Como aumentar a aplicação da sua vaga em 110,7%!

Ian Romano
Jellyfish Factory
6 min readJul 30, 2016

--

Imagine-se numa empresa que só cresce, onde você está completamente atolado e não consegue mais dar conta do que precisa. Estressado, cansado, sem produzir muito bem… é aí que você tem a genial ideia de contratar mais alguém para o time! Aí vem o grande desafio: “Raios! Como posso fazer com que as pessoas tenham interesse na minha vaga e na minha empresa?!”. Esse é um grande desafio para muitas empresas e pessoas… Por isso resolvi escrever esse artigo, na esperança de conseguir te ajudar a contratar alguém maravilhoso para o seu time, conseguindo assim o sucesso e a felicidade na sua empresa.

1º passo: Tenha certeza do que precisa

Aqui não serve aquele velho lema, “pra quem está perdido qualquer caminho serve”. Você precisa ter certeza que precisa contratar alguém e para quê vai servir ter mais uma pessoa no seu time para te ajudar, de nada adianta trazer mais alguém para ficar perdido junto contigo numa aventura que ninguém sabe onde vai dar. A única coisa boa é que você não se sentirá tão solitário :)

Por isso levante tudo o que é feito por você e/ou sua equipe e olhe quais são os seus pontos fracos para que você posso trazer alguém forte nesse ponto, assim todos trabalham no que fazem de melhor e mais focados. Feito esse levantamento comece com uma boa descrição da vaga, com os requisitos estritamente necessários e diferenciais. Dessa forma o candidato que for ler a descrição da vaga pode se sentir seguro do que precisa saber e ter algum tipo de perspectiva para o seu futuro na empresa.

Vamos fazer um exercício: imagine-se sem perspectiva nenhuma do que pode acontecer ou o que precisa ser feito ao chegar no trabalho e ainda ser cobrado por isso… pode ser desesperador não é? Então imagine pra quem ainda nem entrou na empresa, porque diabos alguém iria aplicar pra uma vaga sem nenhuma ideia do que vai fazer, ou seja um bom título não basta, faça o dever de casa.

2º Passo: Montando a descrição da vaga

Tenha a certeza de falar sobre os seguintes tópicos:

Sobre a empresa

Aproveite para falar o que a empresa faz e um pouco da sua história. É bem interessante contar as curiosidades da cultura da empresa como: “fazemos happy hour toda sexta com direito a ping pong” e coisas do tipo.

Tente lembrar o que faz a sua empresa única e porque alguém iria querer fazer parte dela, não somente pelo dinheiro. Aproveite para falar um pouco sobre as tecnologias que vocês usam em geral e não somente o que o candidato precisa saber, mas sim onde ele vai estar se metendo.

O que a pessoa vai fazer

Por isso é importante aquele exercício prévio de levantamento do que é feito na empresa e onde o candidato vai se encaixar. As pessoas gostam de se sentir úteis e saber como vão poder ajudar a empresa, por isso especifique bem as responsabilidades que a vaga precisa para que o candidato saiba o que ele vai precisar lidar no seu dia-a-dia

No caso de uma vaga bem específica detalhe bem os requisitos técnicos para que ninguém tenha uma surpresa indesejada, nem você e nem o candidato.

Forma de Contratação

Muitas empresas ou candidatos preferem fazer a contratação via PJ e outros via CLT. Independente da sua escolha e o porque dela, deixe essa escolha clara. Já vimos contratações não acontecerem por conta dessa parte que não ficou clara.

Faixa Salarial

Muitas empresas têm medo de divulgar um valor exato por medo de acabar oferecendo um valor muito acima do mercado e acabar gastando mais do que devem ou até mesmo que o candidato seja atraído somente pelo dinheiro. Isso é um erro, o salário deve ser falado para que já alinhe expectativas desde o início, assim ninguém tem surpresa no final.

Divulgue nem que seja uma faixa salarial, mesmo que abrangente, tipo de 4k — 8k. Isso é bom principalmente quando você procura por um perfil de pessoa e não necessariamente skills. Assim você pode combinar o salário de acordo a experiência da pessoa e ela não fica no escuro.

Para ficar tranquilo com essa situação, o levantamento que você fez anteriormente tem que estar alinhado com o budget disponível pra contratação, caso contrário de nada adianta você querer contratar a pessoa mais sinistra das galáxias se você não pode pagar nem perto do que ela deseja…

Uma das coisas que mais me perguntam quando fazemos a divulgação das vagas é o salário, então é melhor dar a resposta logo de primeira, não concorda?

Benefícios

Essa também é uma parte muito importante que pode conquistar muitos candidatos. Mostre os benefícios que a sua empresa oferece. Em alguns casos quando há contratação como PJ a empresa tende a colocar menos benefícios e nem sempre é esse o caminho, equalize isso para não gerar nenhuma decepção. Saiba como compensar isso de outras formas, seja com horário flexível, até mesmo aumento no salário ou comprar um computador para o candidato, isso fica por sua conta e vai depender da realidade e necessidade da empresa.

3º Passo: Saiba onde divulgar

Você precisa saber principalmente onde está seu público antes de começar a divulgar para deus e o mundo. Claro que pode surgir aquela indicação inesperada de um amigo mas nem sempre é assim né?! Além do mais, a chance de você encontrar alguém com mais qualidade aumenta muito se você souber onde o seu potencial candidato está se escondendo.

Como aumentamos nossa aplicação em 110,7%!

Legal, pode parecer que tudo o que eu falei aqui seja muito óbvio e simples, e realmente é… só que isso importa pra cacete! Pra você ter ideia vou te mostrar um caso que aconteceu na 3days, onde fazemos todo o processo seletivo de Desenvolvedores e Designers para outras empresas.

No nosso processo fazemos desde a captação como também testes técnicos e uma análise de entrevista prévia. Tirei alguns prints do nosso admin para você ver o como faz diferença e é importante.

Total de Aplicações = 28 candidatos

Para que você possa entender um pouco melhor:

  • Total de Aplicações = 28 candidatos
  • Conversão etapa de testes = 27%
  • Alcance total: 11.872 pessoas

Nessa vaga havia uma descrição curta, sem falar muito da empresa, somente com as skills necessárias e não com o que era esperado do candidato.

Total de Aplicações = 59 candidatos

Agora olhe essa outra vaga:

  • Total de Aplicações = 59 candidatos ↑ 110,7%!
  • Conversão etapa de testes = 77% ↑ 185%!
  • Alcance total: 12.555 pessoas — quase o mesmo alcance

Essa vaga estava muito bem explicada. Tinha todas as skills que eram requisito e diferenciais, além do que seria esperado do candidato. Também era falado quais tecnologias que a empresa trabalha de forma geral e como era o clima de dia-a-dia da empresa. Todos os benefícios foram bem descritos, ou seja tudo o que indiquei ali em cima, por mais básico que seja.

Assim a gente pode perceber o como as aplicações aumentaram drasticamente e assim como o interesse das pessoas em fazer um teste técnico para uma vaga na empresa.

“O combinado não sai caro.” E ainda evita decepção.

Por isso que é muito importante ter uma descrição bem transparente do que quer do candidato e do que vai oferecer a ele, isso não só aumenta a conversão como faz todos muito mais felizes o que acho super importante :)

Espero ter ajudado você a aumentar as aplicações para a sua vaga, compartilhe com a gente suas experiências. Se quiser uma ajudinha e focar no que você faz de melhor fale com a 3days e a gente faz o processo seletivo dos seus desenvolvedores e designers pra você!

Publicado originalmente no Blog da 3days, clique aqui para ver mais posts como esse :)

--

--