O QUE É J-MUSIC???

Vitor
Vitor
Feb 23, 2017 · 4 min read

J-music ou música japonesa inclui um leque de artistas com gêneros musicais simultaneamente tradicionais e modernos. O Japão é o segundo maior mercado da música do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Entre os estilos de J-music nós temos o J-pop, que é um estilo de música pop especificamente voltado para o público jovem do Japão. No entanto, esse era chamado apenas de pop até o final dos anos 90, porém, o famoso J-pop foi cunhado devido a popularização da internet.

O J-pop se diferencia do estilo musical tradicional do Japão (Enka*), pelo fato de abordar temas diferentes daqueles que eram abordados na década de 60 pelo cantores do mesmo. O J-pop procura trazer uma modernidade para a música japonesa, devido a esse fato, usa-se de linguagem informal muita das vezes possuindo instrumentos como: bateria, guitarra, teclado, diferente do Enka, que procura usar instrumentos tradicionais japoneses.

Enka: é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais

No J-pop há várias cantoras solo famosas, LisA, Yui, são exemplo dessas. Com tudo, o principal sucesso do J-pop se deve as boy e girl groups, que em sua maioria misturam o uso do canto com a dança. Temos grupos muitos famosos como o Arashi, o grupo masculino mais famoso do Japão que foi fundado em 1999 e se mantém como o número um nos dias atuais . Outras características relevantes são grupos musicais formados por uma quantidade de membros incomum, o grupo com mais integrantes da história o AKB48 que inicialmente foi formado com 21 meninas e hoje o número passa de 127 garotas divididas entre várias equipes. Esse mesmo grupo é famoso por ter seu maid café* e pelo fato de nenhuma delas poder se envolver em relacionamentos amorosos para não atrapalhar a carreira.

Maid Café: uma subcategoria dos cafés cosplay, e surgiu no Japão em 2001, quando estavam em alta os animes/mangás de famílias milionárias com vários empregados vestidos com roupas vitorianas.

Assim, como o J-pop no Japão, o J-rock contém diversos tipos de vertentes do rock japonês, seja ele visual kei ou não. O Visual kei é uma vertente do J-rock e é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980. O Visual Kei mistura diversos elementos musicais do rock e do metal, muitas vezes o uso de instrumentos clássicos como piano, violoncelo, violino é visto utilizado. Esse estilo tem como característica o visual, que por sua vez tem como ênfase visuais extravagantes ou suaves, mas, muita das vezes com misturas andrógenas e góticas, e como marca registrada shows chamativos com o uso de elementos de terror para passar uma imagem assustadora para o público. Bandas famosas de Visual Kei no Japão são The GazettE, X Japan e a mais famosa l’arc en ciel.

Alguns confundem o fato de apenas o Visual Kei ser o J-rock japonês, o que não é verdade, pois há diversas bandas fazendo músicas inspiradas no Metalcore, Hardcore, Pop punk americano, combinado ao uso de japonês e inglês em letras de músicas. As bandas como Maximum The Hormone, Crossfaith, Coldrain e One Ok Rock, são as principais influenciadoras dessa vertente, apresentando um ótimo exemplo dessa mistura de línguas. O One Ok Rock por exemplo é a banda japonesa mais famosa da atualidade, traz um som muita similar ao Post-Hardcore, Pop-Punk e Emo americano, muita das vezes letras de músicas totalmente em inglês, o que atrai o público de diversas partes do mundo.

COMENTÁRIOS:

Porém, apesar de toda a fama a música japonesa tratando de J-pop ou J-rock sofre ainda de certo preconceito por parte do mundo, já acostumada com a música americana, principalmente devido ao motivo da língua japonesa ter maior dificuldade em compreensão, ocasionando por dificultar o entendimento da letra das músicas. Enfim, torna a música japonesa algo mais para um nicho de pessoas, principalmente os grupos que já tem uma certa aptidão a cultura japonesa.

Com a diversidade cultural existente na música japonesa,há diversas particularidades que só os japoneses são capazes de fazer, tornando a música deles algo único, assim como sua cultura em geral. Então, porque continuar tendo esse preconceito com a música japonesa? Vamos escutar sim! Afinal quando se trata de música não existe barreira linguística, a música é algo universal.

BELIEVE THAT TIME IS ALWAYS FOREVER!!!

Revisão: Daniel Tolentino e Vinícius Moura

The Gate

Um blog sobre quase tudo.

Vitor

Written by

Vitor

Na Procura ainda

The Gate

The Gate

Um blog sobre quase tudo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade