Lillard revive os Blazers

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readApr 28, 2015
lillard dame

As coisas finalmente correram bem para Damian Lillard na série de primeira rodada dos playoffs contra o Memphis Grizzlies. Sem a presença de Mike Conley o atormentando, o armador fez ótimo jogo e evitou a varrida dos Grizzlies no confronto, liderando o Portland Trail Blazers na vitória por 99 a 92. Os Blazers conquistaram seu primeiro triunfo na temporada contra Memphis (foram sete derrotas antes). Com liderança do Grizzlies por 3 a 1, a série volta para a terra de Elvis, com Portland precisando surpreender novamente e manter o confronto em aberto..

Os Grizzlies chegaram a vencer o jogo por 10 pontos de vantagem no último quarto, mas o técnico David Joerger resolveu ousar de forma inusitada. O treinador colocou Jon Leuer no garrafão da equipe por 2 minutos. Foi o suficiente para Portland fazer uma corrida por 6 a 0, voltar ao jogo e inflamar a torcida no Moda Center. Não acabou nada bem para os visitantes.

O time da casa cresceu demais e logo empatou o jogo mesmo com a volta dos titulares de Memphis. Na hora da decisão, Lillard apareceu, como de costume. Acertou uma bela bola de 3 e ainda cavou uma falta. Jogada de 4 pontos. Após isso, uma certeira bola de 3 de McCollum deixou os Grizzlies atordoados.

Mike Conley fez uma falta tremenda para Memphis. Lillard teve muito mais espaço para trabalhar e isso se reflete em seus 32 pontos e 7 assistências. Além disso, a equipe parecia um pouco perdida em sua saída para a criação de jogadas, com sua movimentação de bola prejudicada. Conley fornece aos Grizzlies uma defesa qualificada e um ataque armado de forma inteligente e móvel. Sem ele, os Grizzlies tiveram que se virar com Nick Calathes, que é muito esforçado e arremessa com qualidade quando livre, mas não consegue armar com muita qualidade e às vezes parece um pouco perdido na criação de jogadas. A outra opção era Beno Udrih, que não fez um jogo muito bom no último quarto e mais afundou o ataque de Memphis, parando a bola para lances individuais.

CDpkziMW8AAtqQh

Pelos Blazers, o ala-pivô Meyers Leonard se apresentou como uma boa válvula de escape na partida. Ele foi responsável por espaçar a quadra, e o fez de forma eficiente, principalmente no segundo quarto (Leonard foi menos eficiente no segundo tempo, com uma marcação mais atenta). Ao todo, foram 13 pontos (incluindo três bolas de 3) e 13 rebotes. Mais uma atuação assim seria importante para as pretensões dos Blazers no jogo 5. Outro jovem, o armador CJ McCollum continuou o bom momento nos playoffs e contribuiu com 18 pontos.

O Memphis Grizzlies espera fechar a série na quarta-feira e evitar dores de cabeça. Não se sabe ainda se Mike Conley já poderá voltar. Zach Randolph precisa aparecer de forma mais eficiente, diferente de como se apresentou neste jogo 4. Os Blazers não têm mais nada a perder e, se roubarem o jogo, colocam vida na série. É uma situação adversa e, a julgar pelo potencial de Lillard e cia. nesses momentos, o jogo 5 deve ser bem interessante.

--

--