Futuro da Segurança de Endpoints: Previsões e Desafios para 2023

Carlos Mattos
The.Code.Career
Published in
3 min readJan 20, 2023

À medida que o ano chega ao fim, é imperativo que os profissionais de gerenciamento de segurança considerem os possíveis desenvolvimentos e desafios que podem surgir no próximo ano em relação ao gerenciamento de segurança de terminais. Este artigo visa fornecer informações sobre várias áreas importantes que podem afetar o gerenciamento de segurança de endpoint em 2023, com base em previsões e tendências recentes.

Primeiro, prevê-se que a alta taxa de adoção da nuvem continuará a aumentar. De acordo com o Gartner, os gastos globais de usuários de nuvem pública devem crescer 30% para Infraestrutura como Serviço e 25% para Plataforma como Serviço em 2023. O aumento do uso da nuvem também é uma das principais respostas aos orçamentos reduzidos ou pressões inflacionárias, de acordo com uma pesquisa de Chief Technology Officers (CTOs). Além disso, o Gartner prevê que mais de 90% dos clientes usarão ferramentas de gerenciamento unificado de endpoint (UEM) baseadas em nuvem até 2025. Isso representa um aumento de 50% em 2022.

Em segundo lugar, a segurança continuará a ser uma prioridade para os CTOs. Em resposta a uma pergunta sobre seu projeto de maior prioridade (em termos de gastos incrementais), 42% dos CTOs citaram a segurança na nuvem. A segunda resposta mais comum foi a segurança da rede, com a análise em terceiro lugar. Os gastos com segurança também devem aumentar 14% até 2026, de acordo com o Credit Suisse. O clima geopolítico permanece incerto e novos caminhos para os hackers continuam a surgir. Como resultado, é fundamental que os Diretores de Segurança da Informação (CISOs) fortaleçam as defesas de suas organizações integrando o software de segurança com um console unificado e investindo no treinamento de conscientização dos funcionários para possíveis ataques.

Em terceiro lugar, a mobilidade da força de trabalho continuará a aumentar. O modelo híbrido de “trabalhar de qualquer lugar” continuará a crescer em popularidade com a adoção de dispositivos habilitados para 5G e a tendência de “paranoia de produtividade. Os CISOs terão que estar preparados para a proteção dos trabalhadores que estarão em vários locais e em uma variedade de dispositivos.

Quarto, os CTOs terão que prestar mais atenção aos fatores locais. Os regulamentos nacionais relacionados à soberania de dados e à transformação digital dos serviços públicos se tornarão mais relevantes em 2023. Isso tornará menos eficaz uma abordagem de tamanho único para o gerenciamento de segurança. Os CTOs terão que levar em conta as leis e regulamentos locais na implementação de medidas de segurança.

Em conclusão, é fundamental que os profissionais de gerenciamento de segurança se mantenham informados sobre esses possíveis desenvolvimentos e desafios. Isso permitirá que eles os resolvam de forma proativa e mantenham um ambiente seguro. Como resultado das previsões deste artigo, é recomendável revisar sua postura atual de segurança de endpoint à luz dessas previsões para 2023.

Referencias:

--

--

Carlos Mattos
The.Code.Career

I’m a father, speaker, writer, and passionate about technology, living in Frankfurt with my family. Learning everyday!