O que assistir na Semana 11 de 2016

João Gabriel Gelli
The Playbook Brasil
14 min readNov 20, 2016

A semana 11 da temporada de 2016 começou na quinta-feira com a vitória do Carolina Panthers (4–6) sobre o New Orleans Saints (4–6), que manteve a equipe campeã da NFC do ano passado respirando por aparelhos em sua corrida para chegar nos playoffs. Agora, o calendário desse domingo mostra mais doze jogos e a rodada será completada na segunda-feira com o confronto entre Oakland Raiders e Houston Texans na Cidade do México.

Com o intuito de te deixar preparado para o que de melhor deve acontecer nesta coleção de jogos e as histórias mais importantes, passaremos por todas as partidas, analisando seus pontos mais interessantes e oferecendo um palpite do vencedores. A hora marcada para o início dos confrontos está apresentada pelo horário de Brasília.

16h:

Cincinnati Bengals (3–5–1) contra Buffalo Bills (4–5)

Depois de vencer quatro jogos em seguida, o Buffalo Bills entrou em uma sequência de três derrotas. Agora, voltando da sua semana de folga, se encontra em um jogo chave contra o Cincinnati Bengals, que empatou com o Redskins no jogo que encerrou a série da NFL em Londres em 2016, teve seu bye e foi derrotado no último Monday Night Football para o Giants.

Vencer esta partida é de suma importância para ambas as equipes, que ainda estão na briga por uma vaga na pós-temporada. Nessa última sequência de derrotas, a defesa do Bills não conseguiu roubar a bola de seus adversários nenhuma vez. No entanto, o setor deve contar com o retorno do DT Marcell Dareus, que fortalece o trabalho contra a corrida e já mostrou ser eficiente colocando pressão pelo meio da linha. Além disso, no âmbito ofensivo, com a folga na semana passada, o RB LeSean McCoy teve tempo para descansar e deve estar perto de 100% e deve ver o reserva Mike Gillislee entrando em campo em situações de curta distância e para lhe deixar respirar. Também será interessante acompanhar se o QB Tyrod Taylor e o WR Robert Woods conseguirão replicar as atuações que tiveram contra o Seahawks, quando o primeiro teve sem melhor desempenho da temporada e o segundo fez a partida de sua vida, com 10 recepções para 162 jardas.

Do lado do Bengals, o esperado é que Andy Dalton se recupere de dois jogos abaixo da média. Contudo, precisará que sua linha ofensiva mostre evolução com relação ao que vem apresentando em 2016, uma vez que Dalton já foi sackado 28 vezes, terceira pior marca da NFL, e o Bills lidera a liga em sacks conseguidos com 30. A defesa do time de Cincinnati também tem mostrado dificuldades, se posicionando no meio da tabela em todas as principais estatísticas e com seu grupo de linebackers tendo dificuldades para cobrir os running backs adversários nos passes, o que pode ser um mal sinal para Vontaze Burfict e Rey Maualuga, mas algo positivo para LeSean McCoy.

Duelos para prestar atenção:

AJ Green vs Stephon Gilmore — Green vem na melhor temporada de sua carreira até o momento e está se colocando como o segundo melhor WR da liga, atrás apenas de Julio Jones. Já Gilmore é um dos cornerbacks mais subestimados desde que foi selecionado na primeira rodada do draft de 2012, mas está em uma temporada muito abaixo da média, assim como seu companheiro de posição, Ronald Darby.

Andrew Whitworth vs Lorenzo Alexander Alexander é uma das grandes histórias da temporada, liderando a liga em sacks até o momento, com 10. Enquanto isso, Whitworth é um dos melhores LT da NFL há anos e vem sendo a única peça confiável e consistente na proteção de Andy Dalton.

Palpite: Bills

Cleveland Browns (0–10) contra Pittsburgh Steelers (4–5)

Tendo completado boa parte do caminho rumo a uma temporada sem vitórias, o Browns mostra cada vez menos condições de conseguir um triunfo. A linha ofensiva perdeu uma de suas principais peças, o guard Joel Bitonio, e o técnico Hue Jackson parece perdido em relação a qual quarterback escalar como titular.

Já pelo lado do Steelers, o time falhou nas quatro tentativas de conversão de dois pontos na semana passada e foi derrotado pelo Dallas Cowboys em um dos melhores jogos do ano. O resultado foi o quarto revés consecutivo e a equipe de Pittsburgh não sofre cinco derrotas seguidas desde 2009. No entanto, Ben Roethlisberger e Antonio Brown mostraram que a boa química entre os dois está de volta. Além disso, Le’Veon Bell marcou seus primeiros touchdowns da temporada na semana passada.

