Faltam 8 dias para a NBA: a lenda esquecida

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readOct 19, 2015
walt-bellamy-608

Até na hora de lembrar os craques esquecidos Walt Bellamy normalmente fica de fora da lista. No binário mundo dos esportes, onde muita gente só vê grandeza ou lixo, isso é normal. Bellamy faleceu em 2013, aos 74 anos de idade. E, ainda assim, passa batido em muitas listas de “os melhores de”.

Quando Bellamy chegou ao Chicago Packers, hoje Washington Wizards, ele teve uma temporada monstruosa. Em 1961–62, Bellamy teve médias de 31, 6 pontos e 19 rebotes por partida. Ele ainda converteu 51,9% de seus arremessos de quadra. Sua tremenda temporada lhe rendeu o prêmio de Novato do Ano.

Ele diminuiu um pouco de ritmo, mas não muito. Nas primeiras cinco temporadas de sua carreira, ele fez 27,6 pontos e pegou 16,6 rebotes por jogo. Infelizmente, em um time ruim — e os Packers eram historicamente terríveis — performances impressionantes são ignoradas com um “é fácil colocar números em um time ruim”.

Bell finalmente chegou em um time talentoso, mas na hora errada. O New York Knicks teve que decidir entre Bellamy e Willis Reed. Reed ficou, Bellamy foi para o Detroit Pistons, os Knicks receberam Dave DeBusschere. O time da Grande Maçã foi para três Finais e dois títulos, Walt sofreu por duas temporadas em Detroit.

Por sorte, ele foi trocado para o Atlanta Hawks, onde se juntou ao criativo “Pistol” Pete Maravich para ver sua carreira reviver. Em Atlanta, ele aproveitou o estilo livre do time para preencher espaços e usar sua força para buscar enterradas constantes.

Walt Bellamy é mais um dos muitos craques da história da NBA que nunca teve a sorte de estar no lugar certo na hora certa.

--

--