Glossário: estatísticas avançadas da NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJan 14, 2016
whiteside

Desde que se entende por esporte, o basquete da NBA reúne estatísticas individuais simples, como pontos, rebotes, assistências. Com o passar do tempo, novas estatísticas foram adicionadas ao jogo, como roubos de bola, aproveitamento dos chutes, tocos e desperdícios de bola.

No entanto, nas últimas décadas, uma nova categoria de estatísticas surgiu: as estatísticas avançadas. São índices, estimativas, projeções, baseados e calculados a partir dos números mais objetivos. Elas foram criadas para tentar entender, além de contagens simples como rebotes e pontos, as diferentes maneiras com que um jogador influencia uma partida.

Entenda as principais estatísticas avançadas usadas na NBA:

PER

Player Efficiency Rating: é um índice de eficiência do jogador. É um índice criado pelo colunista John Hollinger, da ESPN, para medir o quão eficiente um jogador pode ser em quadra. É uma maneira de transformar em número quase que cada aspecto do jogo, embora o PER valorize os jogadores mais ofensivos, principalmente os que chutam bastante. A média da liga costuma beira os 15 pontos, enquanto os líderes da NBA chegam a quase 30.

PIE

Player Impact Estimate: é uma outra forma de calcular o impacto de um jogador na partida, desenvolvida pela própria NBA, para evitar o uso da fórmulo de Hollinger. O PIE resulta de uma conta que mede o quanto de um jogo foi realizado pelo jogador. Os melhores da liga beiram os 20% de participação.

TS%

True Shooting %: é a porcentagem verdadeira de chutes, e vale tanto para times quanto para jogadores. Trata-se de um cálculo que permite contemplar melhor o quão eficiente eles conseguem ser quando arremessam. O índice leva em conta os arremessos de três e dois pontos, além dos lances livres conquistados. Cálculo: PTS/(FGA + 0,44xFTA)

Net Rating

O Net Rating determina o rendimento de uma equipe a cada 100 posses. É calculado a partir do saldo entre o Offensive Rating (número de pontos marcados a cada 100 posses) e o Defensive Rating (número de pontos sofridos a cada 100 posses). É uma forma que os estudiosos do jogo encontraram para avaliar, de uma maneira geral, o rendimento de equipes sem ter uma visão distorcida pelos diferentes ritmos de jogo impostos por cada uma.

USG%

A usage % é uma estimativa criada para determinar a porcentagem de jogadas de um time utilizadas por um jogador enquanto ele esteve em quadra.

Win Shares

As contribuições em vitórias (win shares) de cada jogador procuram medir o impacto de um atleta no número total de vitórias de uma equipe na temporada. Em outras palavras, quantos triunfos a mais aquele time teve na temporada por ter aquele jogador em seu elenco. A soma de todas as participações em vitórias de um elenco em uma temporada resultam aproximadamente no número de vitórias do time naquele ano. O índice vem de um complicado cálculo desenvolvido pelo basketball-reference e busca medir o quão importante um jogador foi para a campanha da equipe. as participações em vitórias.

Offensive Win Shares, Defensive Win Shares

Funcionam como as participações em vitórias normais, mas são resultado de um cálculo estabelecido para determinar o impacto unicamente ofensivo ou defensivo de um jogador no número total de vitórias de uma equipe na temporada.

TRB%

É a porcentagem de rebotes disponíveis que um jogador consegue pegar enquanto está em quadra.

AST%

É a porcentagem de cestas feitas com assistências de um jogador enquanto ele está em quadra.

TOV%

É a porcentagem de turnovers a cada 100 posses utilizadas por um jogador.

BLK%

É a porcentagem de arremessos que um jogador bloqueia enquanto está em quadra.

--

--