David Blatt e como a falta de esforço de LBJ derrubou o treinador

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJan 25, 2016
CZXu-QmVIAAz-lA

O Cleveland Cavaliers tem o melhor recorde do Leste, quarto melhor recorde geral da NBA, perderam apenas duas partidas em casa, venceu nove de 11 jogos em Janeiro. Os Cavs têm a 5ª melhor defesa da NBA, 5º melhor ataque e o 4º melhor NetRtg (a diferença entre pontos levados e feitos a cada 100 posses). Mesmo assim, David Blatt, o treinador responsável por 83 vitórias e, apenas, 40 derrotas em uma temporada e meia, foi demitido..

Blatt foi contratado para um projeto totalmente diferente. A ideia era ensinar Kyrie Irving, Andrew Wiggins e Dion Waiters os caminhos da vitória. Ao mesmo tempo, o treinador com um vasto histórico de vitórias na Europa, aprenderia os caminhos da NBA. Da noite para o dia, tudo mudou. LeBron James deixou o Miami Heat, retornando para um final de conto de fadas para o time de seu estado natal. Wiggins foi trocado por Kevin Love e o time entrou em um processo de “vencer agora”.

Blatt não estava preparado, nem era o homem certo para o trabalho a partir de então. Mesmo assim, liderou os Cavs até as Finais de 2015, onde, mesmo sem Love e Irving, assustou o Golden State Warriors.

Em meio as críticas, Blatt seguiu firme no comando dos Cavs. Mesmo não sendo preferido pelo astro do time, ele nunca reclamou. Até defendeu James quando foi deixado de lado em pedidos de tempo.

James sempre preferiu ser treinado por um ex-jogador. E nunca escondeu o fato. Mark Jackson, que falhou em levar os Warriors para o próximo patamar, é o favorito de James. Jackson soube o que fazer para cair nas graças de James. Mais rápido que uma bala, o ex-treinador dos Warriors assinou com a mesma agência que cuida de LBJ, a Klutch Sports.

Sabendo dos problemas internos de Jackson em Golden State, os Cavs se recusaram a aceitá-lo. Tyronn Lue era o próximo da list. Mesmo sem experiência, pelo menos é um ex-jogador. E Lue irá treinar o time. Logo após o anúncio da demissão de Blatt veio a renovação por três anos com o ex-armador do Los Angeles Lakers e Washington Wizards.

Para James, Lue tem as credenciais necessárias para comandar um time. Treinado por Phil Jackson e tendo jogado com duas das personalidades mais duras da Associação, Michael Jordan e Kobe Bryant, parecem ter mais peso do que anos como um dos melhores treinadores do mundo, mesmo estando fora da NBA.

Segundo alguns jogadores dos Cavs, Blatt não tinha pulso firme. Tinha medo de reclamar de suas estrelas em sessões de vídeos. A ponto de Lue, ainda segundo jogadores, parar um vídeo para reprovar as atitudes James, Irving ou Love dentro de quadra. Coia difícil de acreditar quando se fala de ma treinador que era conhecido pelo temperamento quente em Israel. No entando, Blatt ainda molhava seus pés na NBA. Ainda não sabia como e quando chamar a atenção dos grandes nomes.

Mesmo com alguns problemas de Blatt, James não foi o melhor líder possível. Falta de esforço foi um dos temas da temporada de LBJ até aqui. Desistir de jogadas, não marcar arremessadores, ficar parado no ataque. Tudo isso foram maneiras de James mostrar seu desgosto e falta de respeito com o treinador.

Que tal um exemplo ainda mais recente?

Assim LeBron James ajudou a derrubar seu treinador. Mesmo que tenha minado a química do time, LBJ não pareceu se importar, tudo para ganhar mais poder dentro dos Cavs. Boa sorte, Lue. Você vai precisar.

--

--