Quem nasceu primeiro, o objetivo ou processo? — Uma conversa sobre carreira.

Mauro Tavares
the product discovery
5 min readMar 5, 2020
Daniel Tuttle — Unsplash

Vou começar este artigo tentando adivinhar seu pensamento ao ler o título. Talvez você tenha pensado: “É claro que quem nasce primeiro é o objetivo.” E pode ser que você tenha pensado também: “O processo é o meio para atingir o objetivo.”.

Não vou dizer que você está errado, muito pelo contrário, concordo plenamente com você.

Agora minha última tentativa de adivinhação. Pode ser que você tenha pensado: “Mas o que que ele quer dizer então?”.

Para responder essa pergunta vou começar contando para você como funciona a cabeça de um designer…

Uma pessoa que estuda design, é condicionada basicamente a questionar o por quê das coisas. Uma das nossas características é sempre querer saber como algo sai de um certo ponto e chega a outro e o que deve acontecer entre cada ponto. Ou seja, querer sempre entender o processo das coisas faz parte de nossa identidade. E é com esse pensamento que quero falar um pouco sobre carreira.

Talvez você não seja designer ou não tenha um contato tão próximo de um profissional deste ramo, mas uma coisa posso lhe garantir, você já teve, tem e continuará tendo objetivos em sua vida e tentará traçar uma forma de atingir estes objetivos.

Recentemente assiste o filme Parasita e há uma parte em que as coisas saem do controle e um dos personagens fala que sem um plano nada pode dar errado. Realmente, de uma forma literal ele não está errado, porém o ponto que quero trazer aqui é a importância de se ter propósito e mais ainda de aproveitar o processo que é tentar atingi-lo.

https://twitter.com/recinefilia/status/1165787495193305088

A importância de um objetivo com propósito

Nos últimos meses, no trabalho junto com a equipe que faço parte estamos vivendo e trabalhando em uma transformação da forma de pensar e de fazer as coisas que no final das contas é uma transformação cultural, a cada dia se torna mais clara e eminente a necessidade de ter objetivos com propósito. Isso sem dúvida nenhuma é parte do que deve nos motivar para qualquer coisa que fazemos, não apenas no trabalho, mas em nossas vidas.

Quando temos muito claro qual nosso objetivo, a nossa visão se torna mais clara e sabendo onde queremos chegar, conseguindo visualizar isso.

Com certeza houve algum momento de sua carreira em que você se viu em uma situação que não sabia muito bem o que queria da vida ou onde queria chegar. E deve ter passado por algum tempo onde fazia as coisas apenas por fazer ou por que gostava daquilo. Já passei por isso também, porém mesmo que possa parecer que está tudo bem por um tempo, uma hora a motivação resolve fazer as malas e tirar uma férias bem longe de você. E quando isso aconteceu, comecei a me questionar sobre meus objetivos profissionais.

Definir um objetivo não é nada fácil, com um propósito, muito menos. Quando fala-se de um objetivo com propósito, basicamente estamos falando de um objetivo que cause um impacto positivo para você e para o ambiente ao seu redor. A partir do momento que comecei a ter isso claro, a motivação voltou para tomar um café.

Aproveite o processo

Continuando a parte em que a motivação tinha voltado para tomar um café. Quando ela voltou, trouxe uma amiga junto que foi a ansiedade.

A ansiedade de querer atingir um objetivo é algo que acaba nos consumindo e até tirando o sono. E com certeza você já teve um momento a sós com ela. Essa tal de ansiedade por algo acontecer rápido virou parte de nossas jornadas.

Mas por que isso acontece?

Muito simples, quando sabemos onde queremos chegar, acabamos focando apenas nisso e esquecemos do que temos que fazer para chegar até nosso objetivo. E quando colocamos o objetivo antes do processo, é colocar os bois na frente do carro. Pode ser que ande, mas não como você espera.

Por isso, aproveite o processo. Gaste maior parte do seu tempo pensando no processo e no que você deve fazer para atingir seu objetivo. Quando você chegar onde quer chegar em sua carreira, talvez o tempo que você passe aproveitando seu objetivo alcançado seja muito pequeno comparado ao tempo que você teve que ralar para que isso aconteça. Está entendendo agora porque você deve aproveitar o processo?

Ao contrário do objetivo, que sempre é algo positivo, o processo muitas vezes contara com momentos que não serão agradáveis, porém com certeza terão momentos que trarão muita satisfação. E a vantagem de estar presente de corpo e alma no processo é que ele nos dá pequenas recompensas que são capazes de aliviar nossa ansiedade que tinha voltado para o café lá no começo e ficou extremamente agitada com a cafeína.

Em um de seus vídeos do canal Design Team, Rodrigo Lemes cita sobre a importância de gerenciar o presente para moldar o futuro e criar uma identidade. Essa é uma frase que tem um ponto muito forte, pois ela está falando de impacto e consequências. Por mais que o futuro seja inevitável, um dia ele será presente e viveremos ele, mas enquanto ele não chega devemos focar e aproveitar o momento correto. E o que acontecerá durante o processo que formatará quem queremos ser, não só lá no final quando nosso objetivo for alcançado, mas também até chegar lá.

Conclusão

Antes de tomar qualquer decisão, não deixe todo o peso em seu objetivo final, mas pense sobre o processo. Sempre faça alguns questionamentos. O que você terá que fazer? Quem vai participar dele com você? O que você acha que terá que aprender?.

Esse processo para um objetivo de carreira não terá apenas momentos bons, digo isso com absoluta certeza, mas também terá seus momentos de satisfação.

No livro The Messy Middle de Scott Belsky existe uma representação muito fiel do que é um processo, com altos e baixos, mas sempre seguindo.

“It’s not about the start and finish, it’s about the journey in between.” — Scott Belsky

Revisão e colaboração: Caio Almeida e Ricardo Fioravanti Machado

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre desenvolvimento de produtos digitais!

--

--