FIBA sorteia grupos dos Pré-Olímpicos para 2016

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJan 26, 2016
BURpoFdPe0qQBZ5qfSX3oQ

Seleções fortes e com história importante no basquete FIBA, os times masculinos de Grécia, Croácia, México e Itália disputarão somente uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Essa é apenas uma das diversas situações criadas pelo sorteio realizado pela FIBA na tarde desta terça-feira (26). Os chaveamentos dos torneios masculino e feminino foram definidos após sorteio transmitido pela internet.

Pré-Olímpico Masculino

A competição masculina, que será realizada de quatro a dez de julho, será disputada a partir de seis grupos de três equipes em três sedes diferentes. Os campeões de cada sede estarão classificados para as Olimpíadas. Os grupos ficaram definidos assim:

Belgrado, Sérvia

A. Sérvia, Angola e Porto Rico
B. Japão, Rep. Tcheca e Letônia

As equipes do grupo A de Belgrado jogam entre si, assim como os times do grupo B. Os primeiro colocados de A e B se enfrentam em um confronto direto para definir o classificado ao Rio de Janeiro. O modelo de confronto se repete em todas as sedes.

Manila, Filipinas

A. Turquia, Senegal e Canadá
B. França, Nova Zelândia e Filipinas

Turim, Itália

A. Grécia, México e Irã
B. Tunísia, Croácia e Itália

A Sérvia joga dentro de casa, em Belgrado, e precisará derrotar a tradicional seleção de Porto Rico em seu grupo, enquanto Angola é a zebra dos três. Do outro lado da chave, República Tcheca e Letônia, do ala-pivô Kristaps Porzingis, são os favoritos para decidir a vaga da sede com a Sérvia no confronto da segunda fase.

Em Manilas, a França não deve ter muito trabalho para se classificar. Chaveada com Nova Zelândia e Filipinas, dona da casa, a equipe tricolor tem como maiores adversários o Canadá e a Turquia, que podem encarar a equipe na fase seguinte em confronto decisivo. Apesar de recheado de jogadores da NBA, o Canadá sai atrás dos franceses na competição.

O chaveamento de Turim é o mais difícil entre os três. O México, campeão da FIBA Americas em 2013, tentará surpreender a poderosa Grécia, com enorme tradição no esporte. O Irã tem poucas chances de classificação. Do outro lado, a Tunísia deve ficar deslocada na disputa entre Croácia e Itália, que joga em casa e contará com seu trio da NBA (Danilo Gallinari, Marco Belinelli e Andrea Bargnani).

Já estão classificados previamente: Estados Unidos, Brasil, Espanha, Argentina, Venezuela, Nigéria, China, Lituânia e Austrália. Confira a tabela completa aqui.

kEQRn1IYvUCY3u-aNVR8mA

Pré-Olímpico Feminino

O torneio feminino será disputado em quatro chaves de três equipes cada, entre os dias 13 e 19 de junho, na cidade de Nantes, na França. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte, onde se enfrentam em quartas-de-final. Os vencedores dos confrontos estão automaticamente garantidos no Rio, enquanto os eliminados nessa fase disputam uma repescagem pela quinta e última vaga nas Olimpíadas.

Grupo A: Cuba, Nova Zelândia e França
Grupo B: Camarões, Turquia e Argentina
Grupo C: Bielorrússia, Coreia do Sul e Nigéria
Grupo D: Venezuela, Espanha e China

Jogo 1: 1º A x 2º B
Jogo 2: 1º B x 2º A
Jogo 3: 1º C x 2º D
Jogo 4: 1º D x 2º C

Jogo 5: Perdedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 3
Jogo 6: Perdedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 4

Vencedor do Jogo 5 x Vencedor do jogo 6

Já estão classificados previamente: Estados Unidos, Brasil, Austrália, Sérvia, Canadá, Japão e Senegal. Confira a tabela completa aqui.

Ievk_fiCc0CsBZgt8mRkpA

--

--