Você tem atitude?

Bernard De Luna
Jellyfish Factory
Published in
3 min readApr 15, 2016

--

Atitude é a concretização de uma intenção ou propósito, o combustível para se chegar a algum lugar.

Quando analisamos o ideograma CHA no processo de seleção da 3days (Conhecimento, Habilidades, Atitude) fica muito claro que o ponto mais crítico do ser humano para realizar o seu sonho é a Atitude, pois diferente do Conhecimento e Habilidade, a atitude não pode ser ensinada nem aprendida, ela vem de dentro de cada um.

Motivação

Porém, assim como outros sentimentos, a Atitude, vista também como pro-atividade e iniciativa, podem ser provocadas. Uma das melhores formas de fazer isso é através da motivação. Entendo que a motivação é criar um ambiente propício para que as pessoas se empenhem para realizar suas tarefas da melhor forma possível. Isso é muito utilizado por empresas, mas também pode e deve ser empregado no seu dia-a-dia, pois só com atitude você será protagonista e completará seus objetivos.

Não pensar como um adulto X Pensar como uma criança

As crianças possuem uma forma única de lidar com as coisas, se você pedir para uma criança montar um castelo de cartas, ela tentará 1, 10, 30, 50 vezes. Claro que ela não tem o conhecimento de equilíbrio, muito menos aprendeu física, nem mesmo sabe o que é gravidade, mas ela possui atitude, ela se propõe experimentar algo novo, mesmo que isso a leve N vezes ao fracasso.

Caso você um dia tente fazer o mesmo com adultos, eles só tentarão realizar a tarefa, se eles acreditarem que tem chances concretas de realizar essa tarefa com sucesso. Muitos negariam a oferta, pelo simples fato de não se acharem capazes de realizar essa tarefa corretamente.

Pensar como criança elimina qualquer responsabilidade pelos seus atos, o que muitas vezes sabemos que não é permitido. Imagina um médico sem medo da falha com um paciente. Ou até mesmo um piloto de avião. Melhor nem imaginar né? Porém, as crianças possuem atitude, enquanto elas são criativas, elas se permitem sair da caixa sem mesmo saber que existe uma, essa atitude vai se perdendo aos poucos, de acordo com o que vamos ganhando conhecimentos técnicos e sendo industrializados por nossos pais, amigos, professores e o mercado.

Adultos tendem a pensar no como, tendem a ter o pensamento linear, procurando uma única solução ao problema, e não todas as possíveis em busca de experimentar mais e mais caminhos que levem ao sucesso, mesmo que isso signifique falhar dezenas, centenas de vezes. Porém, o adulto possui mais conhecimentos adquiridos, se conhecem melhor (podendo orientar melhor suas tomadas de decisões), além de terem a oportunidade de aprimorar suas habilidades específicas.

A visão da arte

“Art is an attitude.” — Seth Godin

O que podemos notar é que quanto mais artístico a criança se torna, ela mantém a postura de uma pessoa com atitude, pois é isso que a arte significa, iniciativa de se criar algo, não importando o seu resultado final. Quando nos tornamos adultos artísticos, conseguimos manter essa essência de experimentação e de iniciativa, que nos move de forma única pelo mundo que andamos. Existe um ótimo artigo sobre isso no Medium.

A atitude alinhada a espontaneidade, braço direito da diversão, traz um estilo de vida, ou melhor, cria uma vida, mais significativa, mais orgânica, mais rica. Criei um vídeo no Mundo De Luna sobre isso.

O mais importante é que a atitude está mais vinculada ao seu ser do que o seu fazer. Por isso, reflita sobre 3 palavras: Motivação X Medo X Atitude. Se você é motivado, você enfrentará seus medos, isso lhe fará uma pessoa de atitude. Se o medo for maior que sua motivação, sua atitude não aparecerá.

Se tem medo, vá com medo!

--

--

Bernard De Luna
Jellyfish Factory

Head de Produto na ThoughtWorks e Fundador do Curso de Produtos Incríveis — https://www.instagram.com/bernarddeluna