Duelo para prestar atenção:

Isaiah Crowell vs Ryan Shazier — Se o Browns pretende ter algum sucesso nesse domingo, precisará correr com a bola e Crowell será a chave para isso. Contudo, sua produção caiu muito após os quatro primeiros jogos, tendo terminado 5 dos últimos 6 com menos de 3 jardas por carregada. Enquanto isso, Shazier lidera uma defesa abaixo da média, que conta com seu atleticismo para conter os adversários, ainda mais com o DT Cameron Heyward sendo colocado na IR.

Palpite: Steelers

Dallas Cowboys (8–1) contra Baltimore Ravens (5–4)

Um confronto muito interessante se desenha em Dallas nesse domingo, com o Cowboys, dono da melhor campanha da NFL até o momento, enfrentando o Ravens. O time liderado por Dak Prescott e Ezekiel Elliott tem o melhor jogo corrido da liga e o terceiro ataque que mais produz jardas, enquanto a defesa de Baltimore é a melhor em ambos os aspectos, mas pode sofrer a ausência de seu principal CB, Jimmy Smith. Caso Smith perca o jogo, Prescott pode tirar proveito do confronto entre Dez Bryant e Tavon Young, que vem fazendo ótima temporada.

Quando o ataque do Ravens estiver em campo, precisará mostrar avanços contra uma defesa que estará desfalcada de dois de seus principais jogadores da secundária, Morris Claiborne e Barry Church, e Joe Flacco terá que encontrar Steve Smith e Mike Wallace em profundidade com maior frequência se espera sair com vitória.

Duelos para prestar atenção:

Ezekiel Elliott vs CJ Mosley — Separei estes dois jogadores, mas ambos estão nesta seção apenas para simbolizar o jogo terrestre do Cowboys e a defesa contra a corrida do Ravens, que será o melhor confronto dessa semana. Sempre que ambas as unidades estiverem em campo, vale a pena assistir.

Dez Bryant vs Jimmy Smith/Tavon Young — Se a defesa do Ravens conseguir segurar o jogo corrido, Bryant precisará vencer seus duelos com os cornerbacks do Ravens, que estão tendo um desempenho muito bom em 2016.

Palpite: Cowboys

Transmissão: ESPN

Detroit Lions (5–4) contra Jacksonville Jaguars (2–7)

Depois de começar a temporada 1–3, poucos esperavam que o Lions estivesse na liderança da NFC North ao chegar na semana 11. Todavia, Matthew Stafford vem fazendo a melhor temporada de sua carreira, jogando como um dos cinco melhores quarterbacks do ano e liderando um time que esteve atrás no placar no último quarto de todos os seus jogos até agora.

Do outro lado, a expectativa no início do ano era que o Jaguars finalmente se transformasse em uma equipe vencedora, mas não foi isso que aconteceu. Ao contrário de seu adversário, a franquia conta com um QB em queda livre, arrastando seu time. Para piorar, os elevados investimentos feitos na última free agency não vêm surtindo efeito, com nomes como Chris Ivory e Malik Jackson se apresentando abaixo do esperado.

Duelos para prestar atenção:

Theo Riddick vs Telvin Smith — Com Jalen Ramsey marcando Marvin Jones, Riddick ganha importância na estratégia desse domingo. Um dos melhores recebedores entre os running backs, ele assumiu o posto de corredor titular após lesão de Ameer Abdullah e vem fazendo um bom trabalho, sendo uma das principais armas de Stafford em passes curtos contra linebackers. Nesse domingo, ele enfrentará Smith, um dos mais atléticos jogadores da posição e dos melhores cobrindo RBs contra o passe.

Allen Robinson vs Darius Slay — Depois de começar o ano como uma decepção, Robinson parece estar reencontrando o ritmo de 2015. Nos últimos três jogos, o WR do Jaguars soma 22 passes recebidos em 40 lançados em sua direção, para 253 jardas e 2 touchdowns. Enquanto isso, Slay é peça-chave da defesa do Lions, sendo seu principal cornerback e retorna de uma lesão que o afastou dos dois últimos jogos.

