[2016 NBA Finals] LeBron James, Kyrie Irving e os Cavs chocam o mundo

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJun 20, 2016
ClXRdQRWIAASlVc

A série foi “péssima”. Cada jogo foi decidido por mais de 10 pontos. Antes do Jogo 7. Com tudo na linha, o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors finalmente entregaram o que os fãs esperavam. A partida só foi decidida nos segundos finais, e mostrou que 73–9 não significa nada sem o anel. Os Cavs chocaram o mundo ao vencer os Warriors, na Oracle Arena, por 93 a 89, fechando as Finais de 2016 em 4 a 3, acabando com uma maldição que pairava o ar de Cleveland por 52 anos impedindo que times da cidade (NBA, NFL, MLB e NHL) celebrassem um título.

LeBron James, que retornou para Cleveland com vontade de acabar com essa seca de mais de meio século, acabou com um triple double, 27 pontos (37,5% de aproveitamento de arremessos), 11 rebotes e 11 assistências. Kyrie Irving, que teve uma série final espetacular, anotou 26 pontos e pegou seis rebotes.

Do outro lado, o MVP unânime da temporada sumiu. Como de costume nessas Finais, Steph Curry não teve uma boa partida. O armador acabou com 17 pontos em 19 arremessos, convertendo 31,6% dos chutes de quadra, 28,6% de 3 pontos. Curry também deu somente duas assistências contra quatro turnovers. Seu parceiro, Klay Thompson, não ficou muito atrás, com 14 pontos em 17 arremessos. O lago dos Splash Brothers secou.

Quem manteve os Warriors no jogo foi o vilão dos playoffs, Draymond Green. O ala-pivô fez 32 pontos, pegou 15 rebotes e deu nove assistências. Os brasileiros Anderson Varejão e Leandrinho tiveram poucos minutos para mostrarem serviço, e foram abusados quando em quadra.

Charles Barkley tem uma frase conhecida, desafiada pelos entendedores de hoje: quem vive dos 3 pontos, morre dos 3 pontos. Hoje, os Warriors morreram. Mesmo chutando bem dos 3. Os Warriors fizeram 45 pontos da linha de 3, contra 18 dos Cavs. Converteram 36,6% dos arremessos de fora, os Cavs acertaram 24%.

A diferença, dessa fez, ficou no garrafão. Os Cavs fizeram 20 pontos a mais na área pintada. Controlaram o tempo do jogo com 11 pontos a mais de contra-ataques. Todo esse esforço e eficiência dos Cavs venceram os chutes de 3 dos Warriors. Finalmente, durante o quarto período, Tyronn Lue resolveu fazer pick-n-rolls entre James e um dos homens de garrafão dos Warriors. LeBron tirou vantagem todas as vezes em que Festus Ezeli ficou na sua marcação. Apesar dos primeiros sinais de declínio, ele ainda teve energia para fazer isso:

Enquanto James dominava o jogo, Curry não conseguia responder. Passes errados, arremessos errados — quase não acertando a tabela — foram a marca do MVP da temporada regular. Enquanto isso, James, o MVP das Finais, quando não pontuava, tinha Irving.

Enquanto James tinha Kyrie, Curry não conseguia passar por Love. Nos segundos finais do jogo, o criticado Kevin Love teve uma posse perfeita defendendo Curry na linha dos 3 pontos, em uma ilha. Love não tentou roubar, não tentou dar o toco, só cercou Curry.

Enquanto o MVP unânime e seu irmão Splash sumiam, o coletivo dos Cavs surpreendia. E assim, James e seus Cavs trouxeram o primeiro título para a franquia, acabando com uma maldição de 52 anos.

--

--