A inquietude de Oscar Murillo

Oscar Murillo — through patches of corn, wheat and mud está em cartaz na David Zwirner gallery em New York até dia 22 de outubro. Uma mostra essencial para quem aprecia pintura contemporânea e as mil possibilidades materiais que podem virar uma tela.

img_9482

As imagens demonstram uma abordagem sobre alguns opostos na arte contemporânea como trabalho versus diversão, apropriação versus originalidade e produção versus consumo. Muitas das delas da exibição fazem referência ao patchwork, com um toque de arte urbana, colagem, pixação e marcas do tempo.

img_9475

É interessante reparar nos diferentes materiais que Murillo utliza: tecidos tingidos, linho, lápis e tinta a óleo, serigrafias, tudo intricado em telas grandes que hipnotizam. O artista nasceu na Colômbia, mas estudou em Londres, onde mora atualmente. Por isso as questões de migração e comunidade fazem parte de seu repertório.

img_0125

Pela foto acima não conseguimos ver, mas ao vivo esse quadro é lindo e dá vontade de tocar, já que a textura do lápis a óleo dá uma aparência de veludo à pintura. Um dos meus favoritos.

Vai lá:

Oscar Murillo through patches of corn, wheat and mud

David Zwirner gallery @ 525 & 533 west 19th street