Damian Lillard achou um novo parceiro: CJ McCollum

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readDec 28, 2015
cj-mccollum-damian-lillard_vv8mzsn610ji15az8tll4ps05

O Portland Trail Blazers tem um novo candidato a ídolo: CJ McCollum. O ala-armador é, ao lado de Damian Lillard, uma das principais esperanças de um futuro melhor para a torcida de Portland e tem correspondido à expectativa. Na temporada 2015–2016, CJ tem tido toda a confiança possível da comissao técnica e já começa dar sinais de que é “de verdade”.

Presente nos últimos dois playoffs da Conferência Oeste, o Portland Trail Blazers se viu forçado a reconstruir um time após a saída de peças importantes do time nas campanhas. Principal desfalque, o ala-pivô LaMarcus Aldridge se juntou a Tim Duncan e cia. no San Antonio Spurs. Sem Aldridge, a franquia decidiu remontar um time ao redor do armador Damian Lillard, um dos melhores pontuadores da NBA.

Uma das apostas de Terry Stotts foi McCollum, que iniciou jogando em todos os 32 jogos em que atuou pelos Blazers na temporada. No total, o ala-armador já acumula 654 pontos marcados, mais que a soma do que marcou nas duas temporadas anteriores (201 e 424). CJ tem tido o que os norte-americanos costumam chamar de breakout year. Ou seja, um ano em que se consolida como um atleta de alto nível na liga.

Ao longo de 32 jogos, acumulou médias de 20,4 pontos, 4,3 assistências e 3,7 rebotes, convertendo 43,8% de seus arremessos, com direito a um aproveitamento de 39,3% da linha de 3 pontos. Ao lado de Lillard, CJ ameaça formar uma das mais perigosas duplas de armação nos próximos anos. Kobe Bryant, ala-armador lendário do Los Angeles Lakers, não poupou palavras para elogiar a dupla: “Dame é um dos melhores jogadores da NBA. É um jogador fantástico. E McCollum está continuando a melhorar. Está crescendo em um ritmo muito rápido. A habilidade deles de comandar screen-and-rolls (jogada em que se pede a parede, para que o pivô se movimente para o garrafão) é excelente”, afirmou após a derrota dos Lakers para Portland no Rose Garden.

Sem Lillard nas últimas duas partidas, CJ McCollum comandou os Blazers a vitórias imponentes. Contra o Cleveland Cavaliers, o armador até teve números discretos, com 16 pontos, 6 assistências e 4 rebotes. No jogo seguinte, porém, contra o Sacramento Kings, McCollum quase alcançou um dos mais incríveis triplos-duplos da temporada: 35 pontos, 11 rebotes e 9 assistências, além de quatro roubos de bola. Diante dos Kings, CJ demonstrou um incrível arsenal de passes, stop-n-go’s (quando o armador finge interromper a corrida para prender a marcação) e uma pontaria afiada. Melhor do que ler, você pode ver o que ele fez abaixo:

Impressionado com as atuações de seu companheiro, Damian Lillard brincou: “Eu rendo melhor quando estou de terno”. Esperando o retorno de Lillard, os Blazers tentam se recuperar do começo ruim de temporada (13 vitórias e 20 derrotas) e lutar por uma vaga nos playoffs. Conseguindo ou não, os torcedores de Portland sabem que há um motivo para esperar dias melhores da franquia.

--

--