Faltam 34 dias para a NBA: relembrando Charles Oakley

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readSep 23, 2015

Charles Oakley. Não se meta com ele. Poucos jogadores foram tão durões quanto Oak. No seu tempo na NBA, poucos demandaram tanto respeito quanto o ex-ala-pivô do New York Knicks. Não se meta com Oakley. Não existem chances de você vencer.

Oakley não possuía os maiores tributos físicos. Mas o trabalho duro vence o talento quando o talento não trabalha duro. E Charles trabalhava duro. Alma e coração. A cada segundo em quadra, Oakley doava sua alma e seu coração, deixava tudo em quadra. Esse era Charles Oakley.

Ele foi escolhido pelo Cleveland Cavaliers em nono no draft de 1985. Os Cavs mandaram Oak e Calvin Duncan para o Chicago Bulls em troca de Keith Lee e Ennis Whatley. Foram três temporadas nos Bulls. O impacto de Oakley foi tão grande que quando o o ala foi trocado, Michael Jordan, seu melhor amigo no time, ficou irritado com a diretoria a ponto de praticar bullying com Bill Cartwright, o veterano pivô que tomou seu lugar e ajudou os Bulls em três títulos consecutivos.

Nos Knicks, Oakley encontrou sua alma gêmea. O estilo operário do time, de mais trabalho que talento, mais intimidação que jogo bonito, mais trombadas do que voos pirotécnicos para o aro, serviu bem ao ala-pivô. Em Anthony Mason, Charles encontrou alguém que entendia seu jeito de jogar. Com Patrick Ewing e John Starks adicionados à dupla, os Knicks assustaram todos os campeões dos anos 90.

Perguntem para 10 jogadores da NBA que participaram de algum momento dos anos 90 quem é o cara durão. Nove deles dirão Charles Oakley. O décimo provavelmente é Kevin Garnett, que Oakley confirmou que é um “cara durão falso”. Que só finge que tem cojones com quem sabe que não reagirá.

Esse é Oak.

Nos Knicks, Oakley virou um pontuador eficiente. Charles virou o Surfista Prateado do Galactus que era Pat Riley. Ele foi tão importante para o esquema dos Knicks que conseguiu chegar em um All-Star Game. Quão raro isso é? Dennis Rodman nunca foi um All-Star, mesmo sendo uma engrenagem essencial no Detroit Pistons e nos Bulls.

A carreira de Oak foi tão impressionante com os Knicks que ele teve um ano lendário, chegando a mais um time defensivo da Liga, antes de ser trocado por Marcus Camby.

A partir dai, Charles teve três temporadas medíocres no Toronto Raptors, um ano horrível nos Bulls e terminou sua carreira com o velho companheiro Jordan, no Washington Wizards.

quote-i-m-cool-with-whatever-i-ll-just-keep-eating-my-bread-sipping-my-soup-and-serving-my-charles-oakley-61-71-43

--

--