NBA Playoffs 2016: Hawks x Celtics

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readApr 20, 2016
celtics_hawks_horford_jerebko_041616

A série entre Atlant Hawks e Boston Celtics pode ser a mais equilibrada da primeira fase dos playoffs. A única que não fará você pensar “quando a NBA retornará com melhor de cinco na primeira fase?” Por esse motivo, ela deveria receber mais atenção do que provavelmente irá.

Jogo 1: Hawks vs Celtics — 16/04, 20h — SporTV3
Jogo 2: Hawks vs Celtics — 19/04, 20h
Jogo 3: Celtics vs Hawks — 22/04, 21h
Jogo 4: Celtics vs Hawks — 24/04, 19h
Jogo 5: Hawks vs Celtics — 26/04*
Jogo 6: Celtics vs Hawks — 28/04*
Jogo 7: Hawks vs Celtics — 30/04*

*se necessário (confira a programção completa aqui)

A temporada do Atlanta Hawks (4)

Campanha: 48 vitórias e 34 derrotas
Time base: Jeff Teague, Kyle Korver, Kent Bazemore, Paul Millsap e Al Horford
Principais reservas: Dennis Schröder, Thabo Sefolosha, Mike Scott e Kris Humphries
Técnico: Mike Budenholzer
Líderes estatísticos:
– Pontos: Paul Millsap, 17,1 por jogo
– Rebotes: Paul Millsap, 9,0 por jogo
– Assistências: Jeff Teague, 5,9 por jogo

Pela primeira vez em alguns anos, os Hawks parecem prontos na hora certa. Um time que costumava ter seu pico durante a temporada regular, entrando em uma curva descendente na hora dos playoffs, Atlanta fez o contrário nesta temporada.

Al Horford, o âncora

Poucos jogadores fazem tanto, de maneira tão quieta, que acabam não sendo apreciados por muitos. Al Horford é um desses caras. AH é um desses. Ele faz de tudo em quadra, para alguns desdenharem com um desinformado, magoado, “ele não é tão bom”. Enquanto isso, Horford lidera o time com calma. Sem alarde. Quieto mas importante. Como seu impacto no jogo.

Mike Budenholzer, o discípulo

Bud é um discípulo de Gregg Popovich, e isso fica claro no estilo de jogo de seus Hawks. Muito do que o ime usa veio de seus dias com o San Antonio Spurs. Mais uma vez, ele adaptou mudanças do elenco em um dos melhores times do Leste. O desafio de Mike nesta pós-temporada é, mais uma vez, tentar provar que os Hawks pertencem à elite da NBA.

Co-MVP: Paul Millsap

Ao lado de Horford, temos Paul Millsap. Estranho, em meio da revolução da NBA os Hawks tem um garrafão bem tradicional. Millsap mereceu os votos de Defensor do Ano. Até merecia mais. Agora, ele deve provar que pode ajudar seu parceiro a controlar o garrafão e ir longe na temporada.

Os armadores

Poucos times têm o luxo de dois armadores que seriam titulares em muitas equipes. Um deles, luta pelo bicampeonato nesta temporada. Teague e Schröder comandam o ataque dos Hawks com maestria de poucos. pena imaginar que o reserva, logo, deve deixar o time por ares mais livres.

A temporada do Boston Celtics (5)

Campanha: 48 vitórias e 34 derrotas
Time base: Isaiah Thomas, Avery Bradley, Jae Crowder, Amir Johnson, Jared Sullinger
Principais reservas: Marcus Smart, Evan Turner, Jonas Jerebko e Kelly Olynyk
Técnico: Brad Stevens
Líderes estatísticos:
– Pontos: Isaiah Thomas, 22,2 por jogo
– Rebotes: Jared Sullinger, 8,3 por jogo
– Assistências: Isaiah Thomas, 6,2 por jogo

Com um time limitado em talento, os Celtics têm um ótimo treinador e uma sensação. Stevens e Thomas carregam o time com um forte grupo de coadjuvantes. Caso Bradley não possa jogar, o time perde muito. Mas deve lutar mesmo assim.

Isaiah Thomas, a sensação

Thomas explodiu nos Celtics. O armador encontrou um time que sabe usar seus fortes e diminuir suas fraquezas como nenhum em sua carreira. Mesmo com o mantra de que nenhuma parte é maior que o time, Thomas é o que mais se aproxima de ser.

Brad Stevens, neófito

Stevens ainda é jovem e já tem um grande desafio pela frente. Provavelmente Bradley não jogará a primeira fase, deixando o time capenga, sem seu melhor defensor. Assim, Stevens deverá responder o desafio de parar Jeff Teague. Nada virá fácil para Stevens.

Smart o suficiente?

Marcus Smart terá chances de provar, de uma vez por todas, que merece minutos. Ele é um bom defensor. Mas os Celtics precisam de mais dele. Ele será importante demais para diminuir o ritmo dos Hawks, mantendo seu time com chances de vencer.

--

--