Saiba onde estão as brasileiras que atuam no exterior

Jéssica Maciel
THE WNBA HUB
Published in
5 min readOct 2, 2018
Oito brasileiras atuarão em quatro países diferentes na temporada 2018/2019 (Infográfico: Roberta Rodrigues)

Não podemos negar que a LBF CAIXA evoluiu. A temporada 2018 foi um marco para o campeonato, que teve um aumento de equipes, mais competitividade, a presença de um selecionado internacional no Jogo das Estrelas e transmissão de todos os jogos via web. Mas não é só a LBF que busca evolução. As atletas também procuram oportunidades no exterior, sempre atrás de crescimento profissional.

Para a temporada 2018/2019, até então, oito atletas estão confirmadas para jogar no exterior. O The WNBA Hub trouxe informações sobre o futuro das atletas na próxima temporada. Confira:

Érika de Souza:

Érika de Souza segue na Espanha com o Perfumerias Avenida (GIF: Roberta Rodrigues)

Após o título de campeã da Liga Día, a experiente pivô Érika de Souza retorna ao Perfumerias Avenida, da Espanha, para mais uma temporada. A história da atleta com a Espanha já é de longa data. Começou a jogar o campeonato nacional na temporada 03/04. No Perfumerias Avenida, chegou na temporada 10/11. Em 2012, retornou ao Brasil, onde foi campeã pelo Sport Recife, mas depois voltou à Espanha, na temporada 16/17. Desde então, continua defendendo as cores do time de Salamanca.

Suas médias da última temporada foram de de 9.9 pontos, 6.5 rebotes e uma eficiência de 14.2. Esses números envolvem a Liga Día Temporada Regular, Play-Offs, Supercopa e La Reina.

Seu primeiro jogo pela Liga Día será em 13 de outubro, contra o Valencia BC.

Nadia Colhado:

Nadia Colhado tem sido destaque na Espanha nos últimos anos (GIF: Roberta Rodrigues)

Após conquistar o título de campeã com o Sampaio Corrêa, na LBF 15/16, a pivô Nadia Colhado foi para a Espanha. Em 2018, inicia sua terceira temporada em terras espanholas. A atleta foi destaque no seu primeiro ano no país, quando vestiu a camisa do IDK GIPUZKOA. Devido ao seu desempenho, foi transferida para o Uni Girona, sua atual equipe, que terminou em segundo lugar na Liga Día, perdendo para o Perfumerias Avenida, de Érika.

Nadia continuou com seu bom desempenho em quadra, apresentando médias de 12,4 pontos, 8,3 rebotes e 15,7 de eficiência. Esses números abrangem a Temporada Regular e Play-Offs da Liga Día, Supercopa e Copa de La Reyna.

Seu primeiro jogo na Liga Día será em 13 de outubro, contra o Mann-Filter.

Izabella Sangalli:

Sangalli chamou a atenção na última temporada e volta para a Espanha (GIF: Roberta Rodrigues)

Izabella Sangalli está na sua segunda temporada na Espanha e é destaque da segunda divisão do campeonato. A ala-pivô é tricampeã da LBF e jogou a temporada 17/18 pelo Gijón. Foi a maior reboteira da LF2 e chamou atenção pelos seus números (16,7 pontos, 8,8 rebotes, 2,5 assistências e 16,9 de eficiência). Após o término da temporada, ainda vestiu a camisa do Rocamora, no Campeonato Argentino. Nesta temporada, irá jogar pelo Cortegada, da Galícia, novamente pela LF2 Espanhola.

Sua primeira partida será contra o RC Celta Zorka, no dia 6 de outubro.

Tainá Paixão:

Tainá Paixão apresentou números importantes em Portugal na última temporada (GIF: Roberta Rodrigues)

Tainá Paixão fez sua primeira temporada no exterior, em Portugal, no ano passado e já chamou atenção. A ala-armadora jogou pelo Olivais de Coimbra, terminando na nona colocação na Liga do país. Suas médias foram de 15,6 pontos, 5,4 assistências e 5,2 rebotes por jogo. Em seguida, a jogadora, assim como Sangalli, seguiu para a Argentina (Las Heras) e terminou o campeonato, novamente, com bons números (9,6 pontos e 4,1 assistências). Tainá retorna ao basquete lusitano, mas dessa vez para defender o Vagos, que terminou o último Campeonato Português em 4° lugar.

Tainá estreia a temporada 2018/2019 da Liga Portuguesa no dia 5 de outubro, contra o GDESSA.

Raphaella Monteiro:

Raphaella Monteiro foi campeã em seu primeiro ano de Liga Portugesa e volta para disputar o título (GIF: Roberta Rodrigues)

Após explodir na temporada 16/17 da LBF CAIXA, pela equipe da Uninassau, Raphaella Monteiro seguiu para Portugal, onde foi destaque na sua estreia internacional. Com médias de 14,5 pontos por jogo, sagrou-se campeã da Liga Portuguesa de Basquetebol com o União Esportiva ao lado da também brasileira Letícia Rodrigues. A atleta renovou com a equipe e já está em Açores para a temporada 2018/2019. Inclusive, disputou a Taça Vítor Hugo — uma espécie de torneio de pré-temporada — e foi campeã.

Seu primeiro jogo será no dia 5 de outubro, contra o Benfica.

Leidilânia Ferreira:

A pivô Leidilânia Ferreira é mais uma que vai jogar a próxima temporada em Portugal. Em 2018, fez a melhor temporada da sua carreira vestindo a camisa do Funvic/Ituano, pela LBF CAIXA, com médias de 7,7 pontos, 4,9 rebotes e 7,95 de eficiência. A atleta irá para sua segunda passagem por Portugal, voltando a defender o Coimbra, clube que conquistou acesso à Primeira Divisão do Campeonato Português na última temporada.

Clarissa dos Santos:

Destaque na seleção brasileira, WNBA e Europa, Clarissa retorna para a França, um dos campeonatos mais disputados no Velho Continente (GIF: Roberta Rodrigues)

A pivô Clarissa segue sendo destaque por onde passa. Após sair do time de Americana, em 2016, foi disputar o Campeonato Francês, onde continua até hoje. Na temporada 16/17, jogou pelo Tango Bourges, com médias de 12 pontos, 7 rebotes e 15 de eficiência. Na temporada 17/18, foi transferida para o Flammes, onde aumentou suas médias para 14 pontos, 10 rebotes e 20 de eficiência. Para a temporada 18/19, Clarissa vai vestir a camisa do Lyon.

A atleta já está em Lyon e seu primeiro confronto do campeonato será no dia 13 de outrubro, contra o Tarbes.

Damiris Dantas

Damiris atuará em uma das ligas mais comentadas atualmente, a sul-coreana, onde disputou as finais na última temporada (GIF: Roberta Rodrigues)

A ala Damiris Dantas foi a única atleta da seleção brasileira a atuar na WNBA na temporada de 2018, no Atlanta Dream, e também será a única presente em um time da Ásia na temporada 2018/2019, o KDB Life Winnus, da Coréia do Sul. Essa será sua segunda temporada na Women’s Korean Basketball League. Na anterior, chegou às finais com o KB Stars e teve média de 20,1 pontos e 10,4 rebotes por jogo.

Seu primeiro compromisso será no dia 3 novembro.

--

--