NBA 2K17: trailer FRICTION e impressões de gameplay

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readAug 23, 2016
Screenshot_31

Como esperado, foi só os Jogos Olímpicos acabarem, que as informações sobre o NBA 2K17 começaram a aparecerem. Primeiro, foi o trailer FRICTION, que chegou pela manhã de segunda-feira. Depois, as primeiras palavras sobre o gameplay apareceram.

Como de costume, os trailers iniciam não mostram o game em si, é mais para chamar a atenção e criar um hype. Mesmo assim, deu pra ver algumas novidades.

Novos rostos em novos lugares

BeFunky Collage

Derrick Rose no New York Knicks, Kevin Durant no Golden State Warriors, Rajon Rondo no Chicago Bulls, Pau Gasol no San Antonio Spurs, Dwyane Wade também nos Bulls e Dwyght Howard no Atlanta Hawks são alguns dos jogadores que receberam atenção.

Trombadas

Apesar de não focar em gameplay, deu para notar algumas coisas. Muitas trombadas, choques, interação física. Parece ser algo que o jogo tentou evoluir bastante, mais sobre na parte de gameplay.

Novidades

BeFunky Collage 2

Aquecimento, mascotes jogando camisetas, cheerleaders fazendo mais do que dançando, enterradas com trampolim nos intervalos. Só falta saber se a Red panda foi adicionada também.

Patches

BeFunky Collage 3

Como o NBA 2K17 acaba furando surpresas de equipes todos os anos, dá para se esperar patches de 70 anos para os Knicks e Warriors e 50 para os Pacers. E, pelo jeito, finalmente acertaram o tom de azul dos Knicks. Nada de licença para o Madison Square Garden.

Gameplay

O Polygon teve chance de testar o NBA 2K17 e escreveu sobre o que viu. Aqui está a reportagem completa, mas vou destacar e falar sobre o que mais me chamou a atenção.

“Melhoras no posicionamento defensivo ficaram claras em meu tempo com o jogo. [Produtor Sênior, Rob] Jones falou que tocos acontecem de maneira mais realista esse ano, vindo da ajuda defensiva, o que é uma filosofia fundamental do basquetebol”, escreveu Samit Sarkar. “Roubadas pareciam ao acaso em quase todos jogos de basquete feitos, mas no NBA 2K17, a oportunidade de fazer jogadas está em suas mãos”.

É uma coisa que muitos games tentaram fazer, nenhum conseguiu até agora. Roubar bolas é algo sem habilidade nenhuma, normalmente. Apenas sorte. Se o NBA 2K17 permitir que possamos ver o momento de roubar uma bola e recompensar, sem exageros, quem tomou a decisão na hora certa, será uma revolução.

Ver uma melhora na ajuda defensiva é essencial. Quantas vezes alguém driblou a defesa de perímetro e teve espaço aberto para a enterrada por que ninguém ajudou?

“Você podia escolher o tipo de bandeja antes, mas não podia decidir se queria subir com força ou passar pelo lado de alguém”

Quem gosta de usar armadores como Kyle Lowry e Deron Williams isso é música para os ouvidos. Até hoje foi difícil realmente usar jogadores que dependem da força para chegar ao aro, com armadores esse problema era maior ainda. #BULLYBALL começou.

Parece que o sistema de fatiga mudou também. Até o NBA 2K17, a maneira de mostrar o cansaço virtual era diminuir as habilidades. O novo sistema deve penalizar melhor quem aperta o turbo o tempo inteiro. Para quem joga contra outros seres humanos, seja online ou ao vivo, em casa, como na velha escola, é algo que pode mudar a maneira de jogar, substituir, etc.

Ainda são poucas informações, mas já deu para ficar ansioso com o NBA 2K17. Espero que os desenvolvedores tenham feito tudo com sucesso. O melhor jogo eletrônico esportivo parece ter ficado ainda melhor.

--

--