Faltam 19 dias para a NBA: o Capitão

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readOct 8, 2015
garden-popup_crop_north

Todo mundo já ouviu a história. Jogo 7 das Finais de 197o entre New York Knicks e Los Angeles Lakers, no Madison Square Garden, a arena mais famosa do mundo. Willis Reed, o Capitão, havia ficado de fora do Jogo 6 após ter rompido um músculo da perna ao colidir com Wilt Chamberlain na quinta partida da série. Tudo parecia perdido para os Knicks. Wilt, Elgin Baylor e Jerry West pareciam ter seu primeiro título garantido.

O Jogo 7 parecia uma formalidade. Sem seu líder e único obstáculo entre a cesta e Wilt, os Knicks pareciam perdidos. Pouco antes da parida iniciar, Reed aparece no túnel do MSG. A torcida enlouquece. Nesse momento, os Knicks venceram as Finais. Os Lakers balançaram nos alicerces.

Reed converteu seus dois primeiros arremessos. Por algum motivo, e sempre que vejo o vídeo não entendo, Chamberlain deixou o Knick livre. Com a lesão muscular, Reed não teria como passar pelo pivô dos Lakers. Wilt deveria ter apertado a marcação.

Os arremessos do Capitão abriram espaço para a partida magistral de Walt Frazier. Foram 36 pontos, 19 assistências e sete rebotes. Mas foi o momento que Reed entra no Garden que ficou marcado na memória coletiva dos torcedores.

Mas o momento para virar a franquia veio antes. Quatro anos antes. Contra os mesmos Lakers. Até pouco tempo, imagens não estavam disponíveis para o público em geral ou imprensa. Mas ela estreou internacionalmente com o documentário “When the Garden Was Eden”, da ESPN.

Reed e Rudy LaRusso estavam prontos para um rebote após o lance-livre quando o Knick, sem querer querendo, derrubou o Laker. LaRusso deu um soco em Reed, que estava imobilizado por Darrall Imhoff. De repente, Reed se soltou e foi atrás dos dois adversários. John Bock veio ajudar os companheiros mas foi nocauteado pelo Capitão.

Reed, sozinho, brigou com todo o time dos Lakers. Depois da partida, o pivô perguntou aos companheiros porque não recebeu ajuda. “Cara, você estava vencendo”, foi a resposta de Dick Barnett.

Mais do que uma briga, Reed havia mandado uma mensagem pra NBA: os Knicks chegaram, e você não brinca com eles.

--

--