Novo jogo, mesma história

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readMay 14, 2015
curry4_mem_20150513

Nenhuma grande surpresa no desenrolar do jogo 5 da série entre Memphis Grizzlies e Golden State Warriors, vencido pelos Warriors por 98 a 78. Os Grizzlies, que não puderam contar com Tony Allen, até jogaram um pouco melhor, mas voltaram a esbarrar nos erros apresentados no jogo 4, principalmente no ataque. Já os Warriors fizeram mais uma excelente partida dos dois lados da quadra, como o time que dominou a temporada regular, e retomaram a liderança da série em 3 a 2.

A defesa de Golden State continuou afiada como no jogo anterior, com uma forte cobertura nos bloqueios dos Grizzlies, e a velocidade do time em cobrir possíveis arremessadores livres foi decisiva para congelar o ataque de Memphis. Não bastasse isso, o ataque dos Warriors ainda teve uma grande performance. O primeiro quarto foi o ponto alto de Memphis no jogo, e ainda assim Golden State saiu do período à frente no placar.

Foi mais uma vez notável a falta de confiança dos jogadores de Memphis. Se nos jogos 2 e 3 eles contaram com a volta inspirante de Mike Conley para ajudar a reverter o revés do jogo 1, nas últimas duas derrotas a equipe pareceu completamente sem controle. A pancada no segundo quarto do jogo 4 foi tão forte que os jogadores ainda estão perdidos, em especial o pivô Marc Gasol. O espanhol está errando arremessos nos quais tem ótimo aproveitamento normalmente, demonstra uma ânsia para produzir mais do que o normal e até tentou, no meio desse desespero, correr com a bola sem necessidade.

warriors clap

O técnico Dave Joerger não está conseguindo organizar mentalmente a equipe dos Grizzlies no momento mais necessário da série. Por outro lado, Steve Kerr conseguiu fazer isso após as duas derrotas e os Warriors vieram absurdamente confiantes, mesmo depois de dois jogos em que nada funcionou. A transformação na mentalidade da equipe, principalmente do MVP Stephen Curry, foi fundamental para as duas últimas vitórias. É necessário saber construir uma vitória em cima de frustrações.

Andre Iguodala foi um importante um fator vindo do banco, dessa vez com 16 pontos. Stephen Curry contribuiu com 18 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, e Klay Thompson com 21 pontos e 5 assistências. Curry, aliás, bateu o recorde de jogador a chegar a 100 bolas de 3 em menor tempo nos playoffs, com apenas 28 jogos. Marc Gasol fez 18 pontos, pegou 12 rebotes e distribuiu 6 assistências.

Para o jogo 6, os Grizzlies precisarão de um forte começo de jogo coletivamente. A equipe como um todo precisa urgentemente adquirir confiança e mantê-la por um jogo inteiro, seguir preso ao plano de jogo e mostrar mais força psicologicamente. As bolas de segurança da equipe precisam voltar a cair. Sem se abater a cada sequência de pontos de Golden State. Os Warriors são incríveis pontuadores e isso irá acontecer. Foi como funcionou para os Grizzlies nos Jogos 2 e 3.

Já os Warriors possuem uma excelente oportunidade de fechar uma série que, por ora, ficou fácil. Suas três vitórias foram três arrastões sólidos. Mas Golden State viu do que Memphis é capaz e não vai querer brincar com fogo. O foco continuará o mesmo dos últimos dois jogos e Kerr não deve mudar muito seu plano de jogo, já que está conseguindo trancar os Grizzlies com eficiência na defesa, escondendo Curry e usando Klay Thompson para marcar mais Mike Conley, principalmente. O jogo 6 acontece na sexta-feira em Memphis, com expectativa de casa lotada.

--

--