Milos Teodosic: “Quero ir para a NBA”

140912202523-20140912-milos-tedosic-postgame-1200x672

O armador sérvio Milos Teodosic nunca pareceu interessado muito interessado na ideia de sair da Europa e atuar na NBA. Agora, isso parece ter mudado. Em entrevista ao Eurohoops, Milos falou sobre Rio 2016, sua temporada no CSKA Moscow, a seleção da Sérvia, e finalmente mostrou interesse em jogar por uma franquia da liga americana.

No passado, sentia que jogar na NBA não era algo perto de mim. Agora penso nisso. Quero viajar para os Estados Unidos, jogar na NBA e competir com os melhores jogadores do mundo. Talvez esteja mais pronto mentalmente e na quadra agora. Sei o que posso fazer, acredito em mim e não tenho dúvidas.

Teodosic ainda deixou claro o desejo de jogar em uma equipe com química, planos para ele e competitiva. Agora, a parte problemática. O armador tem mais um ano de contrato no CSKA e pretende honrar o período. Milos não é mais um jovem em início de carreira. Chegar na NBA com 31 anos de idade pode ser um problema.

A qualidade de Teodosic é inegável. Com poucos erros e passes geniais, Milos é uma adição tremenda a qualquer ataque da NBA. Consistentemente, no Rio, ele mostrou que tem cancha para aguentar os melhores armadores do mundo. Na FIBA.

Mesmo armadores com menos qualidade na NBA são mais explosivos e rápidos que na liga internacional. Milos é um jogador mais lento, e dois anos não farão bem para sua falta de capacidade atlética. Ele tem os atalhos da quadra, sabe como poucos controlar o jogo e orquestrar um sistema ofensivo. Ainda assim, será difícil que alguém dê a ele as chaves do ataque de uma franquia, como titular, logo de cara. Resta saber se o armador aceitará ser banco pelo sonho de jogar na NBA. Aceitando, poderá aumentar a qualidade de qualquer time da liga.