Diversidade impulsiona a diferenciação

Como a diversidade nos times impulsiona a diferenciação e inovação em nossos produtos e serviços

Caio Rocha
the product discovery
5 min readDec 3, 2020

--

Um quadrado, um círculo, um triângulo e um pentágono dispostos lada a lado. Todos com preenchimento na cor preta.

O benefício da diversidade nos negócios é comprovado, a PwC afirma que as empresas com uma boa mistura de origens étnicas têm 35% mais chances de superar seus concorrentes. Outras pesquisas da NEW online também mostram que existem correlações positivas entre a satisfação do cliente e a diversidade.

Um relatório da McKinsey de 2015 sobre 366 empresas públicas descobriu que aquelas no quartil superior para diversidade étnica e racial na gestão tinham 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros acima da média do setor, e aquelas no quartil superior para diversidade de gênero eram 15% mais prováveis ter retornos acima da média da indústria.

Mas, como a diversidade pode impulsionar a diferenciação?

Essa pergunta é bem respondida no livro The Messy Middle do Scott Belsky.

Photo by Brittani Burns on Unsplash

Esse é um resumo dos principais achados do capítulo Optimizing Your Team.

Belsky traz que diversidade na equipe é gênero, raça, sexualidade e visões políticas, além de outros fatores menos óbvios, como idiomas, nacionalidades, educação e estilos de vida por exemplo. Essa diversidade representada na mesa aumenta a superfície de soluções possíveis para cada problema que a equipe enfrenta. Quanto mais diversificada for sua equipe, mais oportunidades você terá para abordar um problema de ângulos diferentes. Enquanto isso, equipes homogêneas são mais propensas a abordar um problema de um ponto de vista semelhante, limitando seu número de resultados potenciais.

“O business case para a diversidade é simples”, explica Laura Hinton, head de pessoal da PwC UK. “Se queremos agregar valor aos nossos clientes, precisamos de talentos, visões e pensamentos diversos que reflitam a sociedade em que trabalhamos.”

E como se dá essa diferenciação? Os atributos exclusivos do seu produto o distinguem da concorrência e esses atributos são concebidos por meio de conflitos de opinião e métodos de pensamento que divergem da norma. A inovação acontece no limite da razão, e você não pode chegar ao limite com uma equipe de pessoas semelhantes. Quando mais diferente for sua equipe, mais inovador será o seu produto.

Nós gastamos muito tempo considerando nossa própria criatividade e muito pouco esforço em formar uma equipe que permita que a criatividade se instale. Em uma entrevista com John Maeda em seu blog, um dos fundadores e professor do Media Lab (laboratório de multimídia do MIT) Nicholas Negroponte disse isso da melhor maneira “De onde vêm as novas ideias? A resposta é simples: diferença. A criatividade vem de justaposições improváveis.”

Maeda complementa: “É uma ideia simples, na verdade. No entanto, ele incorpora tudo o que eu acredito — que quando você tem pessoas que vêm de origens diferentes juntas, o resultado é algo difícil de esperar. Por todas as partes envolvidas. E um resultado inesperado está na base do que é criatividade.” Essa é a vantagem competitiva da diversidade.

“De onde vêm as novas ideias? A resposta é simples: diferença. A criatividade vem de justaposições improváveis.” — Nicholas Negroponte

Quando estamos começando um novo negócio é tentador atrair amigos e “pessoas como você”. As pessoas que estão circunstancialmente em sua vida cotidiana são mais propensas a se parecer com você, pensar como você e ter conjuntos de habilidades semelhantes a você. Contratá-los será seguro e fácil, mas prejudicará seus esforços para diferenciar seu produto. Ao se cercar de pessoas diferentes de você, o campo das oportunidades e soluções se ampliam.

Uma equipe diversa podem compreender um espectro maior de opções e circunstâncias trabalhando ao lado de pessoas que enfrentaram condições e contextos diferentes e experimentaram uma gama mais ampla de desafios. Como seu produto será percebido por diferentes grupos demográficos? Que tendências culturais podem ser levadas — sensibilidades consideradas — em seus esforços de marketing? Uma equipe diversa tem mais probabilidade de apresentar a visão contrária ao lado de novas perspectivas de diferentes pontos de vista.

Quando estiver contratando, identifique seu preconceito inconsciente. Não aceite conclusões rápidas como “não se encaixa na cultura” sem aprofundar mais para entender o que, exatamente, não é “adequado”. É útil padronizar a parte inicial do seu processo de contratação para que seja menos vulnerável a preconceitos e mais sobre a construção de um pipeline de candidatos qualificados que merecem consideração séria, apesar de parecerem “familiares”. Estabeleça metas e faça sua equipe a aceitá-las amplamente. Conforme você traz para sua equipe diferentes tipos de pessoas, será mais fácil fazer isso com o tempo. A familiaridade gera aceitação.

Em resumo, trazer para o time representantes de diferentes gêneros, raças, sexualidades e visões políticas é a chave para impulsionar o potencial intelectual conjunto da sua empresa. A criação de um time mais diversificado trará pontos de vista diferentes, possibilidade de encontrar novas oportunidades para se trabalhar, e o time terá visões e pensamentos diversos que reflitam a sociedade no qual o produto ou serviço delas atende. Com isso a criação de produtos ou serviços diferenciados será um dos resultados da diversidade do time, conseguindo estar na fronteira da inovação e tendo mais empatia com seus usuários.

Takeaways

  • Quanto mais diferente for sua equipe, mais diferente e inovador será seu produto.
  • A inovação acontece no limite da razão, e você não pode chegar ao limite com uma equipe de pessoas semelhantes.
  • Os atributos exclusivos do seu produto o distinguem da concorrência e esses atributos são concebidos por meio de conflitos de opinião e métodos de pensamento que divergem da norma.
  • Os maiores produtos que mudam nossas vidas são feitos por equipes dispostas a considerar velhos problemas de maneiras novas e aparentemente irracionais.
  • Quando estiver contratando, identifique seu preconceito inconsciente. Não aceite conclusões rápidas como “não se encaixa na cultura” sem aprofundar mais para entender o que, exatamente, não é “adequado”.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre desenvolvimento de produtos digitais!

--

--

Caio Rocha
the product discovery

product @BEES | fintech | payments | content creator @theproductdiscovery ❤