Palpite: Lions

Indianapolis Colts (4–5) contra Tennessee Titans (5–5)

Um dos jogos mais interessantes da semana terá grande impacto na corrida pelo título da AFC Sul. Ao passo que o líder da divisão, o Houston Texans, não transmite confiança, o Titans vem subindo de nível nas últimas semanas, o que coincide com o crescimento do QB Marcus Mariota na competição. Ele tem 17 touchdowns e apenas 3 interceptações nos seis últimos jogos.

O Colts, que teve seu bye na semana 10, chega embalado para o jogo após sua melhor vitória da temporada, sobre o Green Bay Packers, e tenta defender uma grande escrita. Desde que Andrew Luck foi draftado com a primeira escolha do draft de 2012, a franquia de Indianapolis jamais perdeu para o Titans em oito jogos. Outro ponto positivo para a equipe é que a defesa finalmente parece estar ficando saudável, apesar do DT Kendall Langford ter sido colocado na IR nesse sábado.

Duelos para prestar atenção:

Jurrell Casey vs Ryan Kelly e Jack Mewhort — Principal jogador da defesa do Titans, Casey é um dos defensores mais subestimados de toda a NFL. Ele lidera a liga em pressões por um DE de um esquema 3–4, com 37. Isto abre caminho para Brian Orakpo e Derrick Morgan conseguirem seus sacks. Para pressionar Andrew Luck, Casey terá que vencer duelos contra a dupla de center e guard do Colts.

TY Hilton vs Perrish Cox — A produção de Hilton vem se encaminhando para se tornar a melhor de sua carreira, com média de quase 88 jardas recebidas por jogo. Além disso, Andrew Luck retornou ao normal, mostrando muita eficiência nos passes longos. Tudo isso pode ser muito importante ao encarar Perrish Cox, que vem cedendo grandes jogos aos principais wide receivers adversários.

Palpite: Titans

Kansas City Chiefs (7–2) contra Tampa Bay Buccaneers (4–5)

Um time pouco citado na lista das grandes potências da NFL, o Chiefs lidera a concorrida AFC Oeste e tem retrospecto de 17 vitórias e apenas 3 derrotas em seus últimos 20 jogos de temporada regular. A fórmula da equipe passa por um ataque conservador, que erra pouco e uma defesa com boa pressão no passe e muito oportunista forçando erros dos adversários. A franquia ainda conta com a ótima notícia de que Justin Houston, um dos melhores pass rushers da liga, retornará após perder todos os jogos até o momento.

O Buccaneers também teve um retorno importante. Na última semana, Doug Martin, campeão de jardas terrestres no ano passado, voltou aos gramados depois de ficar afastado desde a semana 2. Já tendo recuperado ritmo de jogo, Martin será fundamental para as pretensões do Bucs de realizar uma corrida rumo aos playoffs.

Duelo para prestar atenção:

Mike Evans vs Marcus Peters — Um dos confrontos mais interessantes dessa semana se dará entre Evans e Peters. Enquanto o WR é o ponto focal do ataque do Bucs e está empatado com Jordy Nelson na liderança da NFL em touchdowns recebidos, o CB do Chiefs divide a primeira colocação em interceptações com Casey Hayward.

Palpite: Chiefs

Minnesota Vikings (5–4) contra Arizona Cardinals (4–4–1)

O Vikings foi a grande história do primeiro mês da temporada. Todavia, após vencer seus quatro primeiros jogos, o que se viu depois foi um time em queda livre. O coordenador ofensivo pediu demissão e o jogo corrido e a OL são desastrosos, o que sobrecarrega Sam Bradford, que está jogando bem, e a defesa, que caiu de rendimento depois de um começo avassalador.

Já no Cardinals, o que pode ser percebido é um time passando por uma transição em sua filosofia, abandonando o foco em um ataque vertical e passando a contar com o jogo corrido e defesa para vencer. Tudo isso foi possível por conta da ascensão de David Johnson como o mais completo RB da liga e do fortalecimento da linha defensiva com a chegada de Chandler Jones.

Duelo para prestar atenção:

Stefon Diggs vs Patrick Peterson — Desde que Norv Turner abdicou do cargo de coordenador ofensivo do Vikings e Pat Shurmur assumiu o posto, Diggs se tornou o primeiro jogador a conseguir duas partidas seguidas com 13 recepções. Agora ele encara um dos membros da elite dos cornerbacks da liga, que provavelmente viajará pelo campo lhe acompanhando. Como o ataque do time de Mike Zimmer agora foca em passes curtos, Diggs se tornou peça essencial e pará-lo será um bom passo para a vitória.

