Falta 1 dia para a NBA: mágicas, bonecos e joelhos

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readOct 27, 2015
penny

Quando se pensa em talento e azar ao mesmo tempo, alguns nomes piscam na mente. O que aparece no topo da minha lista chama-se Anfernee “Penny” Hardaway. Armador do Orlando Magic, formou uma dupla gloriosa com Shaquille O’Neal na campanha que levou a jovem franquia a sua primeira final na história. Seus números de final de carreira (15,2 pontos por jogo, 4,5 rebotes por jogo e 5 assistências por jogo) não fazem nada jus ao fenômeno que foi Penny na NBA.

Penny já chegou na NBA chamando atenção. No dia do draft de 1993, foi trocado de Golden State para Orlando por Chris Webber. O armador de 2,01 metros de altura evocou comparações com Magic Johnson graças ao seu tamanho e qualidade com a bola. Seu giro é lembrado até hoje como uma das coisas mais belas da NBA. Ele fazia uso de seu tamanho contra os armadores menores no post também, coisa que até hoje muitos falham em fazer.

E claro, as enterradas. Seja a posterização contra Sam Mitchell no Jogo 4 das Finais da Conferência Leste de 1995, quanto o desrespeito perante Patrick Ewing nas Finais da Conferência Leste de 1994. Você escolhe a sua favorita. Penny dava seu show.

Logo, Penny também se tornou um fenômeno da cultura pop. Fora diversos os Nikes lançados em seu nome, descritos como elite e completos sucesso de vendo. A segunda camisa mais vendida da época na NBA, atrás apenas de Jordan? Sim, Penny. Hardaway tinha uma voz muito forte. Lil’ Penny nasceu, um boneco engraçado dublado por Chris Rock que emulava tudo que Penny fazia. Em 1996, adivinha quem fez a abertura da transmissão das Finais da Conferência Leste entre Magic e Bulls? Lil’ Penny.

Infelizmente, começaram as lesões. Em 1996–97, lembrado como o último grande ano de Penny, ele jogou apenas 59 jogos. No ano seguinte, apenas 19 jogos. Daí pra frente, a mediocridade bateu um Anfernee que não mais conseguia fazer suas mágicas. Seus joelhos não permitiam, retiraram sua velocidade, sua agilidade. Ele teve que mudar o seu modo de jogador, mas nunca funcionou da mesma forma. Seu joelho sempre estava machucado, sempre o incomodava. Passou ainda por Phoenix Suns e New York Knicks em sua carreira, sem chegar perto de seu sucesso no Magic.

Penny foi um meteoro. Foi gigantesco em muito pouco tempo e foi detonado por suas lesões. Muitos não conhecem Hardaway, apesar do alcance absurdo que ele teve. Mas quem o conhece, nunca irá esquecer de seus grandes momentos.

--

--