Computação Quântica: Desafios e Oportunidades para os Negócios

Carlos Mattos
The.Code.Career
Published in
3 min readMar 14, 2023

Introdução

A computação quântica é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de mudar o mundo da computação como a conhecemos. Embora ainda esteja em sua infância, a computação quântica tem o potencial de resolver problemas que atualmente estão além da capacidade dos computadores clássicos de resolver. Ela está abrindo novas fronteiras nos campos da ciência, da engenharia e dos negócios. Este post explora os desafios e oportunidades que a computação quântica apresenta para as empresas. Ele também explora como as empresas podem aproveitar esta tecnologia emergente para obter vantagens competitivas.

A computação quântica foi proposta pela primeira vez em 1982 pelo físico Richard Feynman, que idealizou um computador capaz de simular sistemas quânticos, que são notoriamente difíceis de modelar usando computadores clássicos. O primeiro algoritmo quântico foi proposto por Peter Shor em 1994, que era teoricamente capaz de resolver o problema de fatoração a um ritmo exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos. O primeiro computador quântico foi construído em 1998 por uma equipe de pesquisadores da IBM. Eles construíram uma máquina de dois quantum [1].

Onde estamos hoje com a Computação Quântica?

Pesquisadores e empresas ao redor do mundo estão trabalhando para construir computadores quânticos mais poderosos e confiáveis, mas a computação quântica ainda está em sua infância. Os computadores quânticos atuais já demonstraram a capacidade de resolver certos problemas muito mais rapidamente do que os computadores clássicos, embora ainda sejam muito pequenos e propensos a erros para serem úteis para a maioria das aplicações práticas. A IBM, Google, Microsoft e Rigetti estão entre as empresas líderes neste campo [2].

Num futuro próximo, podemos esperar ver um progresso contínuo no desenvolvimento de hardware e software quântico, bem como novos avanços em algoritmos e aplicações quânticas. Criptografia, descoberta de novas drogas, problemas de otimização e aprendizagem de máquinas são algumas das áreas-chave onde se espera que a computação quântica tenha um impacto significativo. Novas indústrias e modelos de negócios possibilitados pela computação quântica também podem surgir [3].

Desafios para tornar a computação quântica amplamente disponível

Embora os benefícios potenciais da computação quântica sejam claros, há uma série de desafios que precisarão ser superados antes que a computação quântica possa ser amplamente adotada pelas empresas. Limitações de hardware, falta de experiência em programação, integração com sistemas existentes, custo e padrões e segurança são alguns dos principais desafios. A superação desses desafios exigirá investimentos em pesquisa e desenvolvimento, programas de educação e treinamento e colaboração com a indústria, o meio acadêmico e o governo [4].

Oportunidades para que as empresas aproveitem a computação quântica

Apesar dos desafios, há muitas oportunidades para que as empresas aproveitem o poder da computação quântica para obter uma vantagem competitiva. Criptografia, descoberta de drogas, problemas de otimização e aprendizagem de máquinas estão entre os casos chave de uso da computação quântica. Ao investir em pesquisa e desenvolvimento em computação quântica, as empresas podem ficar à frente no desenvolvimento de novos produtos e serviços possibilitados por esta tecnologia emergente [5].

Conclusão

Com o potencial de transformar muitas indústrias e abrir novas fronteiras na ciência e engenharia, a computação quântica representa um grande salto em frente na tecnologia da computação. Embora muitos desafios permaneçam, o progresso que tem sido feito nos últimos anos é encorajador. Empresas que podem alavancar o poder da computação quântica terão uma vantagem significativa nos próximos anos, e aquelas que não investirem nesta tecnologia emergente correm o risco de ficar atrás de seus concorrentes.

Referências:

  • Feynman, R. P. (1982). Simulando a física com computadores. International Journal of Theoretical Physics, 21(6/7), 467–488.
  • IBM Research. Quantum Computing. Obtido em https://www.research.ibm.com/quantum-computing/.
  • Preskill, J. (2018). Quantum computing na era NISQ e mais além. Quantum, 2, 79.
  • Hayhurst, C. (2018). Computação Quântica

--

--

Carlos Mattos
The.Code.Career

I’m a father, speaker, writer, and passionate about technology, living in Frankfurt with my family. Learning everyday!