Mundo do basquetebol perde lenda Moses Malone

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readSep 13, 2015
mo 1

Nunca é fácil dar adeus aos lendários membros da família NBA. Moses Malone, o Chairman of the Boards, faleceu aos 60 anos de idade. Segundo Calvin Murphy, ex companheiro de equipe e amigo, Moses faleceu enquanto dormia, esta noite. Moses e Murphy jogavam em um torneio de golfe em Norfolk, no estado da Virgínia.

Moses foi um jogador dominante, principalmente na tábua ofensiva. Poucos dominaram um garrafão como Moses. Da ABA até a NBA, todos sentiram o que é jogar contra um pivô de verdade.

Moses venceu um título com o Philadelphia 76ers em 1982–83. Antes dos playoffs, ele declarou que os Sixers venceriam a pós-temporada em Fo’ Fo’ Fo’, ou seja, varreriam as três séries até o título. Como eles perderam uma partida para o Milwaukee Bucks, terminou sendo Fo’ Fi’ Fo’, como corrigiu Moses.

Com 29.580 pontos ele é o oitavo maior pontuador da história da NBA e terceiro na lista de reboteiros, com 17.834.

Foram duas temporadas na ABA, com o Utah Stars e o Spirit of St Louis, 19 temporadas na NBA, passando por Buffalo Braves, Houston Rockets, Sixers, Washington Bullets, Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks, Sixers novamente, encerrando a carreira no San Antonio Spurs.

Neste tempo, Moses foi selecionado para o time de novatos da ABA e para o time de Todos os Tempos da ABA, foi MVP da temporada regular três vezes, MVP das Finais uma vez, selecionado para o Jogo das Estrelas por 14 vezes (duas delas na ABA), quatro vezes para o All-NBA First Team, quatro para o All-NBA Second Team, uma vez para o primeiro e uma vez para o segundo time de defesa, foi o líder de rebotes da NBA em seis temporadas.

Muito obrigado pelas memórias, Moses. Descanse em paz. Você foi cedo demais, mas nunca será esquecido.

--

--