Tio Ari manjava dos Paranauês.

Um breve artigo sobre virtudes e como se melhorar.


Adoraria contar para vocês algumas coisas que aprendi com o Tio Ari. Quem me dera estivesse eu falando de um Tio próximo que me acompanhou com conselhos básicos para a vida, que se tornariam muito importantes para mim. Na verdade estou falando do Tio Aristóteles, nascido na Grécia em 384 a.C. e que mais tarde seria o mestre de ninguém menos que Alexandre, O Grande, conhecido por ser um dos maiores conquistadores do mundo Antigo. Para Alexandre deve ter sido sim quase um Tio e muito importante. :)

Aristóteles foi um grande filósofo, considerado inclusive como um dos pioneiros da filosofia ocidental. Seus estudos passaram pelos campos da física, metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a política, a biologia e a zoologia. Adoraria que ele fosse meu Tio, com certeza iam ser papos no mínimo interessantes!

Tio Ari era o cara.

No livro Ética a Nicômaco, que foi dedicado ao seu querido filho, o pequeno Nicômaco (ou Nicomaquinho se preferir). Nesse livro, Tio Ari assume o papel de pai preocupado com a educação do seu filho e fala sobre felicidade, virtudes e hábitos relacionados a ética.

Analisando o que era uma virtude, ele chega a conclusão que para cada ser vivente a virtude é a perfeição da atividade que lhe é própria. Para ele a virtude não nasce conosco, teríamos que conquistá-la! A única forma de ser virtuoso ou ter uma boa qualidade é através do hábito. A qualidade vem da repetição, sendo assim a virtude e as boas qualidades são uma questão de prática, ou seja, o quanto praticamos para aquilo dar certo. Mas existem os talentosos… Isso não significa que eles estão excluídos disso, tudo bem que as pessoas tem talentos inatos, mas não siginifica que não podem melhorar. Porque ser bom quando você pode ser realmente incrível?!

“Conquista é talento mais preparo.” — M. Gladwell

Outra pessoa incrível dos nossos tempos, é Malcom Gladwell. No seu livro “Outliers” ele fala sobre a teoria das 10.000 horas. Onde precisaríamos de nada mais nada menos que 10.000 horas para ficar incrivelmente bom em alguma coisa. Fazendo as contas isso equivale a 3 horas por dia ou 20 horas por semana com treinamento constante durante 10 anos. Para comprovar essa teoria Gladwell usa como exemplo Bill Joy (Fundador da Sun Mycrosystems), os Beatles e ninguém menos que Bill Gates, todos conhecidos por seu sucesso, mesmo que muitos achem que aconteceu da noite para o dia. É verdade, eles ganhoaram muito dinheiro da noite para o dia mas poucos percebem o real esforço que os levaram até aquele ponto.

Comprovando o que nosso Tio Ari de antigamente já falava… a dedicação em aperfeiçoar nossas qualidades deve ser através do hábito e da prática. Não é um caminho fácil e não existe nenhuma fórmula mágica, simplesmente faça.

Mas pode parecer uma coisa de louco! Fazer uma coisa durante 10.000 horas, parece uma enorme perda de tempo! Mas a verdade é “Time you enjoy wasting is not wasted.” uma grande máxima que carrego comigo. Se pegar os exemplos de Gladwell: Bill Joy, Gates e os Beatles, todos tinham uma coisa em comum, enquanto fizeram as 10.000 horas eles nem perceberam. Não perceberam porque realmente amavam o que faziam e o tempo provavelmente voou para eles.

Levante a bunda da cadeira :)

Ou sente nela, depende do que quer fazer. Não utilize as 10.000 horas como meta ou até mesmo como barreira. Pode parecer muito tempo, mas como o tempo é relativo use isso a seu favor. Uma dica é: faça sempre o que realmente ama, o tempo voa quando fazemos as coisas que gostamos. A Teoria das 10.000 horas é simplesmente um argumento para mostrar que você não pode ser preguiçoso se quer ser realmente incrível em alguma coisa, e deve realmente se esforçar e ir atrás dos seus sonhos. Esta teoria não é para te deter. Lembre também do nosso querido Tio Ari que manjava dos paranauês, falando como a construção das virtudes era uma questão de Hábito, isso vale para qualquer coisa na nossa vida, principalmente para conquistar nossos sonhos.

A 3days tem o enorme prazer de ajudar os jovens a conquistar os seus sonhos dando oportunidades para ter mais prática, para que possam ter certeza do que querem fazer para o resto das suas vidas. O nosso sonho é realizar o seu!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.