NFL retorna com vitória acirrada dos Broncos

The GOAT
thegoatbr
Published in
5 min readSep 9, 2016
cr4ze3nxgaa6x8y-jpg-large

Após meses de espera, finalmente ela está de volta. A NFL voltou nesta quinta-feira com a reedição do Super Bowl 50 entre o atual campeão, Denver Broncos, em sua casa, o Mile High, contra o Carolina Panthers. Novamente, a equipe de Denver saiu por cima, mas dessa vez com uma dificuldade bem maior do que o SB50, com um triunfo de 21x20, com direito a field goal errado de Graham Gano, kicker dos Panthers, a 9 segundos do fim da partida.

Ambos os times chegam a esta temporada com mudanças importantes em seus elencos. O time do Colorado não conta mais com o seu QB Peyton Manning, que anunciou a sua aposentadoria após a sua última grande conquista. Brock Osweiler, seu imediato substituto, e que fez sólidas aparições na temporada regular passada, levou os seus talentos para Houston. Sobrou para Trevor Siemian, fazendo sua estreia como titular na liga, carregar o peso de um campeão. Já o time de Charlotte perdeu, talvez, seu maior ícone defensivo. Josh Norman foi para Washington e deixou a secundária dos Panthers bem menos letal.

Cam Newton fez uma boa partida. Não foram os números que se viu normalmente na temporada passada, mas analisando os fatores e problemáticas desta abertura, como a forte pressão da defesa adversária e uma estreia nervosa contra o time que o bateu no último Super Bowl, é justo avaliar que ele foi bem, inclusive deixando o time em posição de vencer o jogo no final, não fosse pelo bizarro chute de Graham Gano de 50 jardas para bem longe do Y. Há também de se pontuar a ótima participação de todos os elementos defensivos dos Broncos durante a partida. Por exemplo, Chris Harris Jr. que forçou uma intercepção em Newton e Aqib Talib, responsável por várias ótimas coberturas, como esta, já em momentos decisivos:

ezgif-1946860148

Claro, é impossível comentar a defesa dos Broncos sem falar de DeMarcus Ware e Von Miller. O primeiro terminou a partida com 1,5 sacks e o segundo com 1 sack, este no último drive dos Panthers, que poderia ter sacramentado mais cedo a vitória da equipe da casa não fosse uma falta boba que reviveu as esperanças de Cam e companhia. Miller foi criticado, principalmente no primeiro tempo, por não conseguir quebrar o muro construído por Mike Remmers. Mesmo assim, vários momentos de pressão foram criados pela defesa, inclusive pelo próprio Miller, atrapalhando a produtividade do atual MVP, Cam. No segundo tempo, Miller começou a achar mais espaços e chegar cada vez mais próximo de Cam, até conseguir de fato atingi-lo.

Se a resiliência da defesa dos Broncos os manteve vivos num jogo difícil, principalmente quando o time caiu num buraco de 10 pontos de desvantagem e três turnovers, foi a força de vontade e foco de Siemian que acendeu o fogo da equipe do Colorado. Apesar das duas interceptações, o QB buscou forças para manter-se vivo no jogo e nunca chegou a de fato se perder, o que é algo muito comum em inexperientes atletas. Siemian buscou manter a cabeça no lugar e conseguiu abrir o jogo o suficiente para deixar CJ Anderson brilhar. O RB correu para 92 jardas em 20 carregadas, além de 4 recepções para 47 jardas, somando 2 TDs ao placar.

cr4ncm4uaaikgr8-jpg-large

Apesar da derrota, existem boas novas para os Panthers. A volta de Kelvin Benjamin já provou-se uma grande conquista. O WR é alto, forte e rápido. E parece ter uma conexão divina com Cam. Se ele conseguiu produzir tanto com alguns nomes questionáveis na temporada passada, como Ted Ginn Jr., ter Benjamin ao seu lado é uma grande adição. Greg Olsen, quando pôde ser acionado, foi excelente. E não serão muitos os times que conseguirão trancá-lo como os Broncos. A OL, porém, não é muito confiável. Cam se viu pressionado diversas vezes, tendo que fugir demais do pocket enquanto seus companheiros achavam algum espaço.

Além disso, outra coisa que chamou atenção na partida foi, quando após sofrer uma falta dura, os árbitros pareceram esquecer de ativar o importante protocolo de concussão para Cam Newton. Primeiro, a jogada:

ezgif-3588920248

Isto ocorreu perto do final do jogo. Acabou sendo anulada por outra falta que ocorreu na mesma jogada. Porém, nota-se a gravidade da falta, com o choque de capacetes. Porém, a arbitragem não chamou o protocolo de concussão para Cam, como já até tinha feito no jogo quando Brandon Marshall, de Denver, sofreu uma pancada na cabeça após uma colisão. Se for pra ignorar o protocolo em uma jogada tão séria, fica questionável sua existência e eficiência. É importante, para a saúde do atleta, que ele seja resguardado disto. A luta para que esse protocolo entrasse em voga foi extremamente importante. E ele precisa ser obedecido. Aliás, não foi a única pancada do tipo que Cam sofreu no jogo. Às vezes fica a sensação que a arbitragem deixa passar algumas das pancadas, já que Newton é um cara forte. Péssimo julgamento.

E claro, quem estiver curioso para a bizarrice de Gano, fique a vontade para apreciar…

fg2-0

O Carolina Panthers recebe o San Francisco 49ers na Semana 2. Já o Denver Broncos recebe o Indianapolis Colts em seus territórios.

--

--