Billy Donovan é o novo técnico do Thunder

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readApr 30, 2015

Billy Donovan entrou em acordo para um contrato por vários anos e será o novo técnico do Oklahoma City Thunder. O anúncio oficial foi feito na tarde dessa quinta-feira. Segundo Adrian Wojnarowski, do Y! Sports, o contrato dele tem um valor total de US$ 30 milhões e uma duraçã de cinco anos.

Donovan passou os últimos 19 anos como técnico do Florida Gators, pelo qual conquistou dois campeonatos da NCAA e apareceu em quatro Final Fours. Ele irá substituir Scott Brooks, que foi demitido na semana passada, após sete temporadas no cargo.

Sam Presti, gerente geral do Thunder, fez diversas viagens para Gainesville no último ano para observar o trabalho de Donovan enão entrevistou nenhum outro candidato. Presti e Donovan tem um forte relacionamento e possuem ideias semelhantes sobre a cultura de um time, o que deve promover maior convergência de ideias para a organização da equipe.

Um sinal de que Donovan já era observado é de que o Thunder contratou dois de seus membros de staff no ano passado. Mark Daigneault é o técnico do time afiliado a OKC na D-League e Oliver Winterbone é um dos analistas de informações da franquia.

billy_donovan

Esta não é a primeira vez que Donovan acerta um contrato para ser treinador na NBA. Ainda assim, ele nunca dirigiu um time em um jogo oficial da liga. Ele chegou a um acordo com o Orlando Magic em 2007, após dois títulos consecutivos com os Gators, mas mudou de ideia após alguns dias e quebrou o contrato com o Magic.

Donovan irá assumir um Thunder com aspirações de conquistar a NBA, particularmente nesta temporada, o último ano de contrato de seu maior astro, Kevin Durant De acordo com Marc Stein, da ESPN.com, Durant mostrou sinais positivos sobre o novo treinador e fez suas próprias pesquisas sobre o mesmo.

O técnico terá pouco tempo para se adaptar à liga. As expectativas voltarão fortes na próxima temporada, com um Kevin Durant pós-lesão e um Russell Westbrook após a melhor temporada de sua carreira. A equipe de rotação não é muito forte e Donovan terá que se mover bem para formar um grupo que brigue pelo título da NBA. Uma temporada desastrosa pode complicar a relação de Durant com a franquia e abrir uma janela para a saída da estrela. A responsabilidade do novo técnico é grande.

--

--