Ja’Marr Chase já é uma estrela

João Gabriel Gelli
The Playbook Brasil
3 min readOct 25, 2021

O Draft de 2021 teve como uma das principais narrativas a decisão do Cincinnati Bengals ao escolher entre o WR Ja’Marr Chase e o OT Penei Sewell, com o time optando pelo recebedor. Apesar de uma pré-temporada problemática, Chase chegou tomando a NFL de assalto ao longo das sete primeiras partidas de sua carreira. Assim, por mais que ainda esteja cedo, afirmo sem medo de errar que ele já é uma estrela da liga.

O prognóstico para Chase na NFL

Em 2019, Chase foi a principal arma do histórico ataque de LSU na campanha do título, sendo eleito o melhor WR daquela temporada no College. Ele acumulou 1780 jardas e 20 touchdowns no ano, liderando um grupo que também contava com o ótimo Justin Jefferson e o promissor Terrace Marshall. Com um ótimo currículo, optou por não jogar em 2020 por conta da pandemia da COVID-19 e preferiu focar na preparação para a NFL.

Mesmo com esse ponto, Chase era um prospecto de elite, um dos melhores da posição nos últimos tempos. Ele é dono de um estilo muito físico, que está presente em suas rotas, na disputa por passes contestados e conquistando jardas depois da recepção. Embora ainda tivesse pontos a evoluir, o cenário apontava um potencial para se tornar um WR diferenciado na NFL.

O começo da carreira de Chase na NFL

A pré-temporada teve momentos que causaram alguma preocupação nos torcedores, com uma série de drops e declarações estranhas. No entanto, quando os jogos começaram a valer, Ja’Marr mostrou porque tinha tanta expectativa em seu nome. Logo na estreia já foram 101 jardas e um touchdown contra o Vikings. Mesmo em um time com bons alvos como Tee Higgins e Tyler Boyd, precisou de pouco tempo para provar que estava em um patamar acima.

Em sete jogos na temporada até aqui, o calouro é parte importante de um interessante time do Bengals, que está em campanha 5–2 e liderando a AFC Norte. Na última partida, dominou o ótimo CB Marlon Humphrey ao exibir todas as características descritas na sua avaliação pré-Draft. Com isso, teve papel fundamental para impulsionar a vitória de Cincinnati contra o Ravens em Baltimore ao somar 201 jardas em oito recepções e um touchdown. Foi uma atuação completa baseada em rotas, explosão com a bola nas mãos, habilidade de concluir recepções difíceis e conquistar jardas difíceis.

Neste instante, Chase tem 754 jardas (2ª maior marca da liga), 6 TDs (empatado em quarto na NFL) e lidera a liga em jardas por recepção (21,5). Além disso, nenhum outro WR na história acumulou tantas jardas nos sete primeiros jogos da carreira. Ao somar estes números excepcionais com uma classe de QBs que não se destacou por enquanto, Ja’Marr se colocou como amplo favorito para o prêmio de calouro ofensivo do ano. Também se posicionou como um dos melhores recebedores da liga neste começo de temporada.

O mais impressionante é que Chase tem apenas 21 anos e ainda não tem nem meia temporada completa como profissional. Com espaço para evoluir e potencial estratosférico, o céu é o limite para ele. Por isso, é difícil vislumbrar um cenário em que, fugindo a lesões, não se consolidará como um dos principais jogadores da posição.

--

--

João Gabriel Gelli
The Playbook Brasil

Apaixonado por esportes, encontrou nos textos a forma de expressar esse amor. Colunista do mmabrasil.com.br e editor do The Playbook Brasil.