Palpite: Vikings

Transmissão: Esporte Interativo

New York Giants (6–3) contra Chicago Bears (2–7)

Os jogos podem não ter sido os mais empolgantes, mas o Giants está com um belo retrospecto na temporada e tem tudo para brigar por uma vaga na pós-temporada. Muito disso passa pela evolução da defesa, que pode não conseguir grandes jogadas, com exceção de Landon Collins, mas vem se mostrando muito sólida e capaz de suportar o desempenho irregular de Eli Manning.

Depois de só recuperar o posto de QB titular após uma lesão de Brian Hoyer, Jay Cutler teve uma atuação animadora contra o Vikings e outra desastrosa contra o Buccaneers. Para deixar a situação ainda mais incerta, o principal jogador do ataque, o WR Alshon Jeffery, foi suspenso por 4 jogos após ser pego utilizando substâncias de melhora de desempenho. No entanto, a defesa começa a mostrar alguma promessa, com um front seven bem interessante, o que deve levar a uma partida com poucos pontos.

Duelo para prestar atenção:

Jordan Howard vs Damon Harrison — Para conquistar a vitória aqui, o Bears precisa estabelecer o jogo corrido. Dessa forma, Howard passa a ser o jogador mais importante do plano tático do ataque. Contudo, a linha defensiva do Giants vem mostrando muita força contra running backs, sobretudo com Harrison e Jonathan Hankins.

Palpite: Giants

19h05

Los Angeles Rams (4–5) contra Miami Dolphins (5–4)

Finalmente chegou a vez Jared Goff. Primeiro jogador draftado esse ano, o QB fará sua estreia na NFL depois do treinador Jeff Fischer finalmente desistir de Case Keenum, que levou o time a apenas dois touchdowns nos últmos 35 drives. Resta saber se Goff está pronto para o nível profissional e se sua presença abrirá espaços para Todd Gurley.

O começo da temporada foi sombrio para o Dolphins. No entanto, o time encontrou a fórmula para o sucesso ao combinar o momento em que sua linha ofensiva ficou saudável com a ascensão do RB Jay Ajayi, que tem 608 jardas e quatro touchdowns nos últimos quatro jogos, com uma média de 6,33 jardas por carregada nesse período. Também vale ressaltar o esforço da defesa contra a corrida da equipe e a pressão aos passadores adversários.

Duelos para prestar atenção:

Kenny Britt vs Byron Maxwell — Britt tem sido uma das grandes surpresas da temporada, carregando o letárgico ataque aéreo do Rams nas costas e fazendo a melhor campanha de sua carreira. Já Maxwell saiu do Seahawks em alta em 2014, teve um 2015 ruim no Eagles e vai passando por altos e baixos no primeiro ano com o Dolphins.

Jay Ajayi vs Aaron Donald — O embate entre o running back mais produtivo do último mês e o melhor jogador defensivo que não chama JJ Watt não poderia ficar de fora dessa lista.

Palpite: Dolphins

19h25

Seattle Seahawks (6–2–1) contra Philadelphia Eagles (5–4)

Nas primeiras semanas, Russell Wilson jogou lesionado e se tornou presa fácil atrás da frágil linha ofensiva do Seahawks. O tempo passou e o talentoso QB deu sinais nas duas últimas rodadas de que estava retornando a um nível físico mais aceitável, entregando duas de suas melhores apresentações em 2016. O líder da NFC Oeste ainda contará com o retorno de Thomas Rawls, que deve assumir as situações de curta distância, enquanto o promissor CJ Prosise lida com as descidas de passe.

Do outro lado, a defesa do Eagles é a grande força do time e deve ser um grande desafio para Wilson. Apesar de não contar com nenhum cornerback de destaque, os safeties Malcolm Jenkins e Rodney McLeod estão fazendo um ótimo trabalho de conter jogadas explosivas. Para completar, a linha defensiva é muito efetiva pressionando o QB adversário e o calouro Carson Wentz está limitando os erros e jogando com segurança.

Duelo para prestar atenção:

Ryan Mathews vs Bobby Wagner — O RB do Eagles chega para este confronto após sua melhor partida na temporada e marcou ao menos um touchdown nas últimas três semanas. Para manter a fase, terá que lidar com Wagner, que é o terceiro colocado em tackles na NFL e o coração da defesa do Seahawks, que está atuando em alto nível.

