Você é um limpa-trilhos? Confira as 8 habilidades necessárias para se tornar um resolvedor de problemas do futuro

Limpa-trilhos: É das invenções mais importantes para mobilidade de cargas e pessoas da história. Sua função é basicamente retirar todos os objetos que estiverem na frente do trem, ou grudado nos trilhos, evitando não só avarias no trem, como combustões em plantas e descarrilamento causado pela perda de contato das rodas com os trilhos.

A função de um limpa-trilhos é cada vez mais requisitada por empresas que precisam continuar inovando e criando uma cultura de alta performance a longo prazo. Leia para saber um pouco mais quais habilidades são necessárias para se tornar essa pessoa e como identificá-la.

O que é uma pessoa limpa-trilhos?

Se definirmos em uma frase rápida e objetiva, são os verdadeiros resolvedores de problemas. São talentos, pois estão diretamente ligados a ajudar as empresas conquistarem seus objetivos.

O limpa-trilhos não olha apenas para a sua mesa, ele está de olho em todos os processos da empresa, assim como de seus parceiros, clientes e concorrentes. Ele não tem uma formação específica, e sim diversas "nanoskills" que o permite identificar com mais facilidade pontos de melhoria e oportunidades.

Eu sou uma limpa-trilhos?

Se analisar é a primeira etapa para identificar suas qualidades e defeitos, faremos algumas perguntas a seguir para te ajudar a se identificar como uma(um) resolvedor de problemas ou não ok? Vamos lá!

  • Quando você percebe que alguém do seu time está em loop ou bloqueado, você o ajuda de forma pró-ativa?
  • Você entrega melhorias de processo para seus chefes ou sócios constantemente?
  • Você dedica 20% ou mais do seu tempo para tarefas de melhorias ou inovação?
  • Você antes de dar a primeira resposta a um problema, analisa mais de uma opção para identificar a melhor solução?
  • Você analisa o risco de processos antes de cada projeto? O que faz para diminuir os riscos de fracasso?

Se você identificar que suas respostas são todas positivas a essas perguntas, você é requisitada constantemente por essa empresa, e tem alto valor para a mesma. Se você não se identificou como limpa-trilhos, geralmente se encontrou em um desses três motivos:

  • Não tenho tempo para isso, minhas tarefas me consomem muito
  • Meu chefe ou minha empresa não dá abertura para novas ideias e inovações
  • Não trabalho diretamente com outros times e profissionais para conseguir ter uma visão melhor de resolução de problemas

Qualquer uma das condições acima são indícios que você não é um limpa-trilho, seja por sua falta de gerenciamento de tempo, sua falta de criatividade (mesmo que por falta de motivação ou comunicação) para buscar novas formas de gerar valor para sua empresa, e até mesmo não identificar possibilidade de resolver problemas de outros stakeholders, por mais distantes que estejam.

Que habilidades um limpa-trilhos precisa ter?

Todas possíveis para resolver a maior quantidade de problemas possíveis. Quanto mais skills você adquirir, mais ferramentas terá em seu bolso para ajudar a descobrir, analisar, desenvolver e medir o sucesso de uma solução.

Porém, algumas são apontadas como habilidades do futuro, e portanto, devem ser priorizadas caso você queira se tornar um profissional limpa-trilhos do futuro :)

Ciência de dados

Em um mundo cada vez mais conectado, cada vez mais temos dados dispersos sendos gerados, e poucas pessoas e empresas com capacidade de organizá-los. Assim, profissionais que saibam os processos de gestão do conhecimento, poderão ajudar a reconhecer padrões, agrupá-los, lê-los e transformá-los em planos de ação.

Processos ágeis

O processo de construção de qualquer coisa, desde um sanduíche até um prédio vai mudar. Conheça todas as ferramentas e métodos ágeis que podem ser utilizadas para se criar um processo de desenvolvimento ágil. Isso dará velocidade para o seu time entregar resultado e métricas para analisar a produtividade coletiva e individual.

Inteligência emocional e social

Em mundo cada vez mais extremo e intenso, ter inteligencia emocional para ter uma vida equilibrada e ainda inteligência social para conseguir se comunicar e se relacionar com os demais atores da sua profissão, darão um excelente ambiente para você resolver cada vez mais problemas.

Tecnologia

Parece óbvio, principalmente quando olhamos nossos pais e avós e nos perguntamos "por que eles não conseguem usar o Office/Docs tão bem como a gente?". Só que nossas ferramentas já não são as mais modernas. Ferramentas como Evernote e Keep tem crescido, assim como novas mídias sociais como o snapchat, youtube communities, analytics, mixpanel, entre outras. Conhecer diferentes ferramentas lhe dá mais autonomia para criar novas soluções, e consequentemente resolver mais problemas.

Auto-gerenciamento

Com os trabalhos cada vez mais digitais, o mercado remoto tem crescido vertiginosamente. Infelizmente, muitos profissionais não tem conseguido manter a disciplina e o auto-gerenciamento, frustrando empresas que tentam implementar esse processo de trabalho. Saber se gerenciar com metodologias e ferramentas como Trello, Time Tracking, Basecamp, Podio, Teamwork, Frackle, lhe darão vantagem competitiva e destaque no mercado.

Transdisciplinaridade

Eu não gosto dessa palavra, embora ela seja autoexplicativa. Por isso, usarei uma palavra mais bonita no item abaixo.

T-shapped (transdisciplinaridade)

Novos problemas exigem novos conhecimentos e novas habilidades. Por isso, a habilidade de flutuar por diferentes disciplinas em busca de soluções é considerado uma habilidade fortíssima do futuro. Com isso, mais do que se tornar um Generalista (aquele que possui muitos conhecimentos, sem profundidade) ou um Especialista (aquele que possui um profundo conhecimento e comprometimento com uma disciplina específica), você precisará se tornar os dois. Em outras palavras, precisará usar a linha horizontal — da multidisciplinaridade e a linha vertical | da profundidade, isso lhe transformará em um profissional de alto rendimento.

Criatividade

Sei que é clichê, por isso deixei essa palavra por último. O pensamento lateral (cunhado por Edward De Bono) é uma das habilidades importantes para resolução de problemas. Treinar a sua criatividade lhe permitirá identificar problemas e analisá-lo de outras formas, com mais ferramentas, gerando formas mais criativas de resolver problemas (menos custo, menos tempo, menos retrabalho, menos impacto, menos esforço, menos risco). Lembre-se que a criatividade não é um dom, é uma habilidade que deve ser explorada e trabalhada como qualquer outra habilidade.

Quero me tornar um limpa-trilhos, como desenvolvo essas habilidades?

Seria o momento perfeito para eu lhe vender cursos, descontos, videos certo? Não farei isso.

Toda habilidade precisa ser absorvida, praticada, medida. A melhor forma de aprender dependerá de você (vídeos, cursos presenciais, hangouts, artigos, escolas, empregos, mentoria). A dica que posso dar é buscar mais sobre os "nanodegrees", que nada mais são do que pequenos cursos ou bootcamps que lhe ensinam e treinam habilidades específicas, isso lhe ajudará a se tornar cada vez mais um profissional mais caro e valorizado.

Espero que você, assim como eu, possa se tornar um resolvedor de problemas eficiente hoje e necessário amanhã e que estejamos juntos nesse trem, rumo a um futuro melhor :)