Entendendo a possível desistência de Aldridge com os Lakers

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readJul 2, 2015

Antes do início do dia 1 de Julho e da abertura do período oficial de negociações da agência livre da NBA, um dos principais agentes livres, LaMarcus Aldridge, era cotado com força no Los Angeles Lakers. Rumores vazavam de todos os cantos da internet e renomados portais os reproduziam.

Não à toa, assim que o período oficial iniciou, Aldridge foi imediatamente visitar a maior franquia de Los Angeles. Os atrativos eram diversos: a possibilidade de oferecer um contrato máximo, o clima de Los Angeles, o mercado gigante da cidade com sua forte indústria de entretenimento e de marketing, além de conseguir montar o seu legado como uma estrela dos Lakers, percurso caminhado por grandes nomes da história da liga.

Porém, após a reunião, o repórter Mike Bresnahan, do Los Angeles Times, reportou que os Lakers foram cortados da lista de LaMarcus Aldridge, devido a uma apresentação desinteressante na sessão relativa ao basquete. E, principalmente, quando Kobe Bryant decidiu falar. Segundo Bresnahan, Bryant falou por três minutos e pontuou o quanto ele imaginava Aldridge trabalhando com ele da mesma forma que Pau Gasol o fez.

Isso teria deixado Aldridge descontente, sem conseguir captar as respostas para os questionamentos que ele buscava em Kobe, o que o levou a retirar os Lakers da sua lista de desejos. Algum tempo depois, Ramona Shelburne, da ESPN, foi ao seu twitter informar que, segundo suas fontes, Bryant teria apenas falado que ele imaginava que ambos seriam incríveis juntos e teria usado sua fase com Gasol como comparação. Isto aliviaria bem mais o peso das supostas declarações do ala-armador. Porém, diversos fatores podem ser responsáveis pela descontentamento de LaMarcus com o lado de basquete da franquia, não apenas o que Kobe teria dito em seus três minutos de apresentação.

O primeiro deles pode ser Byron Scott e sua mentalidade antiga de como o basquete deve funcionar, com um estilo fortemente de alimentação ao post. Embora isto seja o ponto forte de Aldridge, ele provou em Portland que consegue ser decisivo mesmo em um sistema mais balanceando com arremessadores de perímetro, característica esta que Scott não apoia, mesmo sendo cada vez mais presente na NBA moderna. Além disso, o elenco não é muito atrativo. Kobe Bryant é uma incógnita quanto a sua saúde e idade. D’Angelo Russell é um ótimo prospecto e Julius Randle pode ser uma força considerável, caso consiga manter-se saudável. Jordan Clarkson fez uma temporada admirável, mas pode perder espaço com a chegada de Russell. Porém, o talento para por aí e os nomes citados estão todos inseridos no campo que destaca mais os seus potenciais futuros.

Screen-Shot-2015-06-30-at-6.01.29-PM

Sobre Kobe Bryant, ele pode não ter feito de propósito desta vez, mas é inegável que não anda ajudando muito os Lakers nestes períodos de recrutamento. Aldridge já é o terceiro agente livre importante em três anos que rejeita Los Angeles, após Dwight Howard e Carmelo Anthony. Howard teve problemas internos velados com Kobe, já Melo conversou com ele e, mesmo assim, decidiu retornar aos Knicks. Ao comparar Aldridge e Gasol, não só o lado bonito da história pode ser interpretado. Kobe não será o Kobe dos anos com Pau. E LaMarcus pode ter imaginado exatamente isto.

Alguns funcionários do Los Angeles Lakers se declararam surpresos com a decisão de LaMarcus Aldridge. Eles saíram da reunião com um bom sentimento, o que é o completo oposto do que foi sentido pelo atleta. Isto é um péssimo sinal, principalmente quando quando rumores apontam que Aldridge teria gostado bastante da apresentação do Houston Rockets, por exemplo. Com todos os atrativos que ser um Laker possui, é inadmissível esta visão tão distorcida sobre os sentimentos do jogadores em relação a sua apresentação.

Algum tempo após o vazamento de informações, um agente de LaMarcus desmentiu a suposta desistência, declarando que nenhuma decisão havia sido tomada ainda. Mas devido a força dos rumores e saindo de várias fontes confiáveis, é difícil não imaginar que exista, no mínimo, um pedaço de realidade na história. E, no final das contas, não poderia faltar uma provocação de Kobe com a impressa em seus twitter.

Apesar da forte atribuição de culpa a Kobe Bryant, é fácil notar vários outros fatores relevantes que afastaram LMA. Os Rockets e o San Antonio Spurs são franquias muito mais seguras e que já trazem a mentalidade e a possibilidade de vencer. Mesmo assim, é estranho ver um mercado tão forte como o de LA ser descartado tão rapidamente por um dos agentes livres mais relevantes da janela.

--

--