Destaques do Segundo dia da Copa do Mundo #FIBAWWC

Roberta Rodrigues
THE WNBA HUB
Published in
4 min readSep 24, 2018

Uma palavra que pode definir o segundo dia da Copa do Mundo de Basquete Feminino 2018, em Tenerife, na Espanha, é emoção. Com exceção dos jogos entre Austrália e Argentina, Canadá e Coréia do Sul e Espanha e Porto Rico, os quais tiveram grande disparidade no placar ena qualidade dos times, todos os outros duelos foram disputadíssimos. Teve prorrogação (Bélgica x Japão), vitórias históricas (de Senegal, contra a Letônia, e da Nigéria, contra a Turquia), uma recuperação inesperada (França x Grécia) e um novo desafio para o atual campeão (Estados Unidos x China).

Saiba tudo de mais importante que rolou no campeonato nessa matéria!

  • Placares

Argentina 43 x 84 Austrália (vídeo)
Canadá 82
x 63 Coréia do Sul (vídeo)
Bélgica 75 x 77 Japão (vídeo)
Senegal 70
x 69 Letônia (vídeo)
França 75 x 71 Grécia (vídeo)
China 88 x 100 Estados Unidos (vídeo)
Espanha 78 x 53 Porto Rico (vídeo)
Nigéria 74
x 68 Turquia (vídeo)

  • Maior pontuadora:
Kia Nurse tem apenas 22 anos e uma temporada na WNBA (Foto: FIBA)

Mais uma jogadora que atua na WNBA foi a maior pontuadora do dia. Kia Nurse, do Canadá, marcou 29 pontos na vitória contra a Coréia do Sul por 82 a 63. A jovem armadora (22 anos) teve o incrível aproveitamente de 69% nos arremessos de quadra, e acertou 6 de 10 tentativas da linha de três. Nurse acabou de sair de sua primeira temporada como profissional, no New York Liberty, depois de quatro anos com a vitoriosa University of Connecticut.

Um pequeno vídeo com os melhores momentos de Kia Nurse hoje:

  • Maior reboteira

Não teve para outra, Emma Meesseman foi, novamente, a jogadora que mais pegou rebotes no campeonato neste domingo. A ala belga recuperou 18 bolas do aro (sendo 7 deles ofensivos) no duro e equilibrado duelo contra o Japão, que terminou com vitória da seleção hopônica por 77 a 75 na prorrogação. Meesseman ainda anotou 13 pontos.

Um pouco da atuação da líder em rebotes hoje:

  • Maior diferença no placar
Liz Cambage (centro) fez 24 pontos, enquanto Sam Whitcomb (direita) contribuiu com 16 na vitória da Austrália sobre a Argentina (Foto: FIBA)

A Austrália enfrentou a Argentina no primeiro jogo do dia e venceu por 84 a 43, 41 pontos de diferença. A seleção portenha viu pouca evolução do seu jogo de estreia e teve aproveitamento ainda baixo, de apenas 22%. O time sul-americano tem mais uma chance de provar seu valor no mundial, na terça-feira (24), contra a Nigéria, mas depende de uma derrota da Turquia com larga vantagem do seu mesmo algoz deste domingo para ter qualquer chance de disputar a classificatória para as quartas-de-final.

  • Menor diferença no placar
Senegal comemorou sua primeira vitória em um mundial com muita emoção! (Foto: FIBA)

Senegal venceu a Letônia por 70 a 69 e protagonizou um dos momentos mais emocionantes do dia: a primeira vitória de uma equipe africana sobre uma equipe europeia na história da Copa do Mundo. Essa também foi a primeira vitórias das senegalenses em 12 anos. A última vez que esse país havia saído com um resultado positivo de quadra foi em 2006, no país, contra a Nigéria).

O confronto entre Senegal e Letônia foi parelho do começo ao fim. Vale destaque para a armadora Astou Traore, que fez 19 pontos e liderou todas as jogadoras em quadra.

  • Atuação de destaque
Senegal e Nigéria fizeram não só belos jogos, como protagonizaram momentos históricos na Copa do Mundo de Basquete Feminino (Fotos: FIBA)

Não tem como designar a atuação de destaque a uma jogadora individualmente nesse segundo dia de torneio. Como mencionado acima, Senegal se tornou a primeira seleção africana a vencer uma europeia e marcou seu nome no campeonato. Um pouco mais tarde, a Nigéria, outra seleção da África, logrou sua primeira vitória em toda sua história nos mundiais, ao derrotar a Turquia por 74 a 68 em uma partida acirradíssima do princípio ao fim.

  • Seleção mais eficiente
Os Estados Unidos se tornaram a melhor seleção a chegar a um placar centenário no torneio (Foto: FIBA)

Uma das partidas mais agitadas do dia foi Estados Unidos x China, que terminou com vitória das norte-americanas por 100 a 88. O duelo foi muito pegado do começo ao fim e as chinesas não deram espaço para as atuais campeãs no ataque. Mesmo assim, o elenco comandado por Dawn Staley chegou a um placar centenário (o primeiro do torneio) e teve aproveitamento de 58% em arremessos, o melhor do dia. Parte desse sucesso se deve a Breanna Stewart, que marcou 23 pontos, com 70% de acerto nas bolas de dois e 100% nas de três.

  • Melhor jogo
Maki Takada (26 pontos) e Manani Fujioka (8 assistência) comemorando a vitória do Japão sobre a Bélgica na prorrogação (Foto: FIBA)

A primeira prorrogação da Copa do Mundo de 2018 foi entre Japão e Bélgica, e terminou com vitória da seleção nipônica, por 77 a 75.

--

--

Roberta Rodrigues
THE WNBA HUB

Journalist. Feminist. Queer. Immigrant. New Yorker.