NBA Playoffs 2016: Spurs x Thunder

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readApr 29, 2016

O San Antonio Spurs e o Oklahoma City Thunder fazem uma das mais esperadas séries destes playoffs. Com times cheio de estrelas, Spurs e Thunder prometem um grande espetáculo. Na temporada regular os times se enfrentaram quatro vezes, dividindo a série. O time da casa venceu todas as partidas, bom para os Spurs que têm a vantagem de um jogo a mais no Texas.

O Thunder levou uma ligeira vantagem de 3,2 pontos por 100 posses. Na temporada regular, os encontros foram equilibrados. San Antonio descansou sua turma em um jogo, Oklahoma City descansou a sua em outro. Enquanto Thunder levou vantagem em NetRtg, os Spurs forçaram a pior performance ofensiva do Thunder contra qualquer time do Oeste.

Como será nos playoffs?

Por que o San Antonio Spurs vence:

la-sp-thunder-wre0037792277-20160412

Para os Spurs, tudo começa com Kawhi Leonard. Nenhum jogador na NBA marca KD tão bem quanto o silencioso jogador dos Spurs. Com Kawhi no banco, KD converteu 57,7% de seus arremessos, já com o ala texano em quadra, foram pedestres 39,5%. Até os chutes de fora de Durant sofreram com a predatória defesa de Leonard. Apenas 20% dos chutes de Durant de 3 pontos caíram com Kawhi na sua cola. Mas, talvez o mais importante, é que KD não teve sucesso em um único arremesso que tentou criar para cima de Leonard. Durant não converteu nenhum dos chutes sem assistência de um companheiro quando Kawhi jogou.

Para conter a outra estrela do Thunder — Russell Westbrook — San Antonio terá Danny Green. Certamente vocês não esperam que Tony Parker seja o marcador principal de Russ. Seria como uma batalha de rap entre Lupe Fiasco e Soulja Boy. Parker/Soulja seria comido vivo. A tarefa de marcar Westbrook pode tirar Green de seu jogo ofensivo. Após uma temporada regular bem… hum… regular, Green parece ter encontrado seu chute de 3 pontos na série contra o Memphis Grizzlies. O desperdício de energia correndo atrás do armador adversário pode tirar seu foco no ataque. Green é um armador com velocidade suficiente para incomodar Westbrook no perímetro e força suficiente para atrapalhar o armador no post up.

Ofensivamente, LaMarcus Aldridge pode ser o Fator X. Seu principal trabalho será tirar Serge Ibaka de perto da cesta, abrindo caminho para Parker, Leonard e o eterno Tim Duncan Robot™. Nesse mundo de smallball LMA e Duncan fazem uma dupla velha guarda, e têm se entendido melhor do que o esperado nesta temporada.

A maior vantagem dos Spurs não é em nenhum indivíduo, mas sim no esquema coletivo do time. Com muita movimentação de bola, e tempo para ajustes, os Spurs testarão a defesa do Thunder como poucas equipes conseguem. A falta de execução do Thunder no quarto final será a melhor arma para um time que erra pouco, e tira vantagem de qualquer falha adversária.

Porque o Oklahoma City Thunder vence:

gamerecap_spurs_151028

O Show de KD & Russ. O Thunder tem ao seu dispor a melhor dupla da NBA. Ninguém mais tem uma combinação de explosão, habilidade, arremesso como os dois principais jogadores de OKC. Enquanto KD terá as mãos cheias com Leonard, caberá a Westbrook quebrar a sólida defesa dos Spurs. Com sua velocidade, Russ terá oportunidade de passar pela primeira linha da melhor defesa da NBA, abrindo espaços para os companheiros. Enes Kanter estará pronto para se esconder atrás da ajuda defensiva, esperando passes do armador. Caso a ajuda não chegue, Russell é um dos melhores atacando o aro. Caso controle o ímpeto de forçar arremessos de fora, Russell pode ser responsável por uma vitória na série. Atacar a defesa dos Spurs é preciso.

Durant tem que achar uma maneira de ser efetivo quando Leonard estiver em quadra. Apesar da eficiência de Kawhi na marcação da temporada regular, nada faz crer que ele possa conter KD por uma série inteira. Um dos melhores jogadores da NBA, Durant certamente tem habilidade para encontrar seu melhor jogo, mesmo contra o DPOY. Mesmo errando, no entanto, KD pode chamar a atenção da defesa dos Spurs o suficiente para desmarcar companheiros. Então chute, Durant. Chute como se a série dependesse disso. Porque, tipo, meio que depende.

OKC precisa de Kanter e Ibaka na série. Defensivamente, eles têm o importante trabalho de marcar TD e LMA e proteger o aro contra Parker, Manu Ginobili e Leonard. Ofensivamente, Kanter sabe como aproveitar as investidas de Westbrook com um excelente posicionamento atrás da ajuda defensiva. Ibaka, arremessando bem, pode tirar Aldridge de perto do aro, facilitando o trabalho de Westbrook e KD. Mas, o mais importante, os dois — junto com os donos do show — devem limitar ao máximo que jogadores que não devem arremessar, arremessem.

--

--