Como as atuais regras facilitam o trabalho de Steph Curry

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readDec 18, 2015
Larry-Bird-Reggie-Miller

Primeiro, nada disso é para diminuir o que Steph Curry, atual MVP da temporada regular, tem feito pelo Golden State Warriors. O armador tem mostrado uma mira e eficiência impressionantes, históricas, eu diria. Mas, como tudo na vida, ele precisou de uma ajudinha, não só de seu ótimo time, mas das mudanças das regras da NBA para facilitar seu trabalho.

A linha do tempo

1994–95: hand checking (colocar a mão ou braço no corpo do adversário para dificultar movimentação) eliminado da linha de fundo defensiva até a linha de lance-livre.

1997–98: defensor não poderá colocar braço no adversário que estiver de frente para a cesta.

área restrita aumentada

defesa ilegal aliviada (facilitando dobra no post up)

1990–00: fica proibido o uso de braços para desviar caminho do adversário antes do meio da quadra e apenas após a linha de lance-livre estendida no ataque. Neste caso, somente o ante-braço poderá ser usado. Defensor não poderá usar braço, mãos ou quadril para deslocar um adversário que conseguiu posição. Diminuir o progresso do corta-luz fica proibido.

2000–01: fica proibido o uso do antebraço até a linha do lance-livre.

Defensor não pode impedir o progresso do ponto A ao B do atacante com braços, mãos, quadris.

2001–02: defesa ilegal totalmente eliminada.

2004–05: novas regras foram colocadas para acabar com qualquer hand checking que possa ter ficado para trás.

Em 10 anos, a NBA facilitou muito o trabalho do ataque no perímetro e quase acabou com a defesa. Em um esporte que você controla a bola com as mãos, fica difícil controlar alguém com a mínima habilidade quando não se pode nem tocá-lo.

Os efeitos em quadra

Uma maneira fácil de mostrar os efeitos disso em quadra é analisar dois dos maiores arremessadores da história da NBA, Larry Bird e Reggie Miller, e um atual, que começou sua caminhada para a história, Steph Curry.

Screenshot_26

Estão vendo aquele braço ali impedindo o progresso de Bird? Hand checking. Antes das novas regras, o defensor podia colocar a mão e fazer força para impedir o progresso. Um esporte de contato.

Screenshot_27

Quando o defensor pode colocar uma mão, um braço, um quadril, pode controlar um pouco o progresso do atacante, tornando um pouco mais difícil que ele fique livre. É uma maneira de equilibrar um pouco a grande diferença entre ataque e defesa no basquetebol.

Screenshot_28

Na hora de correr por corta-luzes, ninguém melhor do que Reggie para usar como exemplo. Aqui, Ron Harper, primeiro, coloca o braço para direcionar o ala-armador do Indiana Pacers para fora do pick.

Screenshot_29

Escorregadio, Reggie escapa. Mas, logo encontra mais resistência para sua movimentação na forma de Michael Jordan. MJ, esperto, tenta usar Rik Smits, companheiro de Miller, como um corta-luz, de certa maneira, para que Reggie pare de correr.

Hoje, todos os lances acima seriam falta.

Screenshot_30

Curry não enfrenta a mesma resistência. O defensor até pode colocar o braço em seu corpo, mas rápido, sem impedir o progresso de maneira alguma. Ele não tem como tirar Curry do caminho do corta-luz, impedir o progresso de um jogador rápido como Steph, já que, não pode tocá-lo de maneira alguma.

Screenshot_31

Assim, o Warrior tem toda a liberdade para ganhar distância, encaminhar o defensor para ainda outro pick…

Screenshot_32

Ficando com muito mais luz do dia do que necessita para arremessar com tranquilidade.

Desta maneira, a NBA facilitou a movimentação ofensiva. Com todas as mudanças, o ataque pode se movimentar livremente, sem que a defesa impeça seu progresso. Enquanto isso, a defesa deve correr atrás em um esporte que tem tudo para ser mais fácil criar do que destruir.

--

--