NBA Playoffs 2016: Cavs x Hawks

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readMay 2, 2016

Um ano depois de decidir as Finais da Conferência Leste, Cleveland Cavaliers e Atlanta Hawks voltam a se enfrentar pelos playoffs da NBA. Desta vez na segunda rodada, pode ser a verdadeira final do Leste esse ano. Apesar da força do Miami Heat, as irregularidade do time e do Toronto Raptors leva a crer que os Hawks são os mais capazes de dar problemas aos Cavs no Leste.

Ao contrário dos últimos playoffs, quando os Cavs não tinham Kevin Love e Atlanta perdeu Kyle Korver, dessa vez as equipes estão inteiras para o confronto. Em relação ao ano anterior, a única grande perda foi a do ala DeMarre Carroll, que deixou Atlanta para se juntar aos Raptors. Cleveland venceu todos os três jogos entre as equipes durante a temporada regular, ainda que tenha tido o desfalque de Kyrie Irving em uma delas.

Para chegar a esta fase, os Cavs, que terminaram na primeira colocação, eliminaram o Detroit Pistons em quatro equilibradas partidas. Já o Atlanta Hawks precisou de seis jogos para bater o Boston Celtics.

Por que Cleveland vence?

lebron-james-kent-bazemore-nba-cleveland-cavaliers-atlanta-hawks

O Atlanta Hawks teve a segunda melhor defesa da NBA na temporada regular, atrás apenas do San Antonio Spurs, em um ano histórico. Mas o quanto isso pode atrapalhar realmente o ataque dos Cavs? Até aqui nos playoffs, Cleveland tem trabalhado em sintonia. LeBron abraçou ainda mais o papel de organizador de jogo, encontrando seus companheiros em boa posição com sua excelente visão de quadra. A defesa em cima dele, cada vez mais, deve procurar colocá-lo longe do garrafão, com algo próximo ao que os Spurs fizeram com Russell Westbrook no jogo 1 da série semi-final no Leste. Encher o garrafão para forçá-lo a chutar de média e longa distância. Com vários chutadores no time, porém, LeBron deve saber usar bem isso para encontrar seus companheiros de time.

Ao lado de Kevin Love, LeBron tem feito um trabalho intenso no garrafão. A dupla pode forçar o Atlanta Hawks em uma de suas maiores deficiências: os rebotes. Se a defesa dos Cavs funcionar, muitos ataques podem surgir de rebotes rápidos dos Cavs. Com mais rebotes, mais os Cavs poderão controlar o ritmo da partida ao seu gosto. Ainda que as coisas deem errado, o contra-ataque não apareça, as jogadas de meia-quadra não funcionem e o relógio comece a jogar contra, os Cavs seguem tendo Kyrie Irving. Responsável por encontrar pontos em jogadas individuais e improvisos contra os Pistons, o armador foi o cestinha da equipe na série, com 27,5 pontos por partida. No geral, o nível de talento do Cleveland Cavaliers é simplesmente superior ao dos Hawks. No fim do dia, os Cavs ainda têm LeBron James, Kevin Love e Kyrie Irving, um trio que teve média de 69 pontos por jogo na série contra o Detroit Pistons.

Por que Atlanta vence?

Não será uma missão fácil para os Hawks. Para derrotar os Cavaliers, Atlanta precisará que sua defesa esteja mais letal do que nunca. Recém-adaptado para um estilo de jogo mais condizente com o que pensa o técnico Tyron Lue, Cleveland pode se atrapalhar com as trocas e respostas dos Hawks às suas ações ofensivas. Mas sua principal dinâmica na partida vem de sua dupla de garrafão. Tanto Paul Millsap quanto Al Horford podem sair da área pintada, passar e arremessar muito bem de média e longa distância. Essa pode ser uma boa resposta ao jogo congestionado dos Cavs no garrafão.

O matchup entre Paul Millsap pode determinar boa parte do destino desse confronto. Millsap é um jogador mais veloz que Love, e não deve ter trabalho para acompanhar o ala-pivô nos chutes de 3 com closeouts. O problema está justamente na maneira como ele se comportará se os Cavs forçarem o jogo dentro do garrafão. Há outros duelos interessantes na partida. Uma das peças-chave do time na série contra os Celtics, Kent Bazemore é a diferença entre as atuações do time. Mais alto que a maioria dos jogadores de sua posição, o ala-armador incomoda muito os adversários defensivamente.

Mais do que isso, Jeff Teague é um armador muito mais capaz de parar Kyrie Irving do que Reggie Jackson, do Detroit Pistons. Teague é silenciosamente um dos melhores jogadores da posição na NBA e tem se mostrado bastante sólido defendendo seus adversários. Se ele conseguir evitar muitas das cestas que Kyrie anotou na série anterior, salvando posses ruins dos Cavs, os Hawks terão ainda mais chance na partida.

celtics_hawks_horford_jerebko_041616

--

--