Faltam 22 dias para a NBA: o pioneiro

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readOct 5, 2015
elgin-baylor-61

Ele é o Laker esquecido. O jogador mais subvalorizado da história do basquetebol. O cara que ninguém lembra na hora de listar “os maiores de”. Mas não tenham dúvidas. Elgin Baylor iniciou toda essa história de flutuar no ar. Em 1958, ele chegou ao Minneapolis Lakers, foi para Los Angeles com o time, e mudou o jogo.

Antes de Baylor, o basquetebol era um jogo horizontal. Rebote, correr para o ataque, um arremesso rápido. Elgin tornou o jogo vertical. Diversas vezes, ele saltava de um lado da cesta, flutuava até o outro, enquanto meros mortais retornavam ao chão e, só então, pontuava.

Na temporada 1961–62, Baylor teve médias de 38 pontos, 19 rebotes e cinco assistências por partida. Querem deixar a temporada mais impressionante? Ao mesmo tempo que desmantelava defesas da NBA, Baylor morava no quartel. Ele era reservista do Exército americano. Ele deixava o quartel apenas para jogar. Sem treinos. Sem viagens com o time. Joga, volta para o quartel.

Não se pode dizer o quanto Elgin foi importante para a Liga. Foram 27,4 pontos, 13,5 rebotes e 4,6 assistências por jogo em sua carreira, 11 vezes um All-Star, tem o recorde de pontos nas Finais da NBA, 61. Infelizmente, um lesão no joelho em 1965 roubou Baylor de muito de sua exuberância.

--

--