Palpite: Seahawks

Transmissão: ESPN+

San Francisco 49ers (1–8) contra New England Patriots (7–2)

A zebra quase passeou na semana passada, mas o 49ers não conseguiu arrancar a vitória contra o Cardinals e chegou à oitava derrota seguida e pouco se encaminha a favor da equipe para o restante da temporada.

Por mais que também tenha perdido na semana passada, o Patriots vive situação oposta a do adversário. Atualmente com mando de casa nos playoffs, o time de Bill Bellichick não vai dar brecha para azar e deve dar muitas oportunidades para Tom Brady se recuperar de um jogo no qual lançou sua primeira interceptação no ano e nenhum touchdown, por mais que tenha jogado bem. Ele só terá que fazer isso sem Chris Hogan e Rob Gronkowski, que nem viajou com a equipe por conta de um pulmão perfurado. Mesmo com o grupo de recebedores desfalcado, o Patriots deve vencer sem muitas dificuldades.

Palpite: Patriots

Transmissão: ESPN

23h30

Washington Redskins (5–3–1) contra Green Bay Packers (4–5)

Uma revanche da fase de wildcard dos playoffs do ano passado será o Sunday Night Football dessa semana. O Redskins tem o quarto ataque mais produtivo da liga e Kirk Cousins fez ajustes que fizeram suas atuações melhorarem consideravelmente em relação ao início da temporada. Outro nome para ficar de olho é o RB Rob Kelley, que tomou o emprego de titular de Matt Jones e teve boas exibições nas duas últimas partidas da equipe. Na defesa, Ryan Kerrigan continua com seus sólidos desempenhos e Josh Norman está jogando em nível de Pro Bowl.

Do outro lado, o Packers deve contar com o retorno de Clay Matthews, o que seria um belo reforço para uma defesa que defende bem a corrida, mas está com dificuldades contra o passe, muito por conta da falta de pressão. Já o ataque teve um aumento de produção justamente no período em que o time perdeu três jogos e venceu apenas um. Aaron Rodgers não está mais cometendo os mesmos erros do começo do ano, mas mesmo assim ainda não está jogando em seu nível habitual, por mais que a produção dos recebedores tenha melhorado, com Davante Adams assumindo um papel de destaque e Jordy Nelson chegando em sua melhor forma.

Duelo para prestar atenção:

Jordy Nelson vs Josh Norman — A temporada de Nelson começou mal, mas está evoluindo conforme ele se afasta cada vez mais da lesão no ligamento cruzado anterior que o afastou dos gramados em 2015. Agora, ele encara um grande desafio contra Norman, que está fazendo um grande ano de estreia pelo Redskins.

Palpite: Redskins

Transmissão: ESPN e Esporte Interativo

Segunda, 23h30 — ESPN e Esporte Interativo

Oakland Raiders (7–2) contra Houston Texans (6–3)

A NFL chega ao México pela segunda vez em sua história. Esta também marca a primeira edição do Monday Night Football realizada fora dos Estados Unidos. O Raiders tenta manter a grande fase e afundar o Texans, que apesar de vir de duas vitórias está jogando muito mal.

A história dessa partida pode ser contada pela disparidade entre os dois quarterbacks. Enquanto Derek Carr vem atuando como um top 5, mostrando autoridade para guiar seu time, Brock Osweiler está chegando ao fundo do poço, falhando em envolver a principal arma do ataque, DeAndre Hopkins, no jogo e mostrando falta de aptidão para jogadas longas. Em compensação, a defesa do Texans vem fazendo um bom trabalho na ausência de JJ Watt e o duelo com o ataque do Raiders será explosivo, com uma forte secundária encontrando um dos melhores grupos de recebedores da NFL

Duelo para prestar atenção:

Lamar Miller vs Malcolm Smith — Um dado das últimas três semanas é representativo da importância de Miller nessa partida. Nesse período, ele tem média superior de jardas por carregada (4,65) do que Osweiler tem de jardas por tentativa de passe (4,29). Assim, deve ser central ao plano defensivo do Raiders parar o running back adversário e isto passa por Smith, que é o principal tackleador do time.

Palpite: Raiders

Transmissão: ESPN e Esporte Interativo

--

--

João Gabriel Gelli
The Playbook Brasil

Apaixonado por esportes, encontrou nos textos a forma de expressar esse amor. Colunista do mmabrasil.com.br e editor do The Playbook Brasil.