Em temporada de jovens lesionados, Wiggins é o Calouro do Ano

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readApr 30, 2015
IMG_20150430_184934

A NBA finalmente anunciou que Andrew Wiggins, do Minnesota Timberwolves, é o Calouro do Ano da temporada 2014–2015. Wiggins se tornou o primeiro jogador dos Timberwolves e também o primeiro canadense a conquistar o prêmio. O ala de 20 anos liderou todos os calouros em pontuação, com 16,9 pontos por jogo e sua escolha não foi uma grande surpresa.

Já não seria uma aposta ousada dizer, após a noite do draft de 2014, que Andrew Wiggins seria eleito o Calouro do Ano em sua primeira temporada na NBA. Primeira escolha geral e destaque da Universidade de Kansas na NCAA, o canadense era o mais visado de todos os novatos saindo da liga universitária.

Trocado pelo Cleveland Cavaliers por Kevin Love, Wiggins foi o melhor calouro de sua classe, e também foi um dos poucos, entre os primeiros escolhidos, que se mantiveram saudáveis por toda a temporada. Entre as sete primeiras escolhas de 2014, Aaron Gordon (Orlando Magic), Joel Embiid (Philadelphia 76ers), Jabari Parker (Milwaukee Bucks) e Julius Randle (Los Angeles Lakers) sofreram lesões importantes. Parker e Randle precisaram interromper a temporada, enquanto Embiid nem entrou em quadra.

O canadense, por sua vez, atuou nos 82 jogos dos Timberwolves na temporada. Foi eleito o melhor novato da conferência Oeste nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. O ala teve médias de 16,9 pontos, 4,6 rebotes, 2,1 assistências, com uma conversão de 43,7% dos arremessos de quadra.

Numa votação entre membros da imprensa, Wiggins liderou com 110 votos para a primeira posição, seguido por Nikola Mirotic, do Chicago Bulls, e Nerlens Noel, do Philadelphia 76ers que terminou a votação em terceiro. Tanto Mirotic quanto Noel foram selecionados em drafts anteriores a 2014, mas estrearam somente esse ano. Também foram mencionados entre os três primeiros: Elfrid Payton (Orlando Magic), Marcus Smart (Boston Celtics), Jusuf Nurkic (Denver Nuggets) e Jordan Clarkson (Los Angeles Lakers).

--

--