filmes já fizeram, o seriado acrescenta uma humanidade tão profunda a Jesus, aos Seus discípulos e aos outros personagens que, mesmo que você não se interesse por “conteúdo religioso”, será impactado. The Chosen consegue realizar com maestria o verdadeiro objetivo da Bíblia: focar no relacionamento entre Deus e os homens.

Jesus é retratado como um homem amigável e bem-humorado que, ao mesmo tempo, consegue passar uma mensagem séria e profunda. A fidedignidade de Cristo é tão alta, que se me dissessem que viajaram no tempo para gravar as cenas do seriado, eu acreditaria sem questionar.

O Transtorno do Espectro Autista em The Chosen

Quando assisti o seriado pela primeira vez, reparei no cobrador de impostos Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel. O personagem apresenta um comportamento estereotipado, típico de um autista:

  • Bom com números e cálculos
  • Gosta de organização
  • Responde diretamente, sem medo das consequências
  • Não é tão bom socialmente
  • Não esboça seus sentimentos

Minhas suspeitas se confirmaram quando assisti um vídeo no canal oficial do seriado no YouTube. O criador e diretor Dallas Jenkins relata que decidiu fazer Mateus como alguém dentro do espectro pois constatou esta plausibilidade no comportamento do personagem bíblico, além de sua filha e alguns familiares também terem TEA.

O vídeo mencionado (em inglês)

O gesto nobre de Dallas não só enriqueceu a trama do seriado, como trouxe representação da causa autista através de alguém importante, um dos escritores dos Evangelhos de Jesus. Além disso, mostra que Jesus escolhe e capacita quem Lhe aprouver para os propósitos de Deus, até mesmo um autista.

Para encerrar este artigo, outra coisa legal do vídeo é que uma das músicas do The Chosen foi composta por uma moça que também tem o Transtorno do Espectro Autista. 😉

--

--