Prepare-se para o melhor!

Ian Romano
Jellyfish Factory
Published in
5 min readSep 30, 2015

--

O que aprendi fazendo um Elevator Pitch para um Investidor

No nosso dia-a-dia fomos acostumados a nos preparar para o pior, até como forma de proteção, e muitas vezes nos esquecemos de nos preparar para o melhor. É importantíssimo que estejamos sempre preparados tanto para o pior quanto principalmente para o melhor. Aprendi isso de uma forma muito engraçada (engraçada depois…).

No começo do ano a 3days foi selecionada para participar do programa de pré-aceleração da NAVE, que começou em Fevereiro desse ano e foi até Julho. Lá tinhamos acesso ao co-working, networking dos melhores com os empreendedores que participavam junto com a gente do processo, além das visitas incríveis que recebíamos (inclusive do prêmio nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus). É um espaço super criativo com várias startups, só na nossa turma eram 29 startups, ou seja um espaço borbulhando de oportunidades de negócio.

Com essa experiência aprendemos o conceito de Elevator Pitch logo no início, que é sintetizar a ideia do seu negócio para que pudesse apresentar a alguém em uma conversa de elevador. Para uma startup é crucial estar preparado para apresentar seu negócio para quem quer que seja.

Quem quer apresentar para o investidor??? \o/

Era muito comum estar tranquilamente trabalhando quando de repente um investidor surgia do nada e nos chamavam para apresentar… No início foi bem difícil, mas acabamos nos acostumando e ficando mais confiantes, tendo oportunidades inclusive de apresentar para visitantes estrangeiros.

Eis que um dia… Dois investidores importantes aparecem para uma reunião na NAVE e resolvem conhecer as Startups que ainda estavam trabalhando, era por volta das 19h. Como sempre gostei de desafios quando perguntaram quem queria apresentar primeiro levantei a mão e fui na fé! Já estávamos mais ou menos no meio do processo de pré-aceleração e então já tinhamos nos acostumado a experiências desse tipo que eram bem corriqueiras.

Comecei a falar como de costume:

“No Brasil existem 7.3 Milhões de Universitários. Só que 35% deles não terminam a Faculdade devido a indecisão, frustração e falta de experiência…”

Até aí tudo bem… Nada de mais, o usual que já estava acostumado. E comecei a explicar um pouco mais sobre o negócio e ele parecia estar gostando da apresentação até ali. Quando cheguei mais ou menos do que seria a metade da apresentação, lá pelos 30 segundos (é bem rápido mesmo) resolvi fazer uma experiência e começar a falar da parte ideológica do negócio, do porque gostamos de águas-vivas e etc…. Até que ele me interrompe com:

Investidor — Tá. Quanto você quer?!

Minha resposta foi essa abaixo:

Pãããããããm!

Tela azul! Travei bonito! Nunca esperaria ser interrompido com uma pergunta dessas. Embora a gente tivesse escutado histórias de que isso acontecia o tempo todo, e eu já tinha presenciado isso, mas nunca esperamos que vá acontecer com gente. Tanto é que não tinha a menor ideia na época do quanto precisaria de investimento para alavancar o negócio. Gaguejei um pouco mas consegui resolver a situação entregando meu cartão e falando que conversaríamos depois com mais calma, até porque outras startups iriam apresentar. Ele elogiou bastante a ideia e ficou bem contente com o nosso negócio.

Com isso aprendi algumas coisas:

Saiba o seu objetivo.

Depois pensando percebi a minha ingenuidade ao apresentar o meu negócio a um investidor e não estar preparado para o que ele poderia me pedir. Claro que não podia me dar ao luxo de perder a oportunidade de conversar com alguém sobre meu negócio. Mas deveria ter me preparado para uma pergunta dessas. Quando nós não sabemos o que queremos qualquer coisa serve, mas na maioria das vezes qualquer coisa pode não ser o melhor para nós. Por isso é melhor saber o que queremos e não se contentar com menos do que precisamos.

Use os Problemas como Oportunidade

Ao entregar meu cartão ao investidor resolvi o “problema” que tive ali na hora. Mas esqueci que ele provavelmente iria entrar em contato comigo para saber mais, mas isso era um problema do “Ian do futuro”. Quando o e-mail chegou quase caí para trás. De Felicidade e de Medo ao mesmo tempo. Feliz por ter recebido um e-mail de um investidor e medo por não ter a menor ideia de onde tinha me metido. Não consegui entender um décimo do que estava no e-mail! Me pedia o unit economics, valuation, use of proceeds, CAC x LTV… e um monte de outras siglas. Estava a beira do desespero, mas consegui aproveitar e encarar como uma oportunidade de aprender.

Respondi o e-mail o mais rápido que consegui agradecendo pelo contato e dizendo que como estávamos em uma fase de muitas validações eu precisaria fazer algumas alterações nos nossos números para poder passar valores mais reais. Depois de mandar esse e-mail fui pedir socorro a todos que conhecia! Com a ajuda do pessoal da NAVE conseguimos encontrar um Mentor para nós e outras startups que estavam com o mesmo problema. O Incrível André Girdwood, a quem agradeço enormemente pelo apoio e esforço em aturar a gente :)

Isso gerou praticamente um mês de mentorias intensas e trabalhosas! Mas finalmente conseguimos aprender e ter nossos números atualizados para enviar ao investidor.

A Importância do Planejamento

Nunca fui nenhum mestre do planejamento mas com essa experiência aprendi na pele que nem sempre conseguimos resolver as coisas no jeitinho e comecei a ver a real importância de ser planejar e se preparar, para não perder a oportunidade quando ela chegar. Com as projeções financeiras comecei a perceber as coisas que são vitais para o funcionamento do negócio em si e me forçou a projetar possíveis cenários, por mais irreais que forem, nos dão pelo menos metas do que teremos que fazer para conseguir chegar aonde queremos, acaba esclarecendo melhor o caminho que temos que percorrer.

Nós na 3days acreditamos que é preciso estar preparado sempre da melhor forma possível para não desperdiçarmos as oportunidades quando elas aparecerem, por isso gostamos de nos preparar para o melhor sempre :))) Veja também nosso último post: “Porque você não realiza os seus sonhos?”

3bjs!

--

--