KD, Griffin, Harden e Curry: o esboço dos EUA para o Rio em 2016

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readJul 27, 2015
team usa

A aproximadamente um ano dos Jogos Olímpicos de 2016, a seleção dos Estados Unidos, comandada pelo técnico Mike Krzyzewski, o “Coach K”, terá uma espécie de campo de treinamentos no próximo mês de agosto. Cerca de 40 jogadores se apresentarão em Las Vegas para demonstrar o interesse em participar da competição, que é o que vai realmente ser analisado nesse momento. Semanas da concentração, alguns jogadores já estão confirmando suas presenças.

De acordo com a ESPN americana, o ala-pivô Blake Griffin, do Los Angeles Clippers, estará presente nos treinamentos para manifestar sua vontade de disputar as Olimpíadas. O jogador não esteve nos jogos de Londres, em 2012, nem na Copa do Mundo da Espanha, em 2014, por conta de lesões. Não há notícias sobre a participação ou não de seu companheiro de equipe, Chris Paul, mas o armador disse, há aproximadamente dois anos, estar aberto a novas oportunidades na seleção.

Outro que, segundo a ESPN, treinará com a seleção norte-americana é o ala-armador James Harden, do Houston Rockets. Harden, que participou da campanha do título da Copa do Mundo da FIBA de 2014, foi o jogador que mais minutos jogou na última temporada da NBA (2.981), mas marcará presença nos treinamentos. Nem todos os atletas que irão ao campo de treinamentos entrarão em quadra, uma vez que o foco é notar que jogadores querem fazer parte da missão olímpica.

Quarteto campeão quer jogar

O Golden State Warriors conquistou a NBA há poucos meses, mas os campeões não querem saber de descanso. Os quatro titulares elegíveis da equipe (Andrew Bogut é australiano) devem fazer parte do grupo de jogadores em Las Vegas. Além do MVP Stephen Curry, os alas Klay Thompson e Harrison Barnes e o ala-pivô Draymond Green pretendem defender o país no torneio. Curry e Thompson estiveram com o time do Coach K na Espanha em 2014.

A ideia, na verdade, é revisitar o elenco campeão na Espanha com a adição de jogadores mais experientes e novos talentos. Por isso, atletas como Anthony Davis, Chandler Parsons, Derrick Rose, Mason Plumlee, John Wall, DeMar DeRozan, Andre Drummond, Kyrie Irving, DeMarcus Cousins e Bradley Beal são esperados em Las Vegas. Entre as novidades, figuram, por exemplo, os armadores Michael Carter-Williams e Mike Conley, além dos alas Kawhi Leonard, Jimmy Butler e Gordon Hayward.

Mesmo após quebrar a perna em um amistoso pela seleção em 2014, Paul George, do Indiana Pacers, é outro que mantém viva a esperança de jogar no Rio. “Eu sempre sonhei em erguer a medalha de ouro. É uma meta pessoal, é algo que me motiva”, afirmou. Por outro lado, cortado na última seleção para a Copa do Mundo por critérios técnicos, o armador Damian Lillard não irá para Vegas esse ano. “Eu fui em outras oportunidades. Ano passado me cortaram, então eu não me vejo dentro do projeto”, afirmou.

Veteranos se interessam, mas LeBron deve ficar de fora

kevin durant team usa

A quantidade absurda de jovens talentos não fará com que os Estados Unidos abram mão de jogadores mais experientes para liderar a equipe. Apesar de lesionados, os alas Carmelo Anthony e Kevin Durant e o ala-pivô Kevin Love devem ir a Las Vegas para demonstrar o desejo de disputar os Jogos Olímpicos.

Dispensado da Copa do Mundo para resolver a sua vida na NBA (já que estava envolvido em negociações de renovação e troca), Love afirmou, em 2014, que adora defender o seu país. “É uma chance que espero ter novamente em 2016”. Outro que pode aparecer como surpresa entre esses jogadores é o pivô Dwight Howard, do Houston Rockets, que queria jogar a Copa do Mundo no ano passado, mas acabou não participando para manter-se saudável.

Para o fã brasileiro que espera ver LeBron James em terras cariocas, as notícias não são tão animadoras. Embora não tenha confirmado oficialmente a sua ausência em 2016, o ala não é esperado na relação de jogadores disponíveis para a disputa. Em busca do número máximo de títulos da NBA e se aproximando de uma idade elevada, a tendência é que LeBron descanse com suas duas medalhas de ouro no peito (Pequim, 2008, e Londres, 2012) e se preserve para as temporadas da NBA. Um dos jogadores mais populares em atividade, Kobe Bryant é outro que não virá. O armador declarou que seu tempo na seleção já passou e, com problemas de lesão, pode ter se aposentado até a competição.

Sendo assim, a relação dos jogadores que provavelmente aparecerão para os treinamentos inclui, até aqui:

Armadores: Derrick Rose, John Wall, Stephen Curry, Bradley Beal, Mike Conley, Michael Carter-Williams, James Harden, DeMar DeRozan, Kyrie Irving, Klay Thompson

Alas: Kevin Durant, Paul George, Carmelo Anthony, Blake Griffin, Draymond Green, Harrison Barnes, Gordon Hayward, Chandler Parsons, Jimmy Butler, Anthony Davis, Kenneth Faried

Pivôs: Mason Plumlee, Andre Drummond, DeMarcus Cousins

--

--