[NBA Finals 2015] A glória para a melhor equipe: Warriors se sagram campeões da NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJun 17, 2015
champions 1024

Stephen Curry olhou para o teto da Quick Loans Arena como se não acreditasse no que acabara de fazer. Deu um beijo em sua filha, Riley, que, com a cara inchada de sono, demorou a esboçar um sorriso. O silêncio dos torcedores de Cleveland dizia mais do que qualquer placa, anúncio ou gravação: o Golden State Warriors derrotou o Cleveland Cavaliers em seis jogos e, com uma vitória por 105 a 97, se tornou o campeão da NBA em 2014–2015. Foram meses de um trabalho árduo e muito bem realizado para, 40 anos depois do último título, os Warriors conquistarem os anéis de campeões outra vez. Sem qualquer asterisco, sem nenhum “mas”, o melhor time disparado durante todo o ano conquistou o título de maneira incontestável.

O jogo começou com uma liderança precoce dos Warriors, que só foi virada no começo do segundo tempo. Os Cavs castigaram bastante Golden State com o jogo de garrafão de Timofey Mozgov e Tristan Thompson. LeBron James não teve um de seus dias mais eficientes, mas não pôde contar com dias bons de seus jogadores de perímetro, como JR Smith, Iman Shumpert e Matthew Dellavedova. Ainda assim, o Rei terminou com 32 pontos, 18 rebotes e 9 assistências. Pelos Warriors, brilhou Draymond Green, com um triplo-duplo, 16 pontos, 11 rebotes e 10 assistências.

O jogo 6 das Finais foi uma boa síntese da participação dos Warriors na temporada da NBA. Mesmo diante de um enorme desafio, Golden State apresentou soluções para todos os problemas enfrentados. Nem mesmo a sede de vitória de LeBron foi suficiente. Nem mesmo o tamanho e a imposição física de Mozgov, os problemas de faltas dos marcadores de perímetro, o volume ofensivo que os Cavs tentaram impor no início do último quarto. Foram 83 vitórias ao todo, somando temporada regular e playoffs. Os donos da melhor defesa e do segundo melhor ataque da NBA atropelaram seus adversários na pós-temporada e mostraram, com muitas versatilidade e respostas a todo momento, o porquê de terem vencido tanto ao longo do ano.

O Jogador Mais Valioso das Finais foi Andre Iguodala. O ala, que começou a série como reserva, foi o grande fator para a virada dos Warriors. Com excelente marcação em LeBron James e regularidade no ataque, o veterano tomou a série para si e garantiu o título para a franquia de Oakland. Na partida decisiva, teve 23 pontos, 5 assistências e 4 rebotes. Iguodala foi o primeiro MVP das Finais a não ser titular em nenhum jogo da temporada regular e o primeiro a sair do banco em pelo menos uma partida na série decisiva. Andre recebeu 7 votos para a premiação, e foi seguido por LeBron, que terminou na segunda colocação, com 4. Stephen Curry não recebeu nenhum.

iguodala mvp

O armador, por outro lado, terminou o jogo com 22 pontos, 8 assistências e 5 rebotes. Com o título, Curry se junta a um seleto grupo de jogadores que conquistaram títulos em sua primeira temporada regular como MVP. Além dele, outros cinco atletas conseguiram tal feito, o último deles, Shaquille O’Neal, em 1999–2000. O título também marca o segundo campeonato conquistado por um brasileiro na NBA. Leandrinho Barbosa se sagrou campeão pelos Warriors um ano depois de Tiago Splitter levar um anel pelo San Antonio Spurs.

Nas Finais, venceu a equipe mais completa, mais organizada e mais talentosa. O trabalho extraordinário de LeBron não foi suficiente para superar o trabalho de um elenco inteiro modelado para esse objetivo. O basquetebol total dos Warriors é impressionante assim. Avassalador, eficiente e revolucionário, no que diz respeito às maneiras de jogar e do sistema escolhido. Tudo isso sob a batuta de Steve Kerr, um técnico novato. Não havia melhor lugar para o troféu Larry O’Brien repousar do que em Oakland nesse verão.

--

--