3 motivos para AMAR a Geração Z

Bernard De Luna
Jellyfish Factory
Published in
4 min readAug 7, 2015

--

Acredito que você já tenha ouvido bastante sobre a geração Millennium, também conhecida como geração Y ou até mesmo "geração da internet", mas depois da geração pós 1980, temos uma nova-incompreendida-incrível geração chamada Geração Z.

Every generation laughs at the old fashions, but follows religiously the new

Confesso que sou fã de Henry David Thoreau, pois em uma das suas obras mais famosas, ele defendia a favor de uma vida sustentável e focada nas coisas simples, de forma mais pessoal e feliz. Essas são uma das maiores características da geração Z, liberdade e sustentabilidade.

História e conflito

Quando olhamos os momentos culminantes de cada geração, percebemos que todas as 3 últimas gerações foram baseadas em revoluções. Tanto o "Boom" de natalidade pós guerra, quanto a revolução interna sofrida pela geração X, de um lado o futurismo causado pelo avanço tecnológico, por outro lado o desapego pregado pelos hippies. A geração Y já nasce em uma nova crise, com fortes mudanças políticas, econômicas e de gerações, muito pela velocidade da informação com a Internet, até pela informalidade de uma geração mais "mimada" e protegida pelos seus pais que viveram uma época mais próspera (no caso do Brasil, sofremos muito também com a "era Collor").

Isso nos leva a Geração Z, jovens nascidos pós anos 2000. Já criados em cima do clima pós 11/9, usuários de internet, sempre conectados, mais egoístas e de pensamentos não-lineares. Muitos artigos, palestras e pensamentos vêem a geração Z como uma geração pobre de atitude, uma geração que não briga nem tem paciencia para cumprir uma jornada que a leva ao seu sonho, alguns chamam os "Z" de desinteressados e juntos com o final da geração Millennium são colocados como geração nem-nem (nem estuda, nem trabalha).

Claro que é muito mais fácil colocar a culpa nos jovens, pelo desinteresse em estudar e ter um trabalho fixo. Mas a questão é, o que o mercado de trabalho e as escolas andam fazendo para chamar a atenção dos jovens? Ou melhor, o que as empresas e suas estruturas, ou as instituições de ensino e suas metodologias e ferramentas mudaram nos últimos 15 anos?

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.

Immanuel Kant foi um grande filósofo, que já mostrava o quanto a escola estava sendo utilizada para fins não educacionais. Ao assistirmos a palestra de Sir Ken Robinson, um dos TEDs mais interessantes de todos os tempos, entendemos como as instituições de ensino preparam os jovens para não serem criativos. Assita abaixo:

Esse "tapa na cara" da educação e das empresas, nos explica que a geração atual é uma geração extremamente criativa, já "gamificada" e "hacker", seja em modelos virtuais, físicos, educacionais e comunicacionais. Por isso, o jovem hoje não é um jovem perdido, ele é apenas um novo transformador que entende perfeitamente que o modelo atual não funciona mais para ele, e se olharmos para geração Millennium, ele já não funcionava muito bem para nós mesmos.

Por isso, levantei 3 motivos que vão lhe fazer ver a Geração Z de uma forma muito mais incrível!

Querem mudar o mundo

Diferente da geração Y que queria aproveitar mais o mundo, os novos jovens querem algo significativo para deixar um legado melhor para seus filhos. Em uma pesquisa feita em NYC, 60% dos jovens querem trabalhar em empresas que tenham ligação com impacto social, contra 31% da geração Y.

São destemidos

A nova geração não usa os fracassos das gerações anteriores como limites, eles não tem medo de ousar, criando sua própria personalidade, marca, produto, empresa, cultura. Isso os faz serem muito mais abertos à mudanças e diversificados.

Empreendedores natos

Pela primeira vez na história, temos uma geração autodidata, que busca informações sozinhas na internet, sem a necessidade de um interlocutor. Essa geração já nasce preparada para não seguir carreiras convencionais, além, segundo pesquisa, 72% saem da escola pensando em empreender, baseados em algo que gostam de fazer.

O que vem a seguir?

Sempre quando estamos discutindo o nosso papel dentro da 3days, pensamos que essa geração já está chegando aos seus 20 anos, e dará origem a uma nova geração. Quem serão eles? Que mundo estamos preparando para eles? Se a geração Z já está quebrando o modelo educacional tradicional e as empresas, o que acontecerá para seus filhos?

Como você acha que será o modelo para a geração pós-Z?

--

--