Destaques do Primeiro dia da Copa do Mundo #FIBAWWC

Roberta Rodrigues
THE WNBA HUB
Published in
4 min readSep 23, 2018

O primeiro dia da Copa do Mundo de Basquete Feminino de 2018 chegou ao fim e já deixou uma bela impressão de como podem ser os próximos confrontos. Os favoritos Estados Unidos, Espanha, Austrália, França e Canadá mostraram que, de fato, devem ser temidos e atuações individuais chamaram a atenção. Japão, Nigéria e Senegal fizeram seu adversários suarem, quando, na teoria, seriam duelos “fáceis”. Turquia e Bélgica tiveram jogos contra os times mais fracos, porém valorizaram a vantagem com qualidade. Grécia, Letônia, Coréia e China ainda precisam crescer muito (em um torneio que sequer dá tempo para crescer), enquanto Porto Rico e Argentina, representantes da América Latina, foram as grandes decepções e terminaram suas partidas com menos de 40 pontos no placar.

Abaixo, confira alguns dos destaques do dia!

Placares:

Letônia 61 x 64 China (vídeo)
Austrália 86
x 68 Nigéria (vídeo)
Coréia do Sul 58 x 89 França (vídeo)
Turquia 63
x 37 Argentina (vídeo)
Grécia 50 x 81 Canadá (vídeo)
Estados Unidos 87 x 67 Senegal (vídeo)
Japão 71 x 84 Espanha (vídeo)
Porto Rico 36 x 86 Bélgica

  • Maior pontuadora:
Liz Cambage #8 (Austrália) sobe para um dos seus 34 pontos na vitória contra a Nigéria (Foto: FIBA)

A australiana Liz Cambage marcou 34 pontos na vitoria sobre a Nigéria por 86 a 68. A pivô segue em uma fase de grandes atuações, desde os 53 tentos em uma única partida com o Dallas Wings, no dia 17 de julho, que determinaram um novo recorde na WNBA. Suas performances tiveram como resulado a primeira nomeação da jogadora a um WNBA First Team.

Confira a incrível atuação de Liz Cambage:

  • Maior reboteira:
Emma Messeman pegou 14 rebotes contra Porto Rico (Foto: FIBA)

Emma Meesseman pegou 14 rebotes para a seleção da Bélgica no massacre contra Porto Rico por 88 a 36. A ala belga ultrapassou Liz Cambage no fundamento por apenas dois resgates de diferença para se tornar a reboteira do dia. Meesseman atua no Washington Mytics desde 2013 e é titular absoluta desde 2014. Pediu dispensa da temporada de 2018 depois de seis anos jogando por 12 meses sem para (WNBA e Europa), com o objetivo de se juntar à sua seleção cedo e se preparar para a Copa do Mundo.

Veja um pouco da atuação de Emma Meesseman no vídeo abaixo:

  • Maior diferença no placar
A Bélgica venceu Porto Rico por 86 a 36 (Foto: FIBA)

50 pontos. Essa foi a vantagem que a Bélgica teve sobre Porto Rico na vitória por 86 a 36, na partida que fechou o primeiro dia da Copa do Mundo de Basquete Feminino. A equipe caribenha anotou apenas 6 pontos no primeiro tempo (dois primeiros quartos) e teve 17% de aproveitamente nos arremessos de quadra.

  • Menor diferença no placar
A seleção chinesa saiu vitoriosa no primeiro jogo do dia, contra a Letônia (Foto: FIBA)

No confronto que deu início ao campeonato, a China enfrentou a Letônia e saiu com a vitória por 64 a 61, duelo mais parelho do dia, que terminou com apenas 3 pontos de diferença. Apesar do grande esforço de Anete Steinberga, melhor atuação do time letão, com 16 tentos e 11 rebotes, as chinesas se deram melhor e saíram na frente na disputa pela melhor posição do grupo D.

  • Atuação de destaque
Apesar da derrota para os Estados Unidos, Oumul-Khairy Sarr teve atuação de destaque (Foto: FIBA)

Senegal enfrentou, logo em seu primeiro jogo, os Estados Unidos, atual campeão e sempre favorito ao título. O resultado foi a esperada derrota das africanas, porém com um placar bem menos desfavorável do que o imaginado (afinal, era o 1ª contra o 17ª do mundo). Enquanto Argentina, Porto Rico, Grécia e Coréia do Sul ficaram mais de 30 pontos atrás de suas adversárias, a seleção senegalense perdeu por “apenas” 20 pontos. “Apenas”, porque as norte-americanas costumam aplacar números centenários contra equipes nas classificações mais baixas do ranking.

Boa parte do motivo pelo qual a desventura de Senegal não foi maior é devido Oumul-Khairy Sarr, que não desistiu em momento algum e terminou o duelo com 18 pontos, 4 rebotes, 3 assistências e 3 roubos de bola.

  • Seleção mais eficiente
França teve o melhor aproveito do dia, contra a Coréia do Sul (Foto: FIBA)

A França venceu a Coréia do Sul por 89 a 58, teve aproveitamento de 53% nos arremessos de quadra e quadro de suas jogadoras saíram com pontuação de dígitos-duplos. Fizeram a lição de casa e saíram em primeiro lugar no Grupo A, no qual terão uma disputa acirrada contra o Canadá, fazendo sua pontuação ainda mais importante (as canadenses também venceram, mas marcaram 81 tentos contra a Grécia).

--

--

Roberta Rodrigues
THE WNBA HUB

Journalist. Feminist. Queer. Immigrant. New Yorker.