[NBA Finals 2015] Que comecem os Jogos!

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readJun 5, 2015
slide_430852_5594932_compressed

O Jogo 1 das Finais da NBA teve de tudo. Um início assustador do Cleveland Cavaliers, um retorno clássico do Golden State Warriors, Good J.R. Smith, Bad J.R. Smith, Kyrie Irving defendendo bem, LeBron James com um jogo imponente, Stephen Curry fazendo coisas de MVP, Andre Iguodala colocando o time nas costas, até prorrogação. No tempo extra, os Cavs fizeram apenas dois pontos (juntam-se ao Detroit Pistons, em 2004, como times que menos pontos fizeram na prorrogação de uma partida das Finais) e os Warriors venceram o jogo por 108 a 100.

A única notícia ruim do Jogo 1 foi a possível lesão de Irving. O armador dos Cavs sentiu o joelho esquerdo e deixou a partida. Mais exames nesta sexta-feira.

Curry terminou com 26 pontos, oito assistências, quatro rebotes e duas roubadas de bola. LeBron respondeu com 44 pontos, sua melhor marca nos Playoffs, em 38 arremessos, oito rebotes e seis assistências.

O descanso e o nervosismo deixaram os Warriors presos no início do jogo. Com a experiência de James, os Cavs saltaram no pescoço da vítima. JR e LeBron foram os destaques dos Cavs. Sim, acabei de escrever que JR foi destaque em uma partida das Finais da NBA. Fiquei perdido. Pelo bem da minha sanidade mental, JR voltou ao normal e terminou convertendo três de 13 arremessos.

Golden State equilibrou o jogo no segundo quarto. Curry teve 100% de aproveitamento no período. A partir daí, os times trocaram golpes e lideranças durante todo o tempo. O maior erro do treinador dos Cavs, David Blatt, foi ter encurtado a rotação demais. Apenas Smith (34:21 minutos), James Jones (17:05) e Matthew Dellavedova (9:23) deixaram o banco de reservas. O cansaço do time titular, principalmente James, pesou.

No final, com o atual MVP e o tetra-MVP (será que pega? Bi-MVP, tri-MVP, etc? Espero que não) trocavam arremessos nos últimos minutos. LeBron converteu de 3 pontos, Curry de dois. Foi então que uma jogada de reposição poderia dar a vitória para os Warriors. Curry saiu um pouco antes, perdeu o corta-luz e isso foi essencial para os Cavs. Sem ter que lutar contra o corta-luz, Kyrie teve tempo para a recuperação e deu um toco lindo no MVP.

James ainda teve a chance de ter o último arremesso do tempo regulamentar. Ele tentou atacar Iguodala, mas a maravilhosa defesa do Warrior forçou o fadeaway do perímetro de James, que encontrou o aro. Basquetebol de graça!

O tempo extra foi terrível com os Cavs. Cleveland não conseguiu converter nada, pontuando apenas nos segundos finais. Golden State também converteu apenas um arremesso de quadra, mas forçou faltas, chegando até a linha de lance-livre, principalmente com Curry.

O grande trunfo dos Warriors no Jogo 1 será o mesmo do Jogo 2, Jogo 3, Jogo 4 e quantos forem necessários. Enquanto os Cavs possuem LeBron James, os Warriors têm um time. James cansou no final. Os minutos nos quais o segundo time dos Warriors manteve a equipe no jogo voltaram para dar gás aos titulares, descansados, no final.

--

--