Um refúgio nas entrelinhas visuais

Viviane Sassen explora a geometria dos corpos, os contrastes das cores, o impacto de sombra e luz. Conheci seu trabalho pela série clicada na Tanzânia, com efeitos de light painting formados pela longa exposição, mas suas fotos vão muito além e são de uma crueza cool e contemporânea sem igual.

BlueFizz

A fotógrafa era estudante de moda quando participou de um desfile pra ajudar os amigos estilistas Viktor & Rolf, mas em vez de sair apaixonada pela futura carreira, algo diferente foi despertado ali: nos bastidores ela se apaixonou mesmo foi pelo trabalho dos fotógrafos que registravam cores, ângulos, texturas e corpos com suas lentes.

Dora

Viviane usa a sombra e a luz como elementos gráficos, e gosta de trabalhar num tom ‘acima’ ou ‘abaixo’ do entendimento, com fotos que não se revelam imediatamente ao olhar, ficam por ali, nas entrelinhas.

INT_ROTY_2015_VIVIANESASSEN_Coffin

A fotógrafa tem uma relação próxima com alguns países da África pois já morou no Quênia dos 2 aos 6 anos. Agora vive e trabalha em Amsterdam. No site dela dá pra ver os livros já publicados, tudo com um cuidado estético e um olhar muito interessante.