3 coisas que os Cavs devem fazer no Jogo 2

HitTheGlass
thegoatbr
Published in
3 min readJun 2, 2017

O Jogo 1 das Finais da NBA foi um pouco decepcionante. Após um início promissor, o Cleveland Cavaliers sumiu do jogo. Sem um adversário em quadra, o Golden State Warriors venceu a partida por 113 a 91. Kevin Durant e Steph Curry controlaram o ataque, enquanto Draymond Green e Klay Thompson cuidaram da defesa.

Não foi o melhor jogo dos Warriors, Green e Thompson não foram bem ofensivamente, ainda assim, existem N coisas que os Cavs podem fazer para que tenham chances de vencer o Jogo 2.

Limitar Turnovers

Foi uma vesta de erros ofensivos dos Cavs. Foram 20 turnovers. LeBron James e Kyrie Irving, os jogadores que iniciam e finalizam muitas das jogadas da equipe, juntos desperdiçaram 12 ataques de Cleveland.

Além das chances de pontuar jogadas fora, os turnovers podem ser um problema muito maior. Principalmente contra um time que adora pontuar em contra-ataques. Os erros dos Cavs viraram 27 pontos fáceis para Golden State.

Parece óbvio que é impossível vencer um time da qualidade dos Warriors sem limitar os erros ofensivos.

Pontos de segunda chance

Os Cavs até que foram bem nos rebotes ofensivos, com 15 (cinco de Kevin Love e três, cada, de James, Irving e Tristan Thompson). O grande problema foi transformar esses rebotes ofensivos em pontos de segunda chance. Cleveland teve, somente, 13 pontos de segunda chance, segundo o site de estatísticas para mídia da NBA.

Arremessando pior que o adversário, posses extras são extremamente necessárias. Infelizmente, para os Cavs, não basta consegui-las, o time tem que converter em pontos o que conseguir de “plus a mais” no ataque.

Para conseguir isso, Thompson tem que ser mais efetivo. Durante todos os playoffs, o pivô infernizou os adversários mergulhando para o rebote ofensivo e transformando as posses novas em pontos. Ele não teve o mesmo sucesso no Jogo 1 e isso foi custoso para os planos de ataque dos Cavs.

Defender contra-ataques

Defender. Parece ser algo simples para que um time vença, verdade. Mas, aqui, nem falo de uma defesa impecável. Falo de não fazerem isso:

Os Cavs abriram caminho no contra-ataque. Não foi só a vontade de ir marcar Curry no perímetro. Mais de uma vez, JR

Smith, LBJ e o restante dos Cavs nem fizeram menção de parar a infiltração, deixaram KD infiltrar com um conforto que nem em peladas no final de semana se vê.

Um defensor abre e os outros dois trotam sem vontade nenhuma de marcar. Isso não pode acontecer novamente.

Nem falta de atenção absurda como essa.

O Jogo 2 será no domingo, ainda em Oakland, com transmissão da ESPN. A partida tem início às 21h, horário de Brasília.

--

--

HitTheGlass
thegoatbr

NBA, NCAA, NBB, FIBA, música, filmes, um pouco de NFL, muito sarcasmo. NBA Blog Squad: http://www.nba.com/brasil/blog/borges_archive.html e-mail: hittheglassblo