Habemus série

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readMay 13, 2015
harden cooking

Enfrentando pela primeira vez no ano um jogo de eliminação (o famoso “win or go home”), o Houston Rockets respondeu à pressão com uma grande exibição dentro de casa e reabriu a série contra o Los Angeles Clippers. A vitória por 124 a 103 foi comandada por James Harden e Dwight Howard, que assumiram a responsabilidade e jogaram com a agressividade que os Rockets precisavam para diminuir a liderança de LA na série para 3 a 2.

Harden finalmente desabrochou no confronto contra os Clippers, e adicionou um triplo duplo para Houston. Foram 26 pontos, 10 assistências e 11 rebotes para o homem da barba, que liderou o time texano ofensivamente. Seu companheiro, Dwight Howard, não ficou para trás, e adicionou 20 pontos e 15 rebotes à súmula.

O grande jogo 5 dos Rockets começou, contudo, em um jogador adversário. O pivô DeAndre Jordan teve seu pior desempenho na série. Pendurado precocemente com problemas de faltas, teve de sair de quadra e abriu o caminho para o triunfo dos Rockets. Sem a presença de Jordan no garrafão, os Clippers foram atropelados na batalha pelos rebotes. Foram 58 de Houston e apenas 39 da equipe californiana, apesar dos 16 de Blake Griffin e dos 11 de Jordan em seu pouco tempo de quadra.

Com muito mais domínio nos rebotes, Houston passou a aproveitar melhor as oportunidades de contra-ataque, e, sem ser forçado a armar o jogo em meia-quadra, seu ataque fluiu melhor. Só em disparadas em velocidade nesse tipo de lance foram 17 pontos, contra apenas 3 de Los Angeles. Esse número inflou a pontuação dos Rockets dentro do garrafão, que chegou a 64 pontos na partida (contra-ataques geralmente são concluídos com bandejas e finalizações de perto do aro).

E nem sempre os ataques rápidos surgiam após arremessos errados. James Harden usou diversas vezes a pressa para pegar a defesa dos Clippers desarrumada e descolar um arremesso aberto, como nessa bola de 3 de Jason Terry.

Sem Jordan para ajudar na defesa de cobertura, limitando as suas conclusões no aro, Harden se sentiu muito mais livre para trabalhar com infiltrações em meia quadra, pontuando e cavando faltas. Tendo a ameaça da penetração pela área pintada dos Clippers, James Harden encontrou mais espaço para trabalhar seus arremessos de meia e longa distância, apesar dos chutes de 3 não estarem caindo (1–8 no jogo). Veja como, apesar de sua considerável agilidade, JJ Redick recua para não dar a infiltração a Harden. Aí então, quando o camisa 13 armou o tiro de média distância, já era tarde demais.

O Los Angeles Clippers teve como destaque mais uma grande atuação de Blake Griffin, que terminou o jogo com 30 pontos e 16 assistências, tendo que atuar mais vezes como o jogador mais alto do time em quadra. A série retorna para Los Angeles totalmente aberta na próxima quinta-feira. Depois de uma vitória incontestável dos Rockets no jogo 5, não há como duvidar de qualquer resultado no jogo 6. Principalmente se Harden e Howard forem tão incisivos como foram nesta partida.

--

--