KPIs

O que são e os 5 grandes motivos para tê-los

Direção Guto Novelli |Texto André Trad | Ilustrações Douglas Rezende


O que são?

K P I. Sabe o que significa? Key Perfomance Index. Ou, no bom e velho português sincero, Medidor Chave de Performance, ou seja: os número que você deve acompanhar para saber se o que você está fazendo tá indo bem ou mal.

O Marketing anda na mira dos CFOs (Chief Financial Officer ou Diretor Financeiro), meu amigo. Cada vez mais os departamentos de comunicação estão sendo encurralados nas grandes empresas. Isso porque tem muita gente boa de gogó por aí, mas que na hora do vamos ver, não entrega ou não consegue provar os resultados.

Ossos do ofício, trabalhamos com comunicação e somos ótimos em enrolar. Vender uma ideia, um conceito maravilhoso, isso é com a gente mesmo. Agora, se te pedem para fazer uma conta de multiplicação e você trava… sinto em lhe dizer, amigo, mas você tem um problema. Essa ideia de que escolher uma carreira de humanas te isenta de ter que lidar com números é cada vez mais uma ilusão distante. Com a altíssima competitividade dos mercados pós-globalização, as empresas todas adotaram um mantra e ele é chamado de eficiência operacional. Em outras palavras: fazer mais com menos.

Cada dólar investido passou a ser contado e os sistemas entregam aos gestores relatórios cada vez mais detalhados e analíticos sobre as áreas de despesa e receita. Infelizmente o marketing figura sempre entre as principais despesas de uma empresa e raramente traz um centavo de receita diretamente, uma combinação explosiva para qualquer presidente mal humorado revisando um relatório financeiro. Pois bem, é aí que entram os nossos maravilhosos amigos KPIs.


Como defini-los?

Para defini-los, dê uma revisada no seu planejamento e identifique os seus macro objetivos, como por exemplo: aumentar o número de propostas para a linha de produtos X. Cuidado! Aqui temos uma armadilha. Nunca se comprometa com metas e objetivos que não estejam inteiramente sob o seu controle. Já vi muitos casos onde gestores de marketing se comprometeram com aumentos em vendas e acabaram demitidos. Do que adianta a melhor comunicação se a equipe de vendas é péssima? Ou se a equipe de produtos não ajusta o preço? Nesse sentido, o ideal seria uma meta como: Aumentar em 25% o fluxo de clientes na loja, ou algo do tipo. Lembre-se: os objetivos devem ser poucos, 2 ou 3 no máximo.


Calma…

Se bateu um pânico e você acha que não vai dar conta desse recado sozinho consulte-nos sobre condições para receber a ajuda de nossos cientistas. Basta enviar um e-mail para hello@tmblab.com.

Se preferir acesse: www.tmblab.com

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Doctor Mind-Blowing’s story.