NBA Playoffs 2016: uma varrida, uma série dura

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readMay 9, 2016

Enquanto o Cleveland Cavaliers varreu o Atlanta Hawks — mais uma vez — dos playoffs, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder seguem fazendo uma das melhores séries dos playoffs. A noite de ontem na NBA.

Cleveland Cavaliers 100–99 Atlanta Hawks, Cavs venceram a série por 4–0

-4593ddbfccf1ae70

Com a história jogando contra — vamos falar de novo, nenhum time na história da NBA virou um 3 a 0 — os Hawks bem que tentaram. O time mostrou que desejava vencer e seguir vivos na série. Mas, no final da história, o time foi varrido pelos Cavs pela segundo pós-temporada consecutiva.

Com poucos ajustes defensivos da parte dos Hawks, Cleveland manteve a chuva de chutes dos 3 pontos. Não foram os 25 de dois jogos atrás, mas os Cavs acabaram com 16 bolas de 3 convertidas. Dez delas só no primeiro tempo. Mesmo assim, o time passou por um susto.

No final do jogo, o treinador Mike Budenholzer preferiu Dennis Schröder no lugar de Jeff Teague. Difícil adivinhar o que a escolha significa para o relacionamento Teague-Hawks, já que, existem rumores de que o armador está de malas prontas. Para o jogo, significou Schröder colocando os Hawks na frente por um ponto com pouco menos de dois minutos para o final.

A resposta veio rápida, e com um pouco de sorte, de LeBron James. Em uma bandeja de James, Paul MIllsap acabou dando o toco na descendente, empatando a partida. Schröder tentou colocar os Cavs na frente novamente, mas foi parado por Tristan Thompson.

LeBron converteu um arremesso marcado por Millsap e o armador alemão fez mais uma bandeja, cortando a vantagem dos Cavs para um ponto. Atlanta ainda teve a chance de vencer no último segundo, mas a jogada foi quebrada e o arremesso emergencial de Millsap não encontrou o fundo do aro.

Agora os Cavs esperam o vencedor de Miami Heat e Toronto Raptors para as finais da Conferência Leste.

San Antonio Spurs 97–111 Oklahoma City Thunder, a série está empatada em 2–2

hi-res-80ee7e2cf92132817fdc7227d0df807c_crop_exact

A vitória do Thunder sobre os Spurs mostrou duas coisas que estavam óbvias há um bom tempo. OKC, quando focado na defesa, tem o potencial de ser um dos melhores times da NBA. Com a queda de produção de seu trio — Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili — os Spurs, cada vez mais, focam em jogadas de isolação com Kawhi Leonard e LaMarcus Aldridge, deixando de lado o movimento de bola que costumou tontear adversários.

Kevin Durant mostrou que não é um cara bonzinho. Em um momento da partida, Russell Westbrook perguntou “Kev, quer que eu tente marcar Kawhi?”, só para ouvir KD prometer que tinha Leonard na sua mira. O que aconteceu? Durant fez o que prometeu. Em um momento crucial da partida, forçou Leonard a tentar um fade away muito bem marcado pelo ala do Thunder.

O tão criticado companheiro de Durant, Russell Westbrook, ajudou com mais assistências do que todo o time dos Spurs. Westbrook não tem chutado bem na série, muita vezes perdendo o controle. Mas é o ônus de ter um jogador tão agressivo e com tanta energia quanto ele. Ontem, Westbrook mostrou que pode controlar o ataque do time, mesmo não pontuando.

No final, foi muito Durant para os Spurs. O ala fez 16 dos seus 41 pontos no quarto final, não errando arremessos. Com o domínio de seu líder, o Thunder fechou o jogo com uma corrida de 21 a 10, empatando a série e mostrando que podem ser um dos times de elite da NBA.

O Jogo 5 será na terça-feira, de volta ao Texas.